O final do ano já está à vista e, com isso, as festas de confraternização das empresas começam a tomar forma. 

Principais aprendizados do artigo:

  • As confraternizações são eventos para celebrar bons resultados e datas importantes da empresa. As dinâmicas neste tipo de ocasião são importantes para também reconhecer os profissionais e motivá-los para novas etapas.
  • Os momentos de leveza e diversão são primordiais para manter o bom clima organizacional e engajar os membros de um time.
  • Alguns exemplos de brincadeiras para confraternização de empresa no formato remoto são: quiz sobre a empresa, jogos virtuais como Spotops e Gartic, e dinâmica de gratidão. 
  • Além das dinâmicas, conheça outras técnicas para aumentar os níveis de engajamento de equipe em Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes

Não há como negar que todos nós ficamos ansiosos para poder celebrar mais um ano sendo concluído com bons resultados e com objetivos cumpridos.

E para elevar ainda mais o clima das festas, separamos um conteúdo com sete dicas de brincadeira para confraternização de empresa, que podem ser utilizadas no final do ano e, claro, em outras comemorações, como o aniversário da organização ou outras datas importantes.

Lembre-se de que as dinâmicas são excelentes maneiras de promover o engajamento de equipe, fortalecer o relacionamento entre os colaboradores e motivá-los para os próximos desafios da organização.

Por essa razão, não deixe de incrementar as confraternizações com brincadeiras divertidas.

Continue a leitura do artigo para conferir alguns exemplos!

Celebre com seus colaboradores, independentemente do formato da confraternização!

O trabalho remoto chegou para ficar e, como efeito, muitas empresas adotaram este modelo como o definitivo para todos os funcionários.

E não é por estarem à distância, que todos da organização não podem comemorar juntos mais uma etapa concluída. 

A celebração é extremamente importante para manter os colaboradores motivados e valorizados. Assim, podem permanecer engajados e com gás para novas metas e objetivos. 

Por isso, o formato não vem ao caso. É preciso comemorar!

Entendemos que o formato de trabalho remoto pode ser desafiador para as festas de confraternização das empresas, visto que não dispõe de locações, comidas e bebidas para isso.

No entanto, é possível fazer com que os colaboradores interajam e deem boas risadas!

Pensando nisso, neste artigo, separamos dois tópicos com ideias diferentes para cada formato, remoto ou presencial.

Mas há uma dica universal que atende bem as duas estruturas de trabalho: um vídeo divertido de retrospectiva!

A retrospectiva faz um compilado de momentos relevantes e engraçados da empresa. O vídeo pode conter o alcance de metas significativas, movimentações importantes da empresa, destaques interessantes e acontecimentos felizes que ocorreram em eventos ou encontros entre o time.

Esta é uma forma bacana para iniciar as festas e descontrair os colaboradores.

E depois, você pode montar um cronograma com as brincadeiras para confraternização de empresa que listamos a seguir. Veja a seguir!

Confira também: Como deixar seu plano de vendas pronto para o próximo ano

Brincadeiras para confraternização de empresa no formato presencial 

1. Karaokê 

Vamos ser sinceros: quem não ama um karaokê em uma festa?

O karaokê arranca boas risadas de todos os participantes da confraternização e proporciona momentos únicos para a empresa.

Para esta brincadeira, é preciso abrir mão de todo o tipo de julgamento para que todos possam se jogar e curtir a confraternização com todo o seu potencial!

Aliás, esta é uma boa forma de conhecer um outro lado dos colegas, aquele desprendido de formalidades do ambiente de trabalho, e isso faz com que os funcionários criem mais empatia e estreitem o relacionamento entre eles.

Aproveite e confira: 5 Dinâmicas de motivação no trabalho muito fáceis de aplicar

2. Amigo secreto

Esta é uma das brincadeiras para confraternização de empresa mais comuns que encontramos!

O amigo secreto é uma dinâmica muito interessante para não somente presentear os colegas de trabalho, mas principalmente para abrir espaço para elogios e reconhecimentos que caem muito bem para comemorações e encerramento de ciclos.

Veja também 6 segredos para melhorar a gestão da força de vendas:

3. Show de talentos

Dentro de uma organização existem muitos talentos. E olha que não estamos falando dos talentos profissionais em si, mas dos talentos escondidos como cantar, dançar, tocar um instrumento ou até mesmo fazer mágica!

Já parou para pensar que podem haver vários talentos escondidos no seu time?

Para trazer esses talentos à tona, promova um show de talentos na festa de confraternização!

Assim como o karaokê, o show de talentos pode fazer com que os membros de um time interajam com mais facilidade e estabeleçam novos laços por interesses em comum.

4. Bingo

Que atire a primeira pedra quem nunca aguardou ansiosamente por um número decisivo no bingo.

As brincadeiras para confraternização de empresa podem animar os participantes e, de quebra, presentear os colaboradores da organização!

O bingo é a alternativa perfeita para isso.

Brincadeiras para confraternização de empresa no formato remoto

1. Quiz de perguntas sobre a empresa

As confraternizações remotas não precisam ser paradas. Uma opção para torná-la mais dinâmica é preparar um quiz de perguntas que envolvam curiosidades da empresa.

E para fomentar ainda mais a competição (de maneira saudável, é claro) é criando um prêmio para os participantes que acertarem mais perguntas.

Pode haver funcionários que estão a mais tempo na empresa e que conhecem mais profundamente sua trajetória, o que pode ser um pouco injusto com os novos colaboradores.

Por isso, deixe a criatividade fluir e prepare curiosidades realmente aleatórias para instigar a equipe e divertir a todos.

Veja alguns exemplos:

  • “Quantos funcionários existiam na [nome da empresa] em 2018?”
  • “Quantas pessoas com mais de 30 anos fazem parte do time de vendas?”
  • “Qual foi o primeiro cliente da empresa?”
  • “Qual era o nome do primeiro funcionário contratado da [nome da empresa]?”

2. Stopots

A plataforma Stopots é um jogo virtual de stop (adedanha, ou então, adedonha). Ele se tornou muito popular principalmente durante a pandemia do novo coronavírus, onde muitas equipes foram obrigadas a trabalhar de casa.

Para interagir, ter um momento de diversão e descansar, muitas pessoas utilizaram o Stopots.

Ele funciona basicamente como um jogo de stop no papel, da maneira tradicional que conhecemos. 

Agora, é possível jogar de maneira virtual e pode ser uma das brincadeiras para confraternização de empresa que atuam no formato remoto.

3. Gartic

O Gartic também é um jogo virtual que foi muito utilizado durante a pandemia. 

Diferentemente do Stopots, o Gartic é um jogo de adivinhação de desenhos online.

Basicamente, cada participante deve desenhar um objetivo ou ação sorteado. Os outros jogadores devem tentar acertar qual é a palavra que o participante da vez está tentando representar. Ganha aquele que mais acertar e tiver mais pontos.

Desenhar pelo computador é muito difícil, e é exatamente este fato que torna o jogo tão divertido e engraçado. Sem dúvidas, é indispensável para animar as brincadeiras para confraternização da empresa.

4. Dinâmica de gratidão

Agora, partimos para o momento mais sereno da confraternização: uma pausa para a dinâmica de gratidão!

Esta não é bem uma brincadeira, mas é uma atividade muito bacana para reforçar o trabalho em equipe e estimular o reconhecimento dos colegas entre si.

Nesta dinâmica, cada participante deve escolher um colega para agradecer, pelo motivo que lhe for mais conveniente. 

Dê espaço para que todos falem e expressem sua gratidão.

Assim, todos poderão começar uma nova etapa com o “coração quentinho” e com a valorização que impulsiona sua motivação e seu engajamento.

Como você viu, as brincadeiras para festa de confraternização no trabalho podem melhorar o engajamento da equipe e estimulá-los para os próximos desafios. 

Esses aspectos, como efeito, promovem uma significativa melhoria na performance dos vendedores e de outras equipes.

Para saber como melhorar ainda mais os resultados da sua equipe comercial, confira o nosso eBook gratuito: Guia: como ser mais produtivo e eficiente nas vendas