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Como escrever um e-mail de vendas matador

Escrito por
Gustavo Paulillo

Quantas portas você já abriu com um e-mail de vendas? Pode ser que você esteja fazendo as coisas do jeito errado. Aqui estão algumas dicas

Os clientes são mais propensos a responder e-mails curtos e doces que vão direto ao ponto.

Nós não queremos e-mails com assuntos que dão voltas e percam o nosso tempo. Nós queremos saber o que essas pessoas/empresas têm pra agregar a nossa empresa e, saber por que deveríamos cogitar seus produtos.

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OBS: Preparamos uma apresentação com as principais dicas desse artigo. Confira a apresentação clicando na imagem abaixo

Como escrever um e-mail de vendas matador from Agendor

Confira o artigo na íntegra abaixo:

É isso que a maioria dos compradores pensa sobre um e-mail de vendas. Ou uma abordagem de um antigo fornecedor via e-mail.

A maioria dos e-mails de vendas tem uma taxa de resposta de cerca de 1%. Em outras palavras, se você enviar um e-mail para 100 clientes potenciais, apenas 1 vai te responder.

Em parte, a responsabilidade desse índice é dos próprios vendedores, que por muitas vezes fazem potenciais clientes perderem tempo lendo um e-mail sem nenhuma utilidade.

Mas, vamos mudar esse cenário. Vamos explicar algumas dicas de e-mails que podem aumentar as suas taxas de respostas.

Em primeiro lugar, alguns conceitos básicos. Existem 3 partes para cada e-mail de vendas:

  • A abertura. Isso é o que o destinatário vê na caixa de entrada. Trata-se do assunto e as primeiras 20 ou mais palavras do e-mail. Se a abertura é intrigante, o e-mail é aberto; se a abertura é chata, o e-mail é ignorado ou excluído.
    O benefício. Esse é o recheio do e-mail. Isso explica por que o cliente deve estar interessado no que você tem a oferecer. Se o benefício é claro e compreensível, o e-mail é lido; se o benefício é obscuro ou complicado, o receptor ignora.
    O fechamento. Este é o lugar onde você diz ao destinatário o que fazer a seguir (ou seja, o “apelo à ação”), juntamente com suas informações de contato. Se o fechamento é simples e fácil, você receberá uma resposta. Se for complicado e sufocante, não receberá resposta.

Esses são os princípios. Vamos agora aos exemplos.

Como você envia e-mail de vendas para seus potenciais clientes?

Como você envia e-mail de vendas para seus potenciais clientes?

Um e-mail de vendas típico

O exemplo a seguir é baseado em um e-mail real. Os destinatários são pessoas que organizam feiras e conferências.

Assunto: Trade Show App

Prezado Gustavo,

Eu espero que você esteja tendo um ótimo dia!

Minha empresa XYZ LLC fornece aplicativos online e móveis que proporcionam aos participantes uma oportunidade de planejar a sua agenda em eventos antes mesmo que elas estejam no evento! É uma maneira de criar buzz, comunicar-se com seus participantes, fazer networking, agendar reuniões com antecedência e troca de informações.

Networking é importante em eventos, no entanto, temos alguns clientes que vão com apenas um aplicativo básico que explora todos os recursos interativos de um evento. Podemos fornecer a solução adequada para o seu evento.

Para saber mais visite o nosso site e http://xyz.com.br/videos e veja um pequeno vídeo. Por favor, deixe-me saber quando podemos organizar uma conversa por telefone. Sinta-se à vontade para ligar se você tiver quaisquer perguntas. Meu número é (11) 3276-4012.

Atenciosamente,
Aline Silva
Account Manager, empresa XYZ
(11) 3276-4012
www.xyz.com.br
aline@xyz.com.br

Será que seu e-mail está ajudando ou atrapalhado você a vender?

Será que seu e-mail está ajudando ou atrapalhado você a vender?

Só para você saber, o e-mail acima é, antes de mais nada, melhor que a média. É relativamente livre de bobagens e descreve um conceito de produto interessante.

No entanto, é pouco provável que esse e-mail seja aberto, porque é isso que o destinatário vê na caixa de entrada (a abertura):

Assunto: Trade Show App
Prezado Gustavo, Eu espero que você esteja tendo um ótimo dia! Minha empresa…

Isso é chato. E por que o destinatário se preocuparia com um e-mail como esse? A única chance para esse e-mail é que ele seja excluído.

Mas vamos supor que o destinatário abra o e-mail. Nesse ponto, ele vai se deparar com 2 parágrafos extensos de texto (o benefício):

Minha empresa XYZ LLC fornece aplicativos online e móveis que proporcionam aos participantes uma oportunidade de planejar a sua agenda em eventos antes mesmo que elas estejam no evento! É uma maneira de criar buzz, comunicar-se com seus participantes, fazer networking, agendar reuniões com antecedência e troca de informações.

Networking é importante em eventos, no entanto, temos alguns clientes que vão com apenas um aplicativo básico que explora todos os recursos interativos de um evento. Podemos fornecer a solução adequada para o seu evento.

Se você ler esses 2 parágrafos com cuidado, é muito claro o que está sendo oferecido. Mesmo assim, é preciso algum trabalho para traduzir tudo o que foi dito sobre a solução, para um problema.

