Você tem todo um argumento sobre as razões pelas quais sua solução seria a ideal para solucionar um problema do seu cliente, certo? Mas você sabe como apresentá-lo? Bem, uma possível opção é por meio de um video sales letter.

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

  • O video sales letter é uma maneira diferente de fazer o famoso pitch de vendas. Porém, em vez de mandar um e-mail, a apresentação é feita usando recursos audiovisuais. 
  • Os vídeos de marketing ajudam a aumentar as vendas, já que, segundo pesquisas, 87% dos clientes gostam de assistir a vídeos sobre os produtos e 82% já fizeram uma compra após ter acesso a esse tipo de conteúdo. 
  • Para ter sucesso na abordagem, é preciso que o vídeo mostre um conhecimento profundo sobre a solução, atenda às expectativas do cliente ideal da empresa e ganhe sua atenção logo de início. 
  • O video sales letter não é a única tática efetiva para vender mais. Aprenda outras 12 técnicas de vendas e abordagem + um treinamento de vendas nesta apresentação gratuita!

Em suma, o video sales letter é uma carta de apresentação de vendas compartilhada de maneira audiovisual. É um vídeo com argumentos, mas também com efeitos visuais e sonoros, que pode ser compartilhado por e-mail ou via redes sociais. 

A boa notícia é que essa estratégia dá bons resultados e é bem fácil de fazer. Quer aprender? Então, continue lendo para aprender não apenas o que é video sales letter, mas para que serve e como criar um que converta de verdade!

O que é video sales letter?

Um video sales letter — ou carta de vendas em vídeo, em tradução livre — é uma estratégia de marketing que busca apresentar argumentos para fazer um possível cliente executar uma ação por meio de um vídeo curto. É uma evolução das cartas de vendas tradicionais.

Na prática, estamos falando de uma modalidade de pitch de vendas, que é um discurso curto cujo objetivo é despertar interesse por um produto e/ou serviço. Só que aqui, a apresentação é feita pelo meio audiovisual. 

Vale destacar, porém, que não se trata apenas de um conteúdo com palavras soltas. O video sales letter tem storytelling, ou seja, conta uma história. Ele é envolvente e se comunica com o cliente, tendo os elementos necessários para chamar a atenção do público-alvo e mantê-lo preso até o final.

Tá, mas e quando usar o video sales letter? Bem, sempre que você for apresentar sua solução a um novo cliente, seja por e-mail, anúncios ou redes sociais. 

Quer ver um exemplo bem legal de video sales letter? Então, confira este que foi produzido pela equipe do Agendor:

Para que serve o video sales letter?

Em suma, o video sales letter serve para apresentar uma solução de uma empresa para um possível cliente e chamar sua atenção para o produto e/ou serviço em questão. O conteúdo mostra a solução que o negócio oferece, bem como os benefícios que a adoção pode trazer para o potencial cliente. 

Contudo, tudo isso é apresentado de uma maneira diferente, mas, mesmo assim, clara. O objetivo é que o consumidor entenda o que você vende e por que ele deve adquirir determinada solução. 

Compreendeu para que serve o video sales letter? Então, continue com a leitura para conferir as principais vantagens da ferramenta para as vendas!

Quais são as vantagens da estratégia para as vendas?

As cartas de apresentação comercial são usadas há anos e com razão, já que dão resultados. Porém, investir no audiovisual pode fazer o seu negócio ir além e atrair ainda mais clientes.

Para entender um pouco das vantagens de adotar esse formato, trouxemos alguns dados. Primeiro, uma pesquisa feita pelo Wyzowl mostra que 91% dos consumidores já assistiram a um video sales letter e 82% se convenceram da compra após a experiência. 

E tem mais: o mesmo levantamento diz que 89% dos clientes querem assistir vídeos sobre as soluções buscadas e que 87% dos profissionais de marketing acreditam que a estratégia aumenta as vendas. 

O que tiramos desses dados? Logicamente, que esta é uma ferramenta válida que, além de atender a um desejo dos clientes, proporciona o aumento das vendas. E isso é possível porque o audiovisual apela mais para o emocional. 

