Qual script de vendas por telefone um vendedor precisa usar na hora de ligar para o cliente?

Todo vendedor tem um bloqueio quando pega o telefone para fazer ativo em um cliente. Afinal de contas, o que dizer quando a outra voz tirar o telefone do gancho? Como abordar clientes por telefone?

Quem nunca teve um frio na barriga que atire a primeira pedra. Pois a verdade é que a primeira prospecção de clientes por telefone é o grande desafio da área de vendas.

Pensando nisso, aqui vão algumas dicas básicas sobre como captar clientes por telefone.

Guia: como elaborar e implementar o processo de vendas

Elaborando e tirando o processo de vendas do papel para colocá-lo em prática

Veja também: Como prospectar clientes por telefone em 6 passos simples

Como criar um script de abordagem de vendas por telefone

Fazer prospecção de clientes por telefone exige um estudo anterior para estar atento acada detalhe, de seu negócio e das necessidades do cliente. Veja como fazer isso em 5 passos.

1. Conheça o cliente antes da venda

Você sabe quais são as necessidades do cliente, quais os desafios do seu dia-a-dia e as dificuldades que ele passa? A verdade é que os clientes não tem tempo para soluções que não podem ser imediatamente aplicadas em seus negócios.

Por isso, se você não souber como a sua solução impacta o negócio do seu cliente de maneira positiva, não vai conseguir chamar a sua atenção em uma venda por telefone.

Qual o tamanho da empresa? Qual o ramo? Quais os principais concorrentes? Eles fecharam o ano com lucro ou prejuízo?Watch Full Movie Streaming Online and Download

Sem esses dados básicos e, sem cruzar isso com o resultado que você pode entregar, nem tire o telefone do gancho. Ao montar seu script de vendas por telefone, inclua um resumo dessas informações, específicas para cada cliente, e tenha consigo, para qualquer eventualidade.

2. Tenha um script de vendas por telefone impresso

Isso mesmo, vendas é um processo. E como um processo, você precisa saber o que dizer e o que falar para o cliente na hora em que ele aceitar te atender.

Ter um roteiro escrito nada mais é que contar uma história sobre como sua empresa pode ajudar a empresa do cliente (para isso você precisa ter feito o dever da 1ª dica).

Assim, o que você deve fazer é escrever uma história sobre o que você vende, intercalar a sua história com a realidade da empresa e o impacto daquilo que você está oferecendo no resultado.

Você precisa mastigar o trabalho para o cliente. Quando ele visualiza o que você está dizendo, fica bem mais fácil para ele comprar a ideia.

3. Mantenha o foco no que importa: o cliente

Tenha em mente esses itens ao pensar em seu script de bendas por telefone:

  1. Não importa se é maravilhoso fazer negócios com a sua empresa
  2. Não importa os resultados que a sua empresa dá para outros clientes
  3. Não importa o preço da concorrência

O cliente quer saber o que a sua empresa pode fazer por ele!

Então, seja breve ao falar de sua própria empresa. Ninguém quer falar com um vendedor pavão que apenas quer se exibir e dizer como será ótimo para a sua empresa fazer negócio com ele.

script de abordagem de vendas telefone

Mantenha o foco das vendas no cliente.

Por isso, fale sobre a sua empresa o mínimo possível!

Fale sobre o problema. Mantenha o foco em resolver o problema para o cliente. Se ele gostar da ideia e acreditar que você pode ajudar a empresa dele, em um momento oportuno ele solicitará seu contato.

4. Seja direto

Ninguém gosta de falar no telefone.

Hoje em dia, o telefone é o método que mais prende a atenção das pessoas. Um chat online, um e-mail, um SMS te permitem fazer outras coisas ao mesmo tempo. Já uma ligação rouba quase todos os seus sentidos.

Portanto, seja breve e direto. As pessoas têm outros afazeres. Elas precisam desligar para continuar trabalhando.

Por isso, não prolongue o assunto. Fale sobre como você pode ajudar a empresa resolver o problema de forma direta e diga que adoraria ter uns minutos a mais para falar como podem fazer aquilo.

Se o cliente realmente estiver a fim do que você faz, lhe dará um tempo oportuno para expor seu produto. Lembre-se disso.

Conheça mais dicas de Como vender mais por telefone: traga solução, não problemas

5. AIDA

AIDA é a sigla de (atention, interest, desire and action), ou seja, atenção, interesse, desejo e ação. Não existe ação sem nada disso que vem antes.

Além de ser excelente para construir um ótimo script de abordagem de vendas por telefone, não existe venda sem AIDA e não há como captar clientes por telefone sem um script detalhado e bem feito!

Você só conseguirá vender se captar a atenção do cliente e despertar o seu interesse, que moverá o desejo dele e fará com que ele parta para a ação, ainda mais quando se trata de prospecção de clientes por telefone.

Veja mais sobre como funciona o AIDA:

Além da AIDA, existe outra abordagem de vendas um pouco mais completa, veja aqui: O que é Aidala e como aumentar as vendas com ela?

Não tem como vender por telefone sem transmitir o valor que sua empresa oferece

O valor que você oferece ao cliente é o que conta. Se ele enxergar valor no seu produto e serviço, ele certamente arranjará uma desculpa racional para comprar.

A prospecção de clientes por telefone não é tarefa fácil. Nem todo vendedor serve para fazer esse tipo de prospecção.

Se você quiser se aprofundar sobre o tema prospecção, nós recomendamos que você acompanhe o canal do Evandro Fernandes no YouTube.