Manter um contato próximo com seus clientes e oferecer o imóvel certo, para o cliente certo, na hora certa, faz toda diferença nos fechamentos

Nós recebemos diariamente alguns e-mails com dúvidas de potenciais clientes sobre como um sistema de CRM, mais especificamente como o Agendor, pode ajudá-los em seus negócios.

Por isso, vamos dar algumas dicas práticas para os profissionais que nos escrevem: corretores de imóveis ou donos de imobiliárias que precisam organizar melhor sua carteira de clientes para dar um tratamento diferenciado a eles.

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O Agendor é uma plataforma de CRM e gestão comercial que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas B2B. Cadastre-se abaixo e ganhe um teste cortesia de 14 dias, com todos os recursos!

A sua imobiliária pode vender melhor com o Agendor.

Sua imobiliária pode vender melhor com o Agendor

Sabemos que o ramo imobiliário é muito concorrido e basta uma pequena brecha para o corretor perder seu espaço para outro (além da venda e da comissão).

É justamente por isso que queremos mostrar como o Agendor pode ser um aliado importante no controle comercial da sua imobiliária.

#1 Organizar os contatos comerciais

Antigamente, a agenda era o centro de desenvolvimento dos negócios de uma empresa, principalmente de uma imobiliária.

Alguns corretores nem sabem muito sobre seu cliente e contam apenas com seu telefone para trocar mensagens durante o relacionamento comercial.

Isso acaba dando uma visão muito limitada ao corretor, porque ele muitas vezes esquece de cruzar informações importantes entre seus clientes, deixando de aumentar seu desempenho em negociações e fechamentos.

O primeiro benefício do Agendor é possibilitar o cadastro de toda a agenda do corretor – prospects, clientes ativos e inativos. Assim ele consegue ter uma ideia clara das possibilidades que tem para trabalhar.

Esse deve ser o primeiro passo para toda pessoa que está iniciando o uso de uma ferramenta para gestão comercial: importar seus contatos para o CRM. É lá que você terá a oportunidade de enxergar seus potenciais clientes e explorar todas as oportunidades comerciais.

Organizando os contatos da imobiliária

Organizando os contatos da imobiliária em 3, 2, 1…

 

Cadastre cada potencial cliente da maneira mais completa possível: nome, telefone, endereço atual, as preferências, se ele está buscando casa, apartamento, venda ou aluguel, preferência de localização, preço, tamanho do imóvel etc.

Quanto mais segmentado for o cadastro do cliente, mais assertiva será a solução que você tem a oferecer.

A partir daí,  sua imobiliária já fica pronta para seguir usando o Agendor para gerenciar a carteira de clientes de forma simples e eficiente.

O Agendor permite que você controle de maneira fácil seus contatos comerciais

O Agendor permite que você controle de maneira fácil seus contatos comerciais

#2 Alimentar o histórico de cada cliente

É aqui que o relacionamento realmente começa a acontecer. O histórico de cada cliente é o relato de cada interação que o corretor tem com seus clientes, bem como todas as informações adicionais que ele coleta a cada novo contato com seu cliente.

Quanto maior o número de informações levantadas, mais próximo o corretor estará do desejo e da necessidade de seu cliente.

Se por exemplo o cliente quer um imóvel com piscina e isso não foi dito ao corretor no primeiro encontro, o corretor rapidamente pode colocar isso no histórico de seu cliente quando for oferecer um apartamento sem piscina para ele.

Histórico de cliente interessado em casa com piscina

Histórico de cliente interessado em casa com piscina

A partir desse momento, o corretor sabe que piscina é um requisito essencial para a compra.

Da próxima vez que ele se esquecer desse detalhe e abrir os dados do cliente para oferecer outro imóvel sem piscina, rapidamente ele vai ser lembrado, por meio do histórico com o cliente.

E assim, ele poupa o cliente de mais uma ligação inútil para oferecer algo que não tem a ver com o que ele quer.

