Para alcançar a lucratividade, competitividade e desenvolvimento, é necessário conhecer o cálculo do preço de venda na indústria. 

Principais aprendizados deste artigo:

O preço de venda é um dos mais importantes agentes para que uma indústria alcance seus objetivos, e é por essa razão que estabelecer um preço de forma aleatória pode ser fatal para um negócio.

Sabemos que o preço influencia o processo de decisão dos clientes. Dentro de um mercado altamente competitivo com produtos muito semelhantes, o preço pode ser um critério deliberativo.

No entanto, é equivocado acreditar que, para ser competitivo e conquistar mais clientes, é preciso ter o menor preço de venda.

Definir o preço para que seja o menor possível prejudica a rentabilidade do negócio e sua entrega, o que, consequentemente, pode levar a perda de clientes.

Compreender como deve ser feito o cálculo do preço de venda na indústria é fundamental, já que permite que a empresa opere da maneira mais sustentável e rentável possível.

Quer saber como chegar ao preço de venda mais adequado para seus produtos?

Então, fique conosco e acompanhe a leitura do artigo!

A importância de uma precificação estratégica

O preço de venda interfere em vários aspectos de uma indústria, como:

  • na sua rentabilidade;
  • nos valores gastos com a produção;
  • na remuneração dos seus funcionários;
  • em sua competitividade;
  • na participação e seu posicionamento no mercado;
  • na sua estabilidade e longevidade;
  • nos investimentos em inovação;
  • na atração e fidelização de clientes.

Perceba que estes que citamos, são pilares cruciais que uma indústria deve ter para operar da maneira mais saudável, isto é, conciliando gastos e lucros.

Uma prática comum, apesar disso, é a formação do preço de venda na indústria baseado apenas no preço da concorrência e no comportamento do consumidor

Os fatores externos devem, sim, ser julgados. Principalmente em um nível mais macro. 

A guerra na Ucrânia, por exemplo, afetou o setor industrial brasileiro, desafiando o funcionamento adequado de suas cadeias de produção. Como efeito, o preço de venda é impactado e, dessa mesma maneira, pode ser uma ferramenta aprimorada para sustentar a gestão empresarial de uma indústria.

É por isso que, por uma outra perspectiva, para que uma indústria evolua e se expanda, também deve considerar fatores internos, como suas despesas e seu objetivo, presente no planejamento estratégico.

Como é feito o cálculo do preço de venda na indústria?

Como falamos anteriormente, para saber como calcular o preço de venda na indústria, os fatores internos e externos devem ser examinados. 

Logo, mapear os objetivos, políticas e o planejamento da indústria é uma etapa primordial para que a precificação escolhida esteja coerente com os próximos passos que a indústria quer alcançar.

Contudo, existe uma premissa básica para que a empresa atinja seus objetivos: sua saúde financeira. Em outras palavras, isso significa que a indústria deve ter todas as suas contas em dia.

Portanto, seus gastos precisam ser cobertos pelas vendas, visto que esta é uma das principais formas de colher recursos financeiros para as indústrias.

Tais gastos incluem;

  • custos variáveis de produção;
  • custos variáveis de venda;
  • custos fixos;
  • impostos.

Vamos relembrar o conceito de cada elemento citado, a seguir.

Quais são os custos de produção?

Os custos de produção estão relacionados aos gastos dispensados para produzir e entregar um produto ou serviço

Estes custos podem ser fixos ou variáveis, já podem podem oscilar dependendo da quantidade de produtos a serem produzidos. 

No cálculo dos custos fixos consideramos:

  • o custo da matéria-prima;
  • o salários dos colaboradores;
  • aquisição, uso e manutenção do maquinário;
  • custos logísticos.

Confira também: Markup: entenda como calcular e encontrar o melhor preço para seus produtos e serviços

Quais são os custos fixos?

Os custos fixos, por sua vez, são aqueles que não variam de acordo com a produção. Ou seja, independentemente da demanda, estes custos permanecem os mesmos. São eles:

  • folha de pagamento e mão de obra;
  • aluguel;
  • gastos com energia, internet, telefone etc;
  • serviços de segurança ou limpeza;
  • pagamento de benefícios para os colaboradores;
  • manutenção periódica de maquinários.

Quais são os custos variáveis de venda?

Os custos variáveis de venda, como o nome sugere, são aqueles que mudam de acordo com o volume de vendas em determinado período de tempo. Então, são considerados:

  • taxas;
  • comissões aos vendedores;
  • impostos.

Você sabe calcular a comissão dos seus vendedores? Aproveite e veja cinco etapas:

E os impostos?

Como você deve imaginar, os impostos não ficam de fora do cálculo do preço de venda na indústria. Os impostos são, entre outros:

  • imposto de renda;
  • contribuições previdenciárias;
  • ICMS;
  • IPI.

Considere também a margem de lucro!

Quando todos os seus gastos forem organizados, é hora de olhar para a sua lucratividade. Até porque, este é o único modo de obter retorno sobre seus investimentos e manter sua indústria crescendo, não é mesmo? Sendo assim, é preciso considerar também sua margem de lucro.

A sua margem de lucro é a quantia que sobra depois de cobrir todos os custos e despesas, representado em porcentagem.

Se quiser conhecer mais detalhes sobre margem de lucro, não deixe de conferir nosso artigo: Você sabe o que é margem de lucro? Veja como calcular da forma correta!

Fórmula para calcular o preço de venda na indústria

Com todos os elementos explicados, vamos à fórmula utilizada no cálculo do preço de venda na indústria:

CVP + CFU / 1 – [(CVV + margem de lucro)/ 100)]

Sendo:

  • CVP: custos variáveis de produção;
  • CFU: custos fixos unitários;
  • CVV: custos variáveis de venda

Exemplo prático

Vamos imaginar que sua indústria produz armações para óculos de grau. 

Seus custos para produzir uma unidade de armação totalizam R $25. Depois, ao somar seus custos fixos, você encontra o valor de R $10.000.

Neste momento, precisamos entender como cada produto fabricado contribui para que esse valor seja pago. Para isso, dividimos o valor do custo fixo pela quantidade de peças produzidas.

Vamos supor que essa quantidade seja de 5.000 unidades. Portanto, o seu CFU (custo fixo unitário), é de R $2.

Agora, devemos identificar o CVV (custo variável de venda), que geralmente é representado em porcentagem que, dentro do nosso exemplo, vamos imaginar que seja de 20%.

Por fim, a margem de lucro desejada também deve entrar no cálculo do preço de venda na indústria. Neste elemento, vamos combinar que este índice seria de 10%.

Portanto, temos:

Preço de venda = 25 + 2 / 1 – [(20 + 10) / 100]
Preço de venda = 27 / 1 – (30/100)
Preço de venda = 27 / 1 – 0,3
Preço de venda = 27 / 0,7
Preço de venda = 38,57 (aproximadamente)

Depois de encontrar o preço de venda, acompanhe a performance de vendas dos produtos

Para entender se o preço estabelecido está gerando a quantidade de vendas adequada, analise relatórios que mapeie seu desempenho de vendas.

Um sistema de CRM pode te ajudar com isso! Veja, por exemplo, um exemplo de relatório do CRM do Agendor. Ele demonstra a quantidade e o valor de cada produto vendido por determinado período de tempo.

Além disso, é possível mensurar o desempenho de vendas das categorias de produtos, se houver.

Ao analisar como os seus clientes estão respondendo à sua precificação, você pode embasar sua estratégia e utilizar estes dados para estabelecer novas precificação no futuro!

Saiba como funciona o relatório do CRM do Agendor na prática:

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