Quanto do tempo da sua equipe de comercial é, de fato, dedicado às vendas em si?

É bastante comum que os vendedores passem a maior parte do tempo realizando cotações, buscando aprovações em processos internos muito burocráticos e outras atividades que não são o foco de sua atuação.

Kit: Indicadores de desempenho

O guia completo para medir os indicadores de desempenho da sua equipe de vendas


Isso puxa o potencial de vendas da empresa para baixo, fazendo com que ela acabe perdendo boas oportunidades de negócio.

Por isso, tendo isso em vista, um sistema de Configure Price and Quote (CPQ) pode ser bastante útil. O CPQ pode trazer mais agilidade ao processo de cotação de vendas e gerar mais fluidez ao pipeline.

Continue a leitura deste artigo para entender o que é e para que serve o CPQ e conferir estas 7 vantagens que esse tipo de software pode oferecer para o seu negócio:

  1. Agilidade na entrega de cotações
  2. Garantia de preços mais competitivos
  3. Redução de erros
  4. Aumento de receita
  5. Precificação mais assertiva
  6. Maior satisfação do cliente
  7. Possibilidade de integrações com outros sistemas de gestão

Este post também pode interessar a você: Como definir o preço de um serviço em 3 passos

O que é Configure Price and Quote?

Uma das maiores dificuldades enfrentadas por vendedores e que os impedem de ter uma performance mais satisfatória se refere aos longos e burocráticos processos internos.

Quando o representante comercial precisa oferecer preços, opções e configurações aos clientes, ele acaba tendo que fazer buscas em planilhas extensas a fim de encontrar regras de precificação para criar as cotações.

Isso faz com que ele perca muito tempo, o que muitas vezes prejudica o timing das vendas e acaba na perda de uma boa negociação.

Ou então, na ânsia de finalizar a venda, ele acaba oferecendo descontos muito exagerados e que comprometem o faturamento da empresa, que deixa de receber bem mais do que poderia.

A partir desse problema surge o Configure Price and Quote (CPQ). Trata-se de um software que ajuda as equipes de vendas de uma empresa a gerarem cotações de maneira mais ágil e precisa.

Essa ferramenta permite especificar todas as configurações, preços e descontos possíveis de acordo com a capacidade da empresa.

O software de CPQ orienta o representante comercial e possibilita a ele fazer cotações bem completas e rápidas com base em um modelo personalizado.

Uma solução de Configure Price and Quote torna possível a definição clara de regras pré-programadas.

Leia também: O que fazer quando o concorrente abaixar o preço?

Mesmo contando com a ajuda de um sistema Configure Price and Quote (CPQ), muitos vendedores encontram dificuldade em passar o preço para o cliente. Esse costuma ser um momento tenso. Por isso, selecionamos este vídeo do Thiago Concer com dicas de como passar preço ao cliente. Curioso? Então, confira:

7 Vantagens do Configure Price and Quote (CPQ)

Um bom software CPQ pode trazer uma série de vantagens para o seu negócio. Dentre elas, podemos destacar os seguintes itens.

1. Agilidade na entrega de cotações

Conforme já mencionamos em linhas anteriores, uma solução de CPQ permite que a equipe de vendas possa entregar cotações mais rapidamente devido à simplificação de processos.

Assim, no que se refere às configurações complexas, política de preços e regras para descontos, o software de CPQ permite personalizar as cotações e entregar ao cliente com mais agilidade.

2. Garantia de preços mais competitivos

O sistema de Configure Price and Quote utiliza tecnologia de aprendizado de máquina e inteligência artificial para realizar análises de risco e “pontuar” os preços.

A intenção é evitar prejuízos e potencializar as margens de lucro, aumentando, assim, as chances de o cliente aceitar a cotação proposta.

3. Redução de erros

Com a automatização proposta pelo sistema de CPQ, é possível reduzir as falhas humanas, inclusive em vendas de caráter mais complexo.

Isso impacta positivamente não só nos resultados das vendas como também na experiência do cliente.

4. Aumento de receita

Uma solução de Configure Price and Quote permite configurar pacotes de produtos com maior precisão, gerando melhores oportunidades de cross e up-sell e, consequentemente, aumentando a geração de receita.

5. Precificação mais assertiva

Com o CPQ, não há mais a precificação manual. O software centralizado de Configure Price and Quote automatiza as alterações nos preços dos produtos de maneira consistente.

Assim, evita-se a subjetividade nesse momento tão importante do processo de vendas.

6. Maior satisfação do cliente

O CPQ também impacta positivamente a satisfação dos clientes, que passam a ter suas demandas mais bem atendidas.

Além disso, esse processo se torna padronizado.

7. Possibilidade de integrações com outros sistemas de gestão

O sistema de CPQ pode ser integrado a outros softwares de gestão que você já utiliza na sua empresa, como o CRM e o ERP. Assim, é possível otimizar processos inteiros, integrando ferramentas e automatizando tarefas repetitivas.

Dessa forma, a gestão da empresa com um todo ganha com mais transparência e troca ágil de informações.

Veja mais: Como negociar solicitação de redução de preço

Agora que você já sabe mais sobre o Configure Price and Quote (CPQ), que tal implementar esse tipo de software na sua empresa e experimentar as vantagens que ele tem a oferecer?

Assim, sua equipe se sentirá bem mais confiante na hora de passar preços para seus clientes.

Leia também: Perguntar o preço: como lidar durante a negociação

Estar sempre de olho nos números de seu negócio é fundamental para formar preços. Por isso, o Agendor desenvolveu diversas planilhas gratuitas que você pode usar para acompanhar a gestão de vendas.

Veja algumas delas: