Você sabe o que é sales stack?

Pois é, mais uma expressão em inglês para você incluir no seu glossário de termos de vendas

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Mas não se preocupe, você vai ver neste post que, apesar do nome diferente, sales stack nada mais é do que a lista de ferramentas de vendas que sua empresa usa para atrair, conquistar, atender, reter e satisfazer seus clientes.

Essas ferramentas podem incluir desde serviços de atendimento ao cliente até sistemas de CRM, por exemplo.

No artigo, você vai entender em mais detalhes o que é sales stack e como escolher as ferramentas de vendas ideais para o seu negócio.

Leia também: Como escolher seu sistema de vendas com 10 perguntas

O que é sales stack, afinal?

Toda empresa que tem uma operação comercial bem estruturada, conta com a tecnologia para ajudá-la em várias etapas do processo de vendas.

Hoje, a importância da transformação digital nas empresas já é tão clara que a escolha cuidadosa dos softwares mais adequados para o negócio funcionar de forma competitiva já é uma prática consolidada no mercado.

Nesse contexto, ao fazer a estruturação de um departamento de vendas, uma das primeiras providências que a empresa deve tomar é a definição de seu sales stack: os softwares de vendas que precisa para tocar a operação com sucesso.

Para isso, é preciso analisar as características do negócio, dos produtos e serviços vendidos e o perfil dos clientes. Assim, será possível definir quais as ferramentas de vendas mais importantes, que necessitam de mais investimento, e quais não são tão prioritárias e podem ter um escopo menor ou até mesmo não serem usados.

Por exemplo: uma SaaS (empresa que fornece softwares pela nuvem mediante uma mensalidade) não poderá deixar de ter uma ferramenta de atendimento ao cliente, para seu help desk.

Já uma grande rede de floriculturas que faz entregas de flores mediante pedidos online, talvez não precise de uma ferramenta tão robusta nessa área. Deve se preocupar mais com a automação de marketing para atrair clientes, enviando os melhores conteúdos para seu público-alvo.

Veja, a seguir, algumas das mais usadas ferramentas de vendas. Analise cada uma delas e descubra quais não podem faltar em seu sales stack.

Veja em nosso blog: Ações de marketing de relacionamento: juntos para sempre

4 tipos de ferramentas de vendas que você precisa considerar em seu sales stack

1. Chat ao vivo e chatbots

Os chats hoje evoluíram muito.

Além do papel mais comum, de atendimento ao cliente, os chats podem desempenhar também um papel ativo, de captação e até nutrição de leads, com o uso, entre outras tecnologias, de chatbots.

Assim, ao entrar em um site ou blog, muitas vezes uma janela lateral se abre e uma pergunta ou convite é feita ao usuário.

Normalmente, esse contato inicial é feito por um chatbot. Isto é: um chat automatizado por inteligência artificial que faz perguntas programadas, com base no comportamento de navegação do usuário e informações de bancos de dados, como seu CRM, por exemplo.

Conforme ele interage com o chat, em determinado momento, o cliente pode ser direcionado para um atendente real, que conseguirá prosseguir com o atendimento de forma mais assertiva.

Uma empresa que tem tido muito sucesso com esse tipo de chat inteligente é a Intercom.

Mas existem diversas outras, não necessariamente usando IA, que podem proporcionar um excelente serviço. Veja algumas delas:

Se você tem um site ou blog no WordPress, veja como instalar o Jivochat e contar com essa ferramenta de vendas em sua empresa:

2. Atendimento ao cliente e help desk

Fundamental para qualquer negócio, o atendimento ao cliente é uma das ferramentas de vendas em que é preciso ter muito cuidado e atenção durante a escolha.

Um cliente que liga, envia um e-mail, usa as mídias sociais ou um chat para entrar em contato com sua empresa está tendo uma experiência muito próxima com ela. E essa experiência precisa ser positiva.

Caso contrário, a possibilidade de perder esse cliente e até dele se transformar em um detrator de sua empresa são muito grandes.

Atualmente as melhores ferramentas de atendimento ao cliente são multicanal. Isto é: o atendente pode responder ao cliente que entrou em contato com a empresa por meio das mais diversa mídias (sociais, chat, e-mail, telefone etc.) em uma mesma plataforma.

Isso agiliza o atendimento e ajuda a equipe a manter um discurso alinhado.

Um conhecida ferramenta de atendimento ao cliente é a Help Scout. Além dela, podemos citar também a Intercom e o Zendesk, mencionados acima que, além do chat, fornecem também uma solução completa de atendimento ao cliente.

Saiba mais: Como deve ser o atendimento ao cliente segundo especialistas

3- Automação de marketing

A automação de marketing é uma prática de captação de leads associada ao marketing de conteúdo e ao SEO (Search Engine Optimization) ou otimização de mecanismos de busca.

De forma resumida, ferramentas de automação de marketing ajudam sua empresa a criar conteúdo de interesse de seus clientes em blogs. Ao lerem essas postagens, os clientes são convidados a deixar seus dados, como e-mail e telefone, em troca de materiais mais ricos e profundos sobre o assunto de seu interesse.

Assim, passam a receber conteúdos segmentados, via e-mail, em função de seu comportamento no blog, ao baixar materiais ricos ou abrir e ler e-mails.

Dessa forma, cada vez mais pessoas conhecem sua empresa e suas soluções, até que estejam interessados o suficiente para receber um contato mais direto de sua equipe comercial.

Algumas ferramentas de automação de marketing:

4. CRM

Por fim, não poderíamos deixar citar a mais importante das ferramentas de vendas: o CRM.

Esse tipo de software faz o gerenciamento de todo seu relacionamento com clientes. Assim, seus vendedores os conhecem melhor e podem fazer uma excelente venda consultiva, oferecendo exatamente o que eles precisam e desejam.

Além disso, um bom CRM deve contar com:

  • Um funil de vendas, onde todos os negócios em andamento na empresa podem ser visualizadas e gerenciados
  • Um cadastro completo de clientes e fornecedores
  • O histórico de relacionamento com clientes
  • Lembretes de follow-up automáticos, via mensagem de texto e e-mail, para os vendedores
  • App mobile para smartphone.

Quer conhecer um CRM que conta com tudo isso e muito mais? Então, confira este vídeo que apresenta o App de Vendas do Agendor:

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