É fato que toda empresa precisa de uma boa administração. E existem diversas maneiras de fazer esse gerenciamento, devido às inúmeras formas de controlar e manter os processos funcionando efetivamente. Uma delas é o uso de CRM e ERP juntos. Já ouviu falar?

Principais aprendizados deste artigo

  • O ERP é um sistema integrado de gestão empresarial, que serve para automatizar diversos processos, como controle de estoque, fluxo de caixa, vendas etc. 
  • Já o CRM é um software para gestão do relacionamento com o cliente, que permite armazenar dados sobre consumidores e monitorar as etapas do processo comercial. 
  • A integração entre CRM e ERP possibilita o melhor aproveitamento dos recursos dos dois sistemas e a exportação de informações, trazendo mais fluidez para o processo de vendas.  
  • Para testar o CRM e o ERP juntos, faça sua inscrição no Agendor e confira como um software 100% brasileiro pode ajudar seu negócio!

De fato, CRM e ERP podem ser usados em conjunto. Por exemplo, essa conexão favorece o controle de estoque e o gerenciamento de processos. 

Mas como fazer com que as ferramentas de gerenciamento sejam utilizadas em conjunto? Que soluções escolher? 

Bem, temos a resposta neste artigo. Nele, você aprende:

  • como o CRM e o ERP funcionam; 
  • quais as vantagens desses sistemas; 
  • como implantar CRM e ERP juntos. 

Preparado? Então, boa leitura!

O que é um ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning ou sistema integrado de gestão empresarial, em português. Sua principal função é automatizar os processos de gestão do negócio. 

Um software desse tipo integra diversos setores e processos, como:

Quais as vantagens de um ERP?

Por integrar tantos setores e processos, o ERP proporciona uma visualização mais ampla do que acontece na empresa. Contudo, o principal motivo para contratar essa solução é diminuir o retrabalho. 

Isso significa que o tempo normalmente gasto em atividades operacionais é reduzido, graças à automação e integração de vários processos em uma única plataforma. 

Por exemplo, quando alguém insere uma venda, o sistema automaticamente reconhece que o produto foi retirado do estoque. Logo em seguida, calcula e mensura essa informação nos relatórios, adicionando ainda dados do produto, da venda e outros. 

Quando falamos do fluxo de caixa, há a entrada do valor do produto vendido e se, por exemplo, ele for pago a prazo, o sistema calcula quando o dinheiro referente a cada prestação entrará.

Dessa forma, há uma melhora tanto da produtividade quanto da comunicação entre os setores.   

E o que é um CRM?

CRM é uma sigla que corresponde a Customer Relationship Management ou, em português, sistema de gestão de relacionamento com os clientes. Isso significa que o software possibilita gerenciar e ter conhecimento sobre diversas informações de leads, prospects e, ainda, contatos que já fecharam vendas com sua equipe. 

Nesses softwares, ficam salvos dados como nome, e-mail, telefone, tamanho da empresa, perfis nas redes sociais e o que for necessário saber desse cliente.

A partir do cadastro no CRM, pode-se entender o perfil de comportamento, inclusive: data da última compra, produtos adquiridos, como foi a negociação etc.

Com base nessas informações, o CRM filtra quais cadastros estão mais propensos a se tornar clientes. E, caso isso aconteça, também é possível gerenciá-los pela plataforma e obter insights sobre as vendas realizadas. 

Quais as vantagens de um software de CRM?

Assim como o ERP, um CRM traz diversas vantagens para uma empresa, incluindo:

  • mais agilidade e simplicidade no relacionamento com o cliente
  • maior entendimento sobre o comportamento de compra; 
  • mais controle sobre o processo comercial; 
  • compreensão sobre as melhores estratégias para cada etapa do processo de vendas.

Vantagens de utilizar o ERP e o CRM em conjunto

Basicamente, utilizar o ERP e o CRM em conjunto traz as seguintes vantagens. Confira!

  • Melhora da organização de processos: essa parte mostra bastante como o marketing e o comercial devem estar alinhados. Com um processo estruturado, a atuação se torna padrão e linear, trazendo mais eficiência à operação.
  • Mais produtividade: a utilização de sistemas para esse tipo de controle faz com que o tempo perdido com atualização de planilhas seja recuperado. Isso traz ainda mais benefícios para a empresa e para o colaborador, que utiliza esse tempo para outras atividades mais estratégicas.
  • Plena compreensão da jornada do cliente: sabendo as etapas que o cliente passou, pode-se desenvolver campanhas e promoções baseadas nessa trajetória. Além de saber o que funciona melhor com cada perfil, é possível aprender mais sobre seu público-alvo e persona.
  • Aprimoramento do conhecimento organizacional: juntamente com a otimização do tempo, utilizar um ERP e um CRM em conjunto faz com que os setores e as equipes melhorem o relacionamento, já que processos burocráticos e erros não acontecem com frequência. 
  • Redução de custos: planilhas e cadernos são gastos que sua empresa não precisa ter. E não estamos falando que os preços pagos por eles são caros, mas sim, do preço que se paga ao longo do tempo pela falta de eficiência dessas ferramentas. Com o retrabalho necessário e uma grande taxa de erros que podem ocorrer, sua empresa perde dinheiro, o que não acontece ao usar em conjunto o ERP e o CRM.

Afinal, como utilizar um ERP e um CRM em conjunto?

Utilizar um ERP e um CRM em conjunto resolve uma série de problemas inclusive a falta de comunicação entre os setores. E não estamos falando de pessoas que não conversam, mas de áreas que demandam sinergia. 

Para que haja a devida conexão entre os sistemas, é necessário fazer a importação e exportação de dados de um para o outro ou, ainda, adotar ferramentas de integração que já fazem esse processo automaticamente.

Assim, tendo em mãos tanto as informações a respeito do potencial cliente (obtidas via CRM) quanto dados de estoque, fluxo de caixa e afins (via ERP), há mais facilidade na emissão de notas e boletos, bem como o setor comercial tende a fechar vendas de maneira ágil. 

A boa notícia é que esse processo é bem simples de ser implementado, o que nos leva ao próximo tópico.

Como implantar um CRM e ERP juntos?

Usar um ERP e um CRM em conjunto faz com que você consiga resolver problemas da sua empresa, que, antes da implementação de ambos, seria difícil.

Entre eles, destacam-se o direcionamento do tempo que seria gasto em processos manuais e a conexão entre todos os setores da empresa. Esse processo também faz com que o seu cliente possa ter uma experiência melhor e facilitada, não esperando muito tempo para realizar uma compra, por exemplo.

E, afinal, como implantar esses dois sistemas no meu negócio? Bem, primeiro é preciso investir em uma boa ferramenta de CRM, como o Agendor. Em seguida, procure um sistema de ERP com integração e conecte os dois, inclusive via integração. Bem simples não é mesmo? 

Esse texto foi escrito pela equipe eGestor, o ERP que ajuda a sua empresa a controlar financeiro, estoque, produção, notas fiscais e até na emissão de boletos!