Você sabe o que é e o que faz um captador de clientes?

Principais aprendizados deste artigo:

  • A função de um captador de clientes não é a mesma que a do vendedor. Na verdade, sua função é captação e qualificação de clientes promissores para o time de vendas.
  • Para ocupar essa função é muito importante que o captador conheça muito bem técnicas de vendas e também do negócio e qual o perfil de cliente ideal.
  • Nem todas as empresas possuem a função de captador de clientes, no entanto, alguns veem essa posição como estratégica pois isso economiza o tempo de qualificação do vendedor e torna tudo mais efetivo.
  • A área de vendas é complexa, portanto entender os desafios do dia a dia enfrentados pelos vendedores ajuda a ajustar ações que atrapalham as negociações. Esses desafios podem ser eliminados com o uso de um sistema de CRM. Faça um teste gratuito e veja como esse software é vantajoso!

Pensando em trabalhar nessa área? Ou quer modificar a organização de sua área comercial?

Diferentemente dos vendedores, os captadores de clientes não acompanham a jornada do cliente até o fechamento da venda.

Na verdade, vendedores e captadores de clientes se dedicam a diferentes tarefas, complementares entre si. O objetivo é que a especialização torne o processo mais ágil e assertivo.

Entenda como isso funciona acompanhando este post!

Leia também: O que faz um consultor de vendas? Sua empresa precisa dele?

O que faz um captador de clientes?

Diferente de um vendedor, que faz o possível para fechar o negócio, um captador de clientes foca na prospecção e qualificação de leads para passar somente os mais “quentes” para a equipe de vendas.

Nesse sentido, um bom captador de clientes conhece profundamente as necessidades dos clientes ideias para sua empresa, o que é preciso fazer para garantir sua satisfação e também suas características principais.

Assim, sabe-se a área de atuação, o porte, o faturamento médio, a quantidade de funcionários e outros dados das empresas que têm o perfil perfeito para serem atendidas pelo  seu negócio.

Em seguida, deve-se prospectar no mercado as empresas que correspondem a esse perfil ideal. E, para isso, os captadores usam uma série de táticas e técnicas de vendas.

Quer conhecer em mais detalhes as melhores formas de fazer a captação de clientes? Então, confira estes posts de nosso blog:

Agora, confira uma lista bem objetiva do que faz um captador de clientes:

  • Prospectar clientes;
  • Estudar o cliente antes de entrar em contato;
  • Ligar, enviar e-mail ou usar outras mídias (como WhatsApp e LinkedIn, por exemplo) para se comunicar com os clientes;
  • Qualificar os leads durante esses contatos (isto é, saber se realmente têm o perfil de cliente ideal);
  • Agendar visitas e fazer apresentações para vendedores;
  • Cadastrar clientes no sistema;
  • Alimentar o sistema CRM com outros dados;
  • Cumprir metas de cadastramento, ligações, envio de e-mail, reuniões marcadas e outras;
  • Prosseguir com o follow-up de vendas até marcar uma visita ou apresentação de um vendedor com o cliente;
  • Participar de treinamentos de técnicas de prospecção e de vendas.

A prospecção é uma das atividades estratégicas mais importantes do captador de clientes. Saiba TUDO sobre o tema em: Prospecção de vendas: tudo o que você precisa saber para encontrar novos clientes e vender mais

Funções do CRM para o captador de clientes

  • Agendamento de visitas e tarefas;
  • Criação e visualização do funil de vendas;
  • Acesso ao histórico do cliente;
  • Lista completa de tarefas e compromissos;
  • Observação do mapa de clientes;
  • Sumário semanal e mensal;

Faça um teste gratuito do CRM do Agendor e descubra como ele ajuda o captador de clientes e vendedores na prática.

Essas são apenas algumas das obrigações de quem ocupa este cargo. E, como você viu, um captador de clientes precisa estar atento às solicitações de seus leads para conseguir marcar uma apresentação com um vendedor.

Por isso, fazer um bom follow-up de vendas é fundamental.

Confira esta apresentação de slides criada pelo time do Agendor e veja diversas dicas de como fazer isso:

Como ser um bom captador de clientes? ?

Quem procura por uma vaga de captador de clientes deve atender às seguintes qualificações:

  • Conhecimento do Pacote Office e das ferramentas do Google Drive;
  • Excelente comunicação verbal;
  • Conhecimento de técnicas de persuasão;
  • Domínio de técnicas de vendas e prospecção;
  • Estar familiarizado com o uso de redes sociais, principalmente LinkedIn e WhatsApp;
  • Conhecimentos de CRM e do uso das ferramentas dessa área;
  • Estar ao menos cursando uma faculdade de Administração de Empresas, Marketing, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas, entre outras semelhantes.

Atualmente um curso superior é fundamental em qualquer área de atuação profissional, mesmo para cargos iniciais. Por isso, se não conta com esta graduação, providencie seu ingresso em uma faculdade o mais rapidamente possível.

Qual a importância do captador de clientes para as empresas?

Talvez você esteja se perguntando porque as empresas precisam de um captador de clientes.

Essa não seria uma das funções de um vendedor? Sim, em alguns modelos de negócio, o vendedor faz tanto a venda como a prospecção de clientes.

No entanto, certas empresas acreditam que a especialização nessas duas funções pode trazer resultados mais efetivos.

Por quê? Porque a captação realmente toma muito tempo de um vendedor. Principalmente a captação ativa.

Pesquisar no mercado as empresas que atendem ao perfil dos clientes ideais, entrar em contato, qualificar esses leads e enviar aos vendedores é uma atividade complexa e demorada.

Assim, dividir o time em captadores e vendedores pode agilizar os dois processos e trazer melhores resultados para a empresa: cada profissional se especializa em sua área de atuação e se aprimora cada vez mais.

Além disso, normalmente, os captadores, ao evoluírem na carreira, se tornam vendedores. Assim, a empresa já está formando seus futuros vendedores, quando trabalha dessa forma.

E isso com certeza agiliza o processo de ramp up.

Você sabe o que é ramp up? Então confira o post de nosso CMO, Júlio Paulillo, no Blog TD: 7 dicas para uma ramp up de vendedores ágil e eficaz

Quanto ganha um captador de clientes?

Um captador de clientes é considerado um cargo médio na carreira de vendas. Na verdade, ele seria um dos primeiros cargos ocupados por um profissional dessa área depois de deixar as posições mais iniciais, como assistente de vendas.

Segundo a pesquisa realizada pelo site Vagas (em agosto de 2019), a remuneração mínima para captadores de vendas era de R$ 1.172, podendo chegar, no máximo, a R$ 2.350.

Em média, captadores de vendas recebem  na faixa de R$ 1.373.

Confira este gráfico criado pelo site:

captador de clientes

Quanto à trajetória da carreira dos captadores de clientes, como dissemos, trata-se de um cargo logo a seguir dos iniciais.

Assim, pesquisas do mesmo site mostram que, antes de se tornar um captador de vendas, na maioria das vezes, o profissional ocupava o cargo de atendente, de recepcionista ou até mesmo de vendedor.

Confira os dados da pesquisa:

captador de clientes

Veja também:  Auxiliar de vendas: o que faz esse profissional, afinal?

Ficou claro para você o que é e o que faz um captador de clientes? Então, o que acha de dominar ainda mais as atribuições desta função? Para isso, baixe nosso e-book gratuito: O GUIA da prospecção!