Você está atingindo os índices de produtividade que gostaria? Algumas atitudes podem estar sabotando você

produtividade do trabalho varia diariamente. Às vezes, nós apenas não podemos nos concentrar em nosso trabalho por conta de nosso humor, e o fluxo é quebrado devido a frequentes interrupções.

Em outros dias ou momentos, nós nos sentimos tão bem que pensamos que podemos fazer tudo ao mesmo tempo. A verdade é que existem fatores que afetam a produtividade do trabalho.

Guia: como ser mais produtivo e eficiente em vendas

Aproveitando e organizando o relacionamento com seus clientes para vender mais e melhor

Quase todo mundo fica irritado com essas flutuações e luta arduamente para manter a sua produtividade no controle.

Essas oscilações frequentes afetam a consistência das entregas na grande maioria das vezes, levando a falta de produtividade no trabalho.

Nesta postagem, vamos ver diversas dicas de como manter a produtividade do trabalho sempre em alta.

Veja também: Conflitos no trabalho em equipe? Saiba como eliminá-los!

Como manter a produtividade do trabalho em ótimos níveis

Obviamente, muitos de nós não conseguem ficar 100% focados em todo o tempo. Mas, se você eliminar os hábitos que fazem você ser improdutivo, poderá ser uma pessoa mais realizada no que faz.

Se você acredita que faz o que gosta, e ainda sim está tendo problemas de baixa produtividade no trabalho da maneira que gostaria, certamente possui algum hábito que está atrapalhando seus objetivos.

Nesses casos, em vez de lutar duro e gastar mais tempo tentando aprender maneiras de ser mais produtivo, deve-se concentrar mais sobre os fatores que causam a falta de produtividade no trabalho.

Você precisa desenvolver o autoconhecimento emocionalconhecer um pouco sobre si mesmo, e conhecer seus hábitos e o que te prejudica a alcançar seu objetivo. Só assim vai conseguir encontrar a produtividade que precisa para ser um profissional bem sucedido.

A seguir, conheça os fatores que explicam claramente como alguém pode apresentar baixa produtividade no trabalho.

produtividade do trabalho

A sua produtividade no trabalho anda como você gostaria?

Fatores que afetam a produtividade do trabalho

#1. Falta de sono

O sono faz uma grande diferença em sua produtividade. Não ter uma boa noite de sono faz com que a sua atenção seja desviada frequentemente no trabalho e ainda torna mais difícil que você evite as interrupções.

A falta de sono adequado faz com que seja difícil se manter alerta e atento e mantém você desmotivado e descomprometido com o seu trabalho.

Normalmente, as pessoas pensam que dormir de 4 a 5 horas por noite é mais do que suficiente, mas esse é um grande equívoco.

Estudos sugerem que é importante, em particular para os jovens, ter uma boa noite de sono de pelo menos 7 a 8 horas por noite, para que a sua memória e atenção não sejam afetadas.

#2. Não ter uma atitude positiva

Ser feliz e se manter positivo e otimista no trabalho aumenta a sua produtividade.

No entanto, se você não está feliz ou não tem emoções positivas em seu trabalho, como o entusiasmo e a emoção, a qualidade do seu trabalho acabará sendo afetada.

Há muitas técnicas para a construção de uma atitude positiva sobre o seu trabalho, como colocar algumas plantas no escritório ou fazer uma pequena pausa para o cochilo.

produtividade do trabalho

Ter uma atitude positiva no trabalho vai torná-lo mais feliz e mais produtivo.

Confira: 8 ambientes de escritório para aumentar sua produtividade em vendas

#3. Não fazer exercícios

Outro fator que afeta muito a sua produtividade do trabalho são os exercícios. Fazer um pouco de exercício antes de ir trabalhar diariamente, ou durante a pausa do almoço melhora a sua produtividade, e além disso ainda possui diversos benefícios para a saúde.

Um treino no meio dia diminui a sonolência diurna e ajuda a manter o foco em seu trabalho. Ele também ajuda a despertar emoções positivas a respeito do seu trabalho.

produtividade do trabalho

Fazer exercício físico melhora a sua produtividade

#4. Tempo e energia desperdiçado em tarefas de baixa prioridade

Normalmente as pessoas evitavam tarefas desafiadoras e desperdiçam seu tempo seu tempo fazendo o trabalho fácil.

Isso afeta significativamente a sua produtividade. Ele drena sua energia porque você dedica todo o seu tempo trabalho em tarefas sem importância e, em seguida, você se preocupar com as tarefas que você deveria ter trabalhado antes.

Isso leva, muitas vezes, a prazos não cumpridos e stress desnecessário. Para evitar isso, você precisa primeiro se perguntar como você pode utilizar o seu tempo o seu tempo da melhor maneira possível no momento.

Depois de ter respondido a essa questão, execute uma estratégia para fazer o mais importante imediatamente.

Através dessa estratégia você será capaz de determinar a próxima tarefa importante na qual está trabalhando e executá-la imediatamente.

#5. Ser perfeccionista

Se a perfeição é o seu objetivo, você deve se preparar para enfrentar o fracasso, uma vez que não é possível realizar até mesmo a tarefa mais fácil perfeitamente.

Mesmo as pessoas mais perfeitas que ousam tentar tarefas desafiadores, muitas vezes perdem prazos, uma vez que reveem uma determinada tarefa muitas vezes.

Isso não é apenas um desperdício de energia, bem como um desperdício do seu tempo também.

Ao não ser um perfeccionista, você vai conseguir realizar as tarefas que executa, e em vez de ter medo do fracasso, você sempre vai poder aprender com seus erros.

produtividade do trabalho

Não seja perfeccionista. Lembre-se que feito é melhor do que perfeito.

#6. A incapacidade de tomar uma decisão

A quantidade de tempo que você gasta tomando uma decisão vai determinar o quão produtivo você está no trabalho.

Se você enfrentar problemas na tomada de decisão ou ser completamente incapaze de tomar uma decisão, então você não deve perder o seu tempo e energia em se preocupar sobre como fazer as coisas.

Enfatizar sobre como tomar uma decisão pode drenar toda a sua energia e faz você perder o entusiasmo sobre uma tarefa. A melhor solução pra isso é decidir imediatamente se uma tarefa ou projeto vale a pena.

Veja também: Gestão de equipe de vendas: um guia para aumentar a produtividade de seu time

Elimine essas atitudes e situações de sua rotina e esteja pronto para triunfar

Muitos profissionais não conseguem encontrar a resposta do motivo porque sempre precisam ficar até mais tarde para realizar o trabalho que seus colegas realizam no horário comercial.

Muitas vezes acabam aceitando as próprias desculpas de que cada pessoa tem um ritmo de trabalho, e que cada pessoa funciona melhor em um determinado momento.

Mas, muitas dessas coisas são mentiras que contamos para nós mesmos. Todo profissional tem a capacidade de ser produtivo, e de entregar tarefas de uma maneira satisfatória sem precisar se sacrificar a mais por conta disso.

Se você está insatisfeito a produtividade do trabalho que realiza, olhe para o seu comportamento diário – dentro e fora do trabalho – a resposta pode estar nos seus hábitos, nas suas práticas e em pequenos detalhes.

Corrigindo esses fatores, nada vai impedir você de alcançar a produtividade dos seus sonhos, e melhorar a sua rotina de trabalho.

Que entender mais sobre a produtividade do trabalho de vendas? Então baixe nosso e-book: Guia: como ser mais produtivo e eficiente nas vendas

produtividade do trabalho

6 atitudes e situações que afetam a produtividade do trabalho