Você já ouviu falar em Spiff de vendas? Em síntese, Spiff, ou apenas Spif, como também é conhecido, é a sigla para Special Performance Incentive for Force, que, em português, significa,fundo de incentivo especial de desempenho.

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

  • O Spiff é um fundo de incentivo especial de desempenho utilizado como campanha de curto prazo para impulsionar o desempenho da equipe de vendas.
  • Essa estratégia visa atingir metas específicas, como aumentar as vendas de produtos, conquistar novos clientes ou realizar certas atividades, proporcionando recompensas imediatas e tangíveis.
  • Destacam-se as seguintes vantagens: motivação imediata do time, aumento de produtividade, promoção da competição saudável, retorno rápido e reconhecimento imediato.
  • A campanha é altamente direcionada, com a liderança de vendas estabelecendo metas, definindo um período de incentivo curto, escolhendo recompensas e divulgando de forma clara e objetiva.
  • Os passos para criar um Sales Spiff incluem: estabelecer um objetivo claro, definir ações específicas, selecionar critérios de avaliação, determinar recompensas, estabelecer prazos, verificar o orçamento e comunicar os termos do programa.
  • É crucial definir indicadores quantificáveis e mensuráveis que serão utilizados para avaliar o sucesso da equipe. Baixe o e-book Indicadores de Vendas e Marketing: KPIs que você deve usar e saiba quais utilizar!

Em linhas gerais, o Spiff trata-se de uma campanha de incentivo focada em impulsionar o desempenho da equipe de vendas em um curto período

Geralmente, essa estratégia de incentivo é usada para fomentar as vendas de novos produtos e serviços ou atingir metas e objetivos específicos, podendo ser oferecida individual ou coletivamente para a equipe.

Dentre as vantagens do Spiff, destacam-se a possibilidade de motivar os membros do time de forma quase imediata e aumentar sua produtividade, além de promover uma competição saudável e com esquema de recompensa flexível. 

Curioso para saber mais sobre o que é Spiff, como funciona e como implementá-lo na sua equipe? Então, siga a leitura deste artigo!

O que é Spiff de vendas?

Spiff de vendas é um incentivo de curto prazo usado para concentrar esforços, motivar e engajar a equipe comercial para o cumprimento de objetivos e metas específicas, como: aumentar as vendas de determinados produtos ou serviços, conquistar novos clientes ou realizar uma quantidade de atividades estipuladas. 

As recompensas podem variar e incluem prémios em dinheiro, viagens e produtos, entre outros benefícios.

Como falamos no início, a sigla Spiff significa Special Performance Incentive for Force, mas ela também se refere a:

  • sales performance incentive fund: fundo de incentivo para desempenho em vendas;
  • sales program incentive fund: fundo de incentivo para programa de vendas;
  • sales promotion incentive fund: fundo de incentivo para promoção de vendas.

Muito simples entender o que é Spiff, certo?

Agora, como ele se diferencia dos demais programas de incentivo? Vamos entender!

Como funciona o Spiff de vendas? 

O Sales Spiff (Spiff de vendas) funciona como uma campanha de incentivo de curto prazo, especialmente desenvolvido para metas específicas. Isso significa que a campanha é altamente direcionada e pode gerar uma resposta rápida e focada da equipe de vendas.

Ou seja, diferentemente dos outros programas que conhecemos, o Spiff tem um tempo limitado, metas ainda mais tangíveis, recompensas imediatas, flexibilidade e agilidade.

Primeiro, os líderes estabelecem as metas que esperam que o time atinja, como:

  • aumentar as vendas de produtos;
  • atingir um determinado público-alvo;
  • reativar uma quantidade X de clientes.

Depois, é definido o período de incentivo. Ele é curto pois visa provocar o senso de urgência.

E, então, são escolhidas as recompensas para a campanha, o que pode incluir dinheiro, viagens, produtos, vales e outros benefícios.

Por fim, a campanha é idealizada por completo e divulgada para a equipe. É crucial que essa divulgação seja clara e objetiva, apresentando os critérios das recompensas de forma assertiva, a fim de evitar qualquer ambiguidade ou mal-entendido. 