A maioria das pessoas não vão cometer esse esforço. As pessoas vão passar batidas sobre o que a sua empresa faz, e em seguida, vão apagar o e-mail.

No entanto, digamos que o destinatário leia e entenda o benefício. Nesse ponto, ele é confrontado com essa lista de coisas a fazer (o fechamento):

Para saber mais visite o nosso site e http://xyz.com.br/videos e veja um pequeno vídeo. Por favor, deixe-me saber quando podemos organizar uma conversa por telefone. Sinta-se a vontade para ligar se você tiver quaisquer perguntas. Meu número é (11) 3276-4012.

Atenciosamente,
Aline Silva
Account Manager, empresa XYZ
(11) 3276-4012
www.xyz.com.br
aline@xyz.com.br

São muitas chamadas à ação. O destinatário deveria acessar um site, ligar, escrever uma carta? Ou todas as anteriores?

Claro, se você ler atentamente, você percebe que o principal apelo à ação é um pedido para que o destinatário solicite uma demonstração.

No entanto, poucos receptores vão encontrar o benefício declarado tão convincente que vão pegar o telefone e ligar para o remetente. Isso é pedir demais.

Como escrever um e-mail de vendas certo

Aqui está uma reescrita que é muito mais provável de conseguir uma resposta:

Assunto: Conferência em São Paulo

Gustavo,

Você pode reduzir no-shows em seu evento em até 50%, mantendo os participantes informados e envolvidos com o nosso aplicativo móvel.

Se você quiser, posso enviar-lhe uma breve visão geral de como o aplicativo funciona.

Aline Silva
Gerente de Conta, XYZ
(11) 3276-4012
www.xyz.com.br

Este e-mail provavelmente vai ser aberto porque a abertura é ao mesmo tempo intrigante e significativa para os destinatários-alvo.

Seu e-mail de vendas precisa ser instigante e ir direto ao ponto.

Seu e-mail de vendas precisa ser instigante e ir direto ao ponto.

Assunto: Conferência em São Paulo

Gustavo,

Você pode reduzir no-shows em seu evento em até 50%, mantendo os participantes informados e envolvidos com o nosso aplicativo móvel.

Existe uma grande probabilidade de que seu e-mail seja lido e compreendido porque o benefício é simples:

Você pode reduzir no-shows em seu evento em até 50%, mantendo os participantes informados e envolvidos com o nosso aplicativo móvel.

Finalmente, este e-mail é mais provável de conseguir uma resposta, porque a chamada à ação (uma “resposta a este e-mail” implícita) é simples e fácil de executar:

Se você quiser, posso enviar-lhe uma breve visão geral de como o aplicativo funciona.

Aline Silva
Gerente de Conta, XYZ

(11) 3276-4012
www.xyz.com.br

Isso é tudo que seu e-mail precisa ter

As chances são muito boas, o destinatário irá responder e, assim, abrir uma conversa que pode eventualmente levar a uma demonstração e uma venda.

Para resumir, os e-mails de vendas matadores (os que recebem muitas respostas) são curtos e simples, com uma abertura intrigante, um benefício que o cliente pode entender facilmente e um fechamento que tenha uma chamada para ação de fácil execução.

E então, curtiu a versão do artigo em áudio? Nossa ideia é melhorar sua experiência de aprendizado, pois entendemos que nem sempre é possível dedicar tempo para leitura e atualização. Agora queremos saber se você gostou da ideia. Deixe seu comentário no post!

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ApresentaçõesDicas de vendas



  1. Gustavo Paulillo

    Oi Geraldo,

    Acredito que essa abordagem pode se aplicar para vários tipos de negócio que trabalham com emails. O segredo é destacar a necessidade do cliente, que será solucionada com a tinta que vende, por exemplo.

  2. Hugo Costa

    Olá Gustavo,

    excelente artigo. Antes de mais, deixe-me apresentar. O meu nome é Hugo e além de blogueiro e webmarketer, sou um entusiasta do copywriting. O copywriting é arte de escrever textos que façam agir. Textos que levem à conversão. E tem sido uma das minhas maiores armas na criação de emails de venda.

    Eu uso, com alguma regularidade, tanto nos meus emails como em artigos de blogs um técnica muito “engraçada” e que tem resultados mais do que comprovados. Eu uso fábulas e as morais que elas nos ensinam para preparar a mente do leitor para compra.

    É uma forma excelente de puxar pelas emoções do prospeto. Aliás, se me permitir, gostaria de o convidar a ler este artigo:

    http://hpcosta.com/escrever-um-email-de-vendas/

    Nele explico exactamente como faço. Penso que é uma matéria que complementa o seu artigo e que os seus leitores poderão tirar proveito disso.

    Um abraço e um bom ano de 2015

  3. Gustavo Paulillo

    Oi Hugo,

    Maravilha, o trabalho de copywriting é bem bacana e está bem relacionado aos emails de vendas. Faz toda diferença escrever e se comunicar bem os clientes.

    Abraço e igualmente!

  4. Nina

    Olá Gustavo, excelente dicas, gostaria de saber se posso aplicar as mesmas em e-mails de serviços, por exemplo, vendo uma ferramenta do Google que acaba de ser lançada no Brasil, de certa forma estou tendo dificuldadea de obter um retorno sismológicos clientes, o que poderia me indicar ?
    Agradeço !!!

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