Quantas portas você já abriu com um e-mail de vendas? Pode ser que você esteja fazendo as coisas do jeito errado. Aqui estão algumas dicas

Os clientes são mais propensos a responder e-mails curtos e doces que vão direto ao ponto.

Nós não queremos e-mails com assuntos que dão voltas e percam o nosso tempo. Nós queremos saber o que essas pessoas/empresas têm pra agregar a nossa empresa e, saber por que deveríamos cogitar seus produtos.

O Guia da Prospecção

Como gerar leads qualificados e prontos para comprar

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Confira o artigo na íntegra abaixo:

É isso que a maioria dos compradores pensa sobre um e-mail de vendas. Ou uma abordagem de um antigo fornecedor via e-mail.

A maioria dos e-mails de vendas tem uma taxa de resposta de cerca de 1%. Em outras palavras, se você enviar um e-mail para 100 clientes potenciais, apenas 1 vai te responder.

Em parte, a responsabilidade desse índice é dos próprios vendedores, que por muitas vezes fazem potenciais clientes perderem tempo lendo um e-mail sem nenhuma utilidade.

Mas, vamos mudar esse cenário. Vamos explicar algumas dicas de e-mails que podem aumentar as suas taxas de respostas.

Em primeiro lugar, alguns conceitos básicos. Existem 3 partes para cada e-mail de vendas:

  • A abertura. Isso é o que o destinatário vê na caixa de entrada. Trata-se do assunto e as primeiras 20 ou mais palavras do e-mail. Se a abertura é intrigante, o e-mail é aberto; se a abertura é chata, o e-mail é ignorado ou excluído.
    O benefício. Esse é o recheio do e-mail. Isso explica por que o cliente deve estar interessado no que você tem a oferecer. Se o benefício é claro e compreensível, o e-mail é lido; se o benefício é obscuro ou complicado, o receptor ignora.
    O fechamento. Este é o lugar onde você diz ao destinatário o que fazer a seguir (ou seja, o “apelo à ação”), juntamente com suas informações de contato. Se o fechamento é simples e fácil, você receberá uma resposta. Se for complicado e sufocante, não receberá resposta.

Esses são os princípios. Vamos agora aos exemplos.

Como você envia e-mail de vendas para seus potenciais clientes?

Como você envia e-mail de vendas para seus potenciais clientes?

Um e-mail de vendas típico

O exemplo a seguir é baseado em um e-mail real. Os destinatários são pessoas que organizam feiras e conferências.

Assunto: Trade Show App

Prezado Gustavo,

Eu espero que você esteja tendo um ótimo dia!

Minha empresa XYZ LLC fornece aplicativos online e móveis que proporcionam aos participantes uma oportunidade de planejar a sua agenda em eventos antes mesmo que elas estejam no evento! É uma maneira de criar buzz, comunicar-se com seus participantes, fazer networking, agendar reuniões com antecedência e troca de informações.

Networking é importante em eventos, no entanto, temos alguns clientes que vão com apenas um aplicativo básico que explora todos os recursos interativos de um evento. Podemos fornecer a solução adequada para o seu evento.

Para saber mais visite o nosso site e http://xyz.com.br/videos e veja um pequeno vídeo. Por favor, deixe-me saber quando podemos organizar uma conversa por telefone. Sinta-se à vontade para ligar se você tiver quaisquer perguntas. Meu número é (11) 3276-4012.

Atenciosamente,
Aline Silva
Account Manager, empresa XYZ
(11) 3276-4012
www.xyz.com.br
aline@xyz.com.br

Será que seu e-mail está ajudando ou atrapalhado você a vender?

Será que seu e-mail está ajudando ou atrapalhado você a vender?

Só para você saber, o e-mail acima é, antes de mais nada, melhor que a média. É relativamente livre de bobagens e descreve um conceito de produto interessante.

No entanto, é pouco provável que esse e-mail seja aberto, porque é isso que o destinatário vê na caixa de entrada (a abertura):

Assunto: Trade Show App
Prezado Gustavo, Eu espero que você esteja tendo um ótimo dia! Minha empresa…

Isso é chato. E por que o destinatário se preocuparia com um e-mail como esse? A única chance para esse e-mail é que ele seja excluído.