Desse modo, o Sales Spiff promove diversos benefícios, tais como:

  • aumento imediato do engajamento da equipe de vendas;
  • foco intensivo dos colaboradores;
  • retorno mais rápido;
  • estímulo para um ambiente competitivo e saudável;
  • mais agilidade para atingir os objetivos globais da empresa;
  • reconhecimento imediato;
  • flexibilidade para se adaptar a mudanças.

7 passos para aplicar o Spiff de vendas

Para aplicar o Spiff de vendas de modo assertivo, você pode seguir os seguintes passos:

  • estabeleça um objetivo claro;
  • defina o que e como deve ser feito;
  • selecione os critérios da campanha;
  • determine os incentivos;
  • estabeleça um prazo;
  • verifique seu orçamento;
  • comunique os termos do programa.

Confira mais detalhes logo adiante!

Estabeleça um objetivo claro

Primeiramente, é preciso estabelecer um objetivo claro para a campanha. 

Nesse momento, é importante olhar para os objetivos estratégicos da empresa, as demandas do mercado e as necessidades da equipe, visando definir metas coerentes.

Além disso, você deve se manter sucinto e bastante específico. Isso significa que será necessário atribuir informações tangíveis para o objetivo, como quantidade de vendas, percentuais de crescimento e outros indicadores mensuráveis. 

Veja mais dicas sobre como montar uma campanha de incentivo de vendas:

spiff

Defina o que e como deve ser feito

Nessa etapa, detalhe exatamente o que é esperado da equipe de vendas para alcançar o objetivo estabelecido, explicando as ações e a estratégia a ser seguida para o sucesso da campanha. 

Por exemplo, se o objetivo for reativar clientes inativos há mais de 3 meses, você deve detalhar: 

  • como identificar esses clientes;
  • qual abordagem utilizar;
  • quais ofertas exclusivas serão oferecidas;
  • qual o cronograma para acompanhamento desses clientes.

Selecione os critérios da campanha

Os critérios da campanha envolvem os indicadores que serão utilizados para avaliar o sucesso da equipe para alcançar o objetivo proposto.

No caso da reativação de clientes inativos, por exemplo, os critérios podem incluir o número de clientes reativados, o aumento nas vendas provenientes deles e a taxa de resposta às ofertas exclusivas. Tais indicadores devem ser quantificáveis e mensuráveis, propiciando uma base objetiva para a avaliação do desempenho individual e coletivo da equipe.

Para defini-los, é preciso considerar a real relevância para a campanha, bem como sua capacidade de refletir de forma precisa o progresso em direção ao objetivo.

Determine os incentivos

Defina as recompensas que serão oferecidas à equipe ao alcançar ou superar as metas. Essas recompensas podem variar de prêmios em dinheiro a viagens, produtos ou outros benefícios atrativos, como cursos de desenvolvimento profissional e vale-presentes para motivar os vendedores.

Estabeleça um prazo

Neste passo, é preciso estabelecer um período de tempo específico para a campanha de Spiff. 

Aliás, o prazo deve ser curto o suficiente para criar um senso de urgência, mas também realista para permitir que a equipe alcance as metas de maneira eficaz.

Verifique seu orçamento

Para evitar prejuízos no fluxo de caixa, é crucial verificar seu orçamento antes de lançar a campanha de Spiff, garantindo que existem recursos financeiros suficientes para uma iniciativa viável e sustentável.

Aqui, é importante considerar não apenas os custos diretos dos incentivos, mas outros gastos relacionados à execução da campanha, como materiais de marketing, suporte técnico e possíveis despesas adicionais. 

Comunique os termos do programa

Para completar, basta comunicar os termos do programa para os participantes.

Tenha em mente que uma comunicação assertiva é fundamental nessa etapa. A propósito, é essencial que o programa seja divulgado em todos os canais de comunicação.

Depois de apresentar o programa (e antes de iniciar o prazo), certifique-se de reservar alguns dias para que os participantes possam tirar dúvidas.

Não se esqueça de apresentar os indicadores que serão utilizados para avaliar o desempenho, as metas a atingir e os incentivos a conquistar.

Quer aprender mais sobre os indicadores de vendas e marketing? 

Baixe agora nosso guia “Indicadores de Vendas e Marketing: KPIs que você deve usar“. Confira insights valiosos sobre a relevância das áreas de Vendas e Marketing, as dicas do livro “Predictable Revenue”, os principais indicadores macro e micro, os tipos de KPIs para inbound e outbound e muito mais!