Trabalhar como representante comercial é uma atividade extremamente desafiadora. Porém bastante lucrativa para os profissionais que sabem a maneira certa de gerenciar seus clientes.

Experiência, boa comunicação, capacidade de ouvir, transmitir confiança e persistência são algumas das características dos bons representantes comerciais.

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Mas e as ferramentas de vendas, como entram nessa história?

Hoje, com a transformação digital trazendo tantas oportunidades para quem quer ter mais produtividade no trabalho, os grandes representantes comerciais não podem dispensar um sistema de gestão de vendas.

Neste post você vai ver quais são as características essenciais de um sistema para representantes comerciais.

Assim, você poderá escolher um na medida certa para você. Ah, e se você está preocupado com o preço, dê uma olhada neste link: sistema para representante comercial grátis.

Leia mais: Representante comercial: qual é o seu papel?

Confira também este infográfico com as características dos bons representantes comerciais:

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10 funcionalidades que não podem faltar em um sistema para representante comercial

Já está na hora de começar a usar um programa para representante comercial.

E se você já usa, aproveite para verificar se seu sistema para representante comercial tem realmente tudo que deveria ter.

1. Notificação de atividades

Quantas oportunidades de vendas um representante comercial gerencia por dia ou semana?

E para cada uma dessas oportunidades, uma série de atividades são necessárias.

Por exemplo: responder ligações, enviar e-mails, elaborar propostas, fazer visitas, estudar as necessidades do cliente e muitas outras.

Com tudo isso para fazer, pode acontecer de deixar passar um compromisso. Para evitar isso, um sistema de notificações via e-mail ou SMS é uma funcionalidade fundamental em qualquer sistema para representantes comerciais.

2. Funil de vendas

O funil de vendas é uma das mais usadas funcionalidades de um sistema de gestão comercial.

Trata-se da representação de todos os negócios em andamento na empresa. Ele é bastante visual e fácil de entender.

Assim, o representante comercial percebe rapidamente quais os valores das oportunidades em jogo e seu potencial de fechamento. Dessa forma, pode organizar suas prioridades e focar naquilo que mais interessa.

3. Mapa de vendas

O mapa de vendas é uma funcionalidade mais avançada. Com ele é possível detectar negócios de grande importância que estão no funil de vendas há mais tempo do que o indicado. E que, por isso, seria bom dar uma atenção especial a eles.

sistema para representante comercial

Veja também: Mapa de oportunidades: a trilha certa para o sucesso em vendas

4. Calendário de atividades

Que tal visualizar todos os seus compromissos em uma tela com formato de calendário?

Assim, fica muito mais fácil gerenciar seu tempo e saber o que exatamente precisa fazer a cada dia da semana, todas as semanas do mês.

Ícones indicam o tipo de tarefa em cada dia, fazendo com que uma olhada rápida em seu calendário passe muitas informações rapidamente.

5. Resumo de tarefas diárias

Pois é, mesmo com tantos calendários e lembretes, às vezes o dia a dia é tão corrido que acabamos deixando passar um compromisso importante.

Mas se você receber logo pela manhã, todo dia, um resumo de tudo que que tem que fazer, aí não tem como esquecer de nada!

6- Monitoramento de métricas

Segundo uma pesquisa feita pelo site Venda Mais estes são os principais desafios dos profissionais de vendas:

Gestão de representantes comerciais

Uma das formas de melhorar esses números é usando seu programa para representantes comerciais e analisar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

Você pode observar suas estatísticas e descobrir o perfil de clientes que mais compram, por exemplo, e focar seus esforços neles.

Pode perceber também que determinada etapa de seu funil de vendas converte menos avanços para a etapa seguinte, ou que é muito demorada. Nesse caso, pode rever o que está fazendo, para melhorar essa etapa do processo de vendas.

7. Histórico de interação com clientes

Ter todas as informações detalhadas do que foi acertado com o cliente, na palma de sua mão, onde estiver, é uma das grandes vantagens de um sistema para representantes comerciais.

Mas, para que isso funcione, é preciso disciplina, registrando tudo no sistema. Uma vantagem grande de alguns sistemas para representantes comerciais é a gravação automática de e-mails.

Assim, você não precisa mais ficar procurando em sua caixa de entrada onde foi parar aquela mensagem para o cliente com um dado importante que precisa ser confirmado!

8- App no celular

Vamos combinar que nem sempre pega bem abrir seu laptop ou notebook na frente do cliente. Ele toma espaço e, em alguns casos, ele pode achar que você está conferindo e-mails enquanto fala com ele.

Mas com um app de vendas no celular, achar as informações que precisa fica muito mais fácil e discreto. Basta avisar o cliente que vai fazer isso e retirar seu celular do bolso.

Bacana, não?

Saiba mais: Funcionalidades essenciais em um aplicativo de vendas para celular

9. Identificação de chamadas

Quem nunca se atrapalhou na hora de atender um cliente pelo telefone, ao não reconhecer sua voz?

Evite isso com um identificador de chamadas em seu programa para representante comercial. Antes de atender, você já sabe com quem está falando e o chama pelo nome!

10. Assistente automatizado de vendas

Quem não gosta de receber uma boa dica depois de ligar para um cliente, enviar uma proposta ou fazer uma visita?

Um bom sistema para representante comercial pode contar com essa funcionalidade. Assim, sempre que o representante terminar uma tarefa, já recebe indicações automáticas dos próximos passos a seguir.

Confira em nosso blog: Como ter sucesso na gestão de representantes comerciais?

Que achou dessas funcionalidades? Será que um sistema para representantes comerciais não poderia ajudar você a vender mais e mais depressas? Confira mais algumas dicas neste e-book gratuito: Guia como ganhar tempo vendendo aos clientes ideais