Mas vamos supor que o destinatário abra o e-mail. Nesse ponto, ele vai se deparar com 2 parágrafos extensos de texto (o benefício):

Minha empresa XYZ LLC fornece aplicativos online e móveis que proporcionam aos participantes uma oportunidade de planejar a sua agenda em eventos antes mesmo que elas estejam no evento! É uma maneira de criar buzz, comunicar-se com seus participantes, fazer networking, agendar reuniões com antecedência e troca de informações.

Networking é importante em eventos, no entanto, temos alguns clientes que vão com apenas um aplicativo básico que explora todos os recursos interativos de um evento. Podemos fornecer a solução adequada para o seu evento.

Se você ler esses 2 parágrafos com cuidado, é muito claro o que está sendo oferecido. Mesmo assim, é preciso algum trabalho para traduzir tudo o que foi dito sobre a solução, para um problema.

A maioria das pessoas não vão cometer esse esforço. As pessoas vão passar batidas sobre o que a sua empresa faz, e em seguida, vão apagar o e-mail.

No entanto, digamos que o destinatário leia e entenda o benefício. Nesse ponto, ele é confrontado com essa lista de coisas a fazer (o fechamento):

Para saber mais visite o nosso site e http://xyz.com.br/videos e veja um pequeno vídeo. Por favor, deixe-me saber quando podemos organizar uma conversa por telefone. Sinta-se a vontade para ligar se você tiver quaisquer perguntas. Meu número é (11) 3276-4012.

Atenciosamente,
Aline Silva
Account Manager, empresa XYZ
(11) 3276-4012
www.xyz.com.br
aline@xyz.com.br

São muitas chamadas à ação. O destinatário deveria acessar um site, ligar, escrever uma carta? Ou todas as anteriores?

Claro, se você ler atentamente, você percebe que o principal apelo à ação é um pedido para que o destinatário solicite uma demonstração.

No entanto, poucos receptores vão encontrar o benefício declarado tão convincente que vão pegar o telefone e ligar para o remetente. Isso é pedir demais.

Como escrever um e-mail de vendas certo

Aqui está uma reescrita que é muito mais provável de conseguir uma resposta:

Assunto: Conferência em São Paulo

Gustavo,

Você pode reduzir no-shows em seu evento em até 50%, mantendo os participantes informados e envolvidos com o nosso aplicativo móvel.

Se você quiser, posso enviar-lhe uma breve visão geral de como o aplicativo funciona.

Aline Silva
Gerente de Conta, XYZ
(11) 3276-4012
www.xyz.com.br

Este e-mail provavelmente vai ser aberto porque a abertura é ao mesmo tempo intrigante e significativa para os destinatários-alvo.

Seu e-mail de vendas precisa ser instigante e ir direto ao ponto.

Seu e-mail de vendas precisa ser instigante e ir direto ao ponto.

Assunto: Conferência em São Paulo

Gustavo,

Você pode reduzir no-shows em seu evento em até 50%, mantendo os participantes informados e envolvidos com o nosso aplicativo móvel.

Existe uma grande probabilidade de que seu e-mail seja lido e compreendido porque o benefício é simples:

Você pode reduzir no-shows em seu evento em até 50%, mantendo os participantes informados e envolvidos com o nosso aplicativo móvel.

Finalmente, este e-mail é mais provável de conseguir uma resposta, porque a chamada à ação (uma “resposta a este e-mail” implícita) é simples e fácil de executar:

Se você quiser, posso enviar-lhe uma breve visão geral de como o aplicativo funciona.

Aline Silva
Gerente de Conta, XYZ

(11) 3276-4012
www.xyz.com.br

Isso é tudo que seu e-mail precisa ter

As chances são muito boas, o destinatário irá responder e, assim, abrir uma conversa que pode eventualmente levar a uma demonstração e uma venda.

Para resumir, os e-mails de vendas matadores (os que recebem muitas respostas) são curtos e simples, com uma abertura intrigante, um benefício que o cliente pode entender facilmente e um fechamento que tenha uma chamada para ação de fácil execução.

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