Ao contrário do que acontece quando você lê um e-mail, o vídeo tem elementos extras que estimulam outras áreas do cérebro, como animações, músicas e até o tom de voz usado na narração. Tudo isso afeta a percepção do consumidor e pode estimulá-lo a executar uma ação, como assinar um serviço.

Além disso, o video sales letter costuma ser mais fácil de compreender, por ir direto ao ponto e ainda ter complementos visuais que servem como apoio para a explicação, como gráficos e ilustrações. 

Por último, é mais fácil engajar o público e incentivar o compartilhamento por vídeo, especialmente se ele for publicado pelas redes sociais. Isso porque basta um clique para que o potencial cliente o envie para um conhecido, aumentando a eficácia da ação. 

Como fazer um video sales letter que converte?

Chegou o momento que todos esperavam: o passo a passo de como fazer um video sales letter que converte! 

Para tanto, você precisa:

  • conhecer sua solução; 
  • saber quem é seu público; 
  • ter um objetivo claro; 
  • não esquecer do visual e do som; 
  • ser persuasivo. 

Fique calmo, porque explicamos como colocar cada um desses passos em prática a seguir. Não perca tempo e confira!

1. Conheça sua solução

A primeira dica é estudar a solução que sua empresa oferece. Você deve conhecer todas as suas funcionalidades e benefícios. Só assim, poderá apresentar para o público os motivos que a fazem ser uma boa opção. 

Caso contrário, pode correr o risco de falar apenas frases genéricas, que mais afastam os clientes do que os fazem ficar interessados. 

2. Saiba quem é seu público

Após a primeira etapa, estude bem seu público-alvo. Lembre-se: seu video sales letter deve focar no consumidor, e não na sua empresa. Por isso, veja o que ele costuma consumir, quais plataformas mais usa, qual tipo de solução é mais adequada para sua demanda etc.

Assim, você consegue compreender quais são seus problemas e mostrar que a sua solução é a opção perfeita para resolvê-los.

3. Tenha um objetivo claro 

Adicionalmente, tenha um objetivo claro para o video sales letter. Pode ser vender um produto e/ou serviço, incentivar o engajamento nas redes sociais ou baixar um material rico. 

A definição permite identificar os argumentos certos para incentivar os clientes a realizar a ação que você precisa para vender mais. 

4. Não se esqueça do visual e do som 

O som e o apoio visual são os elementos que diferenciam o video sales letter de uma carta de vendas tradicional. Portanto, ambos os aspectos não podem ser negligenciados. 

Escolha imagens e músicas que combinem com sua empresa e seus clientes. Ao mesmo tempo, tome cuidado com a narração — caso tenha — para garantir que o tom de voz esteja alinhado com a imagem do negócio, bem como que as palavras sejam ditas com clareza e simplicidade. Nada de usar termos muito complicados, pois isso só afasta as pessoas. 

5. Seja persuasivo

Por fim, a dica de ouro é usar a persuasão. Use dados, conte uma história de superação, ofereça condições especiais. Enfim, diga porque a sua solução é realmente boa e os motivos pelos quais o cliente precisa tê-la. 

Além disso, de maneira geral, você precisa prender a atenção do cliente logo nos primeiros segundos do seu vídeo. Lembre-se: as pessoas não têm tempo para perder. Logo, elas querem saber logo de cara se vale a pena ou não continuar assistindo a um conteúdo. 

Portanto, você também deve chamar a atenção ainda no começo. Pode ser apresentando um dado interessante ou falando sobre um problema comum para gerar identificação. O importante é prender o consumidor. 

Sabia que o video sales letter não é a única estratégia que ajuda a vender mais? Na verdade, existem muitas outras, e você pode conferir as mais efetivas nesse e-book gratuito: como usar o marketing para escalar suas vendas!

No material, você confere as melhores metodologias, como alinhar seus times em busca de um objetivo em comum e ainda como monitorar os resultados. 

É claro que não poderíamos deixar de citar a adoção de um bom CRM para aumentar as vendas, não é mesmo? 

Com o Agendor, por exemplo, você consegue monitorar todas as suas ações e ainda montar um calendário de atividades para nunca mais esquecer de nada. 

video sales letter

Aproveite para fazer o seu cadastro e começar a usar o verdadeiro CRM 100% brasileiro agora mesmo!