Saber diferenciar os diversos tipos de público-alvo é uma habilidade essencial para a sobrevivência de qualquer empresa. Isso porque a ferramenta ajuda a identificar quais pessoas são mais propensas a se tornar clientes e, assim, direcionar os esforços de marketing para conquistá-las. 

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Principais aprendizados deste artigo:

  • O público-alvo é um tipo de segmentação que identifica as características dos perfis das pessoas que podem se interessar por uma empresa.
  • É possível segmentar o público-alvo por fatores geográficos, comportamentais, demográficos e psicográficos. 
  • Segmentar os clientes ajuda a direcionar as ações para conquistar apenas a parcela com mais chances de comprar, guiando com mais fluidez a jornada do cliente.
  • Definir o público-alvo é apenas um dos passos para o sucesso. Para descobrir quais são os outros, confira nossa apresentação com 7 segredos dos campeões de vendas
  • Aproveite também para adotar um CRM na sua estratégia a fim de analisar com mais precisão sua base de clientes e acompanhar toda a jornada de compra. Para testar, basta se cadastrar gratuitamente no Agendor. 

Aliás, não existe apenas um tipo de público-alvo. Na verdade, é possível segmentar o público de várias maneiras, com cada uma dessas divisões sendo mais adequada para um modelo de negócios. 

Por exemplo, é possível definir que os consumidores de uma empresa são compostos por pessoas que moram em uma mesma região ou pensam de maneira semelhante. Bem interessante, não é mesmo?

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então, continue conosco, porque, neste artigo, explicamos o que é, quais são os tipos de público-alvo e, ainda, qual a importância dessa segmentação para as empresas. 

Boa leitura!

O que é público-alvo?

O público-alvo é a parcela de pessoas que podem se interessar pelo que seu negócio oferece. Devido a isso, elas apresentam certas características em comum — como idade e gênero — criando um perfil semelhante e que costuma se repetir na base de clientes.

Esse perfil é definido a partir da segmentação de mercado. Ou seja, a parcela de consumidores para quem a organização deseja vender. Logo, o público-alvo não é uma invenção e nem surge do nada. 

Ele é criado com base em dados reais dos possíveis consumidores para identificar os perfis que apresentam uma maior identificação com a sua marca. Em outras palavras, há mais chances de comprar seus produtos/serviços.

E não existe apenas um tipo de público-alvo. Na verdade, é possível segmentar os clientes de diversas maneiras, conforme os objetivos do negócio. E é justamente sobre isso que falaremos no tópico a seguir. Vamos conferir!

>>>> Leia também: ICP — o que é, por que é importante e 5 dicas para definir o da sua empresa

Quais são os tipos de público-alvo e suas características?

Os principais tipos de segmentação de público-alvo são:

  • demográfica;
  • geográfica; 
  • psicográfica; 
  • comportamental; 
  • B2B. 

Agora, confira quais as principais características de cada um desses tipos de público-alvo (e aproveite para ver se algum deles se encaixa no seu negócio)!

1. Demográfica

Um dos tipos de público-alvo envolve a demografia. Na prática, trata-se de segmentar os possíveis clientes usando dados mais genéricos e baseados no que forma a população. 

Sabe aquelas pesquisas do IBGE? Pois é, funciona de maneira parecida. Portanto, esse tipo de público-alvo caracteriza os possíveis clientes de um negócio com base em elementos como gênero, idade e renda familiar. 

Além disso, são considerados aspectos como estado civil, escolaridade e até mesmo a renda familiar na criação do perfil. Por exemplo, homens casados, das classes AB, entre 30 e 50 anos. Ficou claro?

2. Geográfica

Como o nome já indica, essa segmentação considera a localização para definir o público-alvo. Só para exemplificar, os moradores de determinada cidade, estado ou bairro específico. 

No geral, a segmentação geográfica é mais comum em empresas com sede física, já que estas dependem do público local para vender. Entretanto, pode ser usada em vendas on-line, caso seja necessário considerar a logística — e o custo — das entregas.

3. Psicográfica

O tipo de público-alvo por segmentação psicográfica usa elementos mais subjetivos, como crenças e valores pessoais. A divisão aqui acontece separando os clientes que possuem características em comum com o que a marca valoriza, criando empatia e sinergia.

Além de crenças, aqui se considera o estilo de vida, a personalidade e o interesse das pessoas. Para exemplificar, uma marca de roupas esportivas pode ter um público-alvo formado por pessoas que possuem um estilo mais fitness. 

4. Comportamental

Outra segmentação que é autoexplicativa é a comportamental. Esse tipo de público-alvo é formado por pessoas que têm comportamentos semelhantes. Ou seja, interagem com o mundo de forma similar. 

Por isso, considere elementos como comportamento de compra — a frequência, se já fizeram negócio com a marca, se é fiel às suas empresas favoritas etc. — e até mesmo suas habilidades e se acompanha a organização por alguma rede social. 

5. B2B

Por último, temos o tipo de público-alvo B2B — organizações que vendem para outros negócios. Essa segmentação analisa características voltadas das empresas para definir quais delas têm mais chances de adquirir seus produtos/serviços. 

Aqui, é preciso analisar desde o tamanho do negócio, até a sua localização, o segmento e o faturamento. Outros fatores podem ser o tempo que ele está no mercado e os preços praticados.

E aí, compreendeu quais são os principais tipos de segmentação de público-alvo? Então, continue lendo para ver qual a importância de usar essa estratégia no seu negócio!

>>>> Aprenda mais: segmentação de clientes B2B — o que é e como segmentar com 6 variáveis

Qual a importância da definição de público-alvo?

A definição de público-alvo é um processo essencial para qualquer negócio. Isso porque a ferramenta aumenta as chances da solução alcançar as pessoas que podem demonstrar algum interesse nelas.

Além do mais, escolher o tipo de público-alvo certo permite concentrar os esforços das ações de marketing. Sendo assim, as campanhas são mais personalizadas e direcionadas para quem realmente importa. 

Outro ponto é o posicionamento de marca, que é como a empresa se apresenta ao mercado. Nesse caso, é possível alinhar a comunicação para que ela se encaixe com os desejos dos consumidores. 

O público-alvo também ajuda a criar um diferencial competitivo ao identificar as possíveis dores das pessoas e procurar formas mais assertivas de atendê-las. 

Por fim, a segmentação melhora a jornada dos clientes, uma vez que a empresa identifica as principais características dos seus perfis e consegue estabelecer estratégias mais sólidas para guiá-los. 

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