Os comentários do Agendor podem ser feitos em texto, arquivos anexados e imagens, para deixar o histórico cada vez mais rico com informações dos clientes e dar ao corretor mais margem de acerto.

#3 Agendar as tarefas para aumentar a produtividade da imobiliária

As tarefas são a agenda do corretor. São elas que permitem o corretor organizar o seu dia e distribuir o seu tempo entre os seus clientes.

Lembrete de tarefa Agendor versão mobile

Lembrete de tarefa Agendor versão mobile

A produtividade é um dos benefícios do CRM e o Agendor não é diferente. As tarefas podem fazer o corretor se lembrar de mostrar um imóvel para um cliente às 15h ou até mesmo ligar para um cliente para oferecer um imóvel.

Enviar um e-mail, uma proposta, cobrar um documento pendente para a assinatura de uma proposta, tudo isso pode ser feito adicionando uma tarefa à agenda do corretor de maneira fácil e simples.

Além disso, ele ajuda o corretor a organizar seu dia, com lembretes e informações complementares sobre o cliente. A aba de tarefas representa a organização do dia do corretor, é ali que ele vê o panorama de tudo o que precisa realizar.

O mais interessante nisso tudo é que o corretor pode relacionar uma tarefa a um contato, vinculando a tarefa ao histórico do cliente. Assim, quando o corretor for visualizar o histórico do contato, terá ali o histórico de todas as interações.

Com isso, todo contato feito entre o corretor e o cliente fica armazenado no Agendor, ao alcance de poucos cliques; e o corretor consegue visualizar como um todo o andamento da negociação, além do que foi feito em cada etapa da venda.

As tarefas guiam não apenas a rotina do corretor, mas ajudam a definir a fase em que o cliente está no processo de vendas, o que é muito importante para o termômetro comercial.

Histórico do cliente na versão mobile

Registro de cliente na versão mobile

#4 Acompanhar as etapas da venda

Através do funil de vendas é possível acompanhar facilmente as negociações de forma bem visual.

Com esse recurso, o corretor acompanha em que fase estão suas negociações com os clientes e o que está impedindo que ele avance para a próxima etapa.

O corretor pode visualizar seus clientes filtrando pelas etapas da venda – que podem ser cadastradas de acordo com o mercado, sua empresa ou perfil do cliente – e aproveitar sempre a oportunidade de fechar com os clientes que estiverem mais próximos do fundo do funil (fechamento) em vez de forçar a barra com quem ainda não está pronto ou interessado em fechar negócio.

Dessa maneira, o corretor sabe que não pode fechar negócio com um cliente que ainda está na fase de “apresentação de imóveis”, mas pode tentar fechar negócio com um cliente que está há três dias na fase negociação.

A ligação de fechamento será muito mais eficaz com o cliente que está próximo à concretização do negócio.

Com isso, o corretor vai sempre visualizar que precisa transitar entre as fases da venda para poder chegar ao fechamento. Isso aumenta a eficácia das abordagens durante cada etapa da venda.

O resultado é um maior foco no processo de vendas e controle das interações com os clientes. Esse controle reflete diretamente nas metas de vendas e nos negócios da imobiliária.

O funil de vendas de uma imobiliária

O funil de vendas de uma imobiliária

O Agendor ajuda na implementação do controle comercial da sua imobiliária

O Agendor é um aplicativo para gestão comercial para web e mobile, que ajuda o vendedor a organizar e aumentar as vendas diariamente. Isso significa dar ao corretor o completo entendimento do processo de vendas e, assim, possibilitar maiores chances de fechamento dos negócios.

Muitas vezes, com a rotina atarefada, os corretores acabam deixando passar alguma tarefa que precisava ser cumprida e aí acabam perdendo a possibilidade de conquistar um cliente.

Com o Agendor, o corretor tem total controle sobre as suas tarefas, interações com os clientes e o termômetro de vendas, seja no escritório,  seja na rua (por meio das versões mobile iOS e Android, que  possibilitam mais eficiência de todo o desempenho do corretor no dia a dia).