O remarketing é uma estratégia de marketing digital que ajuda as empresas a aumentar suas vendas ao reativar o relacionamento com os leads e clientes, por meio de ações focadas na conversão. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • O remarketing é uma estratégia de marketing que ajuda as empresas a aumentar seus níveis de engajamento e vendas ao focar em fazer contato com leads antigos e clientes da base. 
  • Quando executada pela internet, a tática usa os cookies para verificar os dados e, assim, segmentar e personalizar as campanhas conforme as especificidades de cada perfil de lead ou cliente. 
  • Para dar início a uma estratégia de remarketing, é preciso conhecer bem o público e segmentar os contatos, pensar em vários formatos de anúncios e monitorar os resultados.
  • O remarketing pode ser uma estratégia muito útil para otimizar suas vendas. Para aprender outras, baixe nosso guia gratuito: como elaborar um processo de vendas e suas etapas.

A propósito, o remarketing ajuda a mostrar aquele cliente que não faz negócios há bastante tempo ou que abandonou o processo no meio, mas que sua empresa ainda tem interesse em atender suas necessidades. 

Ao mesmo tempo, é uma maneira de relembrar que sua marca existe. O resultado costuma ser um aumento nas vendas e taxas de engajamento. E quem não quer isso, certo?

Quer aprender como fazer remarketing? Então, siga a leitura, pois explicamos o que você precisa sobre esta estratégia de marketing e, ainda, apresentamos 4 dicas para colocá-la em prática!

O que é remarketing?

O remarketing é uma estratégia que foca em retomar o engajamento de uma marca com potenciais ou atuais consumidores que já fizeram contato anteriormente, mas não finalizaram o processo. Basicamente, são aqueles que já demonstraram interesse nas soluções que a empresa oferece, visando fomentar uma compra. 

Por exemplo, uma empresa B2B pode fazer o remarketing de potenciais clientes que procuraram saber mais sobre um serviço ao solicitar um orçamento ou baixar um e-book. 

Neste caso, os dados que eles deixaram são usados para tentar inseri-los no funil de vendas novamente, por meio de ações focadas em atrair a atenção deles. 

Em paralelo, é possível usar a estratégia em clientes que já adquiriram um produto/serviço. Neste caso, a tática serve para apresentar outra solução complementar ou oferecer um upgrade. 

O remarketing também é feito em lojas virtuais, como quando os consumidores abandonam um carrinho sem finalizar a compra. De qualquer forma, esse tipo de campanha pode ajudar a aumentar as vendas. 

>>>> Você pode se interessar: como usar o marketing digital para vendas e aumentar o alcance da marca?

Como funciona uma campanha de remarketing?

As campanhas de remarketing pela internet funcionam usando cookies — e não os de comer. Na verdade, são arquivos de texto que armazenam dados de usuários e servem para rastrear o que é visto nas páginas. Ou seja, eles mostram no que as pessoas demonstraram interesse e as empresas usam esses dados para segmentar as ações.

Para compreender melhor, sabe quando você acessa um site e coloca seu login e senha? Pois bem, são os cookies que salvam essas informações para que você não precise digitar tudo na próxima vez que acessar a página. 

Porém, os cookies também armazenam outros tipos de informações, como histórico de pesquisas e outros dados de navegação. E, por falar nisso, existem dois tipos: third-party cookies e first-party cookies. 

Os third-party cookies são informações sobre a navegação dos usuários coletadas por terceiros, que podem ser acessados por times de marketing em campanhas de remarketing. Por exemplo, uma pessoa pesquisa sobre um produto e começa a receber anúncios em outros sites.

Porém, o Chrome, que é o navegador mais usado, está limitando o acesso a estes dados, visando garantir a segurança dos usuários. 

Já os first-party cookies são os dados coletados pelos próprios sites, como login, senha e informação do carrinho. E, mesmo que esse tipo seja mais limitado, também pode ser usado no remarketing, já que você ainda consegue captar informações-chave sobre seus leads e clientes.

Como fazer remarketing? 4 dicas para uma campanha de sucesso 

Agora que você já sabe o que é remarketing e como esta estratégia funciona, chegou o momento de aprender como criar uma campanha para sua empresa e, assim, reconquistar leads e clientes, potencializando o aumento das vendas. Vamos lá?

1. Segmente seu público

O primeiro passo é segmentar seu público, definindo quais perfis de consumidor deseja atingir com a campanha de remarketing. Serão apenas pessoas que abandonaram o carrinho? Ou serão clientes que não compram há um tempo?

Essa decisão ajuda a delimitar os detalhes das ações, como quais conteúdos exibir, formatos, maneiras de contato etc. 

Aliás, uma campanha de remarketing para alguém que já é cliente tem uma abordagem diferente daquela pensada para uma pessoa que nunca fez negócio, só mostrou interesse.

>>>> Veja também: tipos de público-alvo — quais são os principais e por que definir?

2. Varie os formatos

Além de segmentar os perfis, vale criar vários formatos de ações para atingir o máximo possível de clientes. Podem ser anúncios em sites, posts nas redes sociais, e-mails marketing e até mesmo ligações. 

Sim, você pode usar os meios tradicionais de abordagem de vendas para fazer remarketing, especialmente se a empresa for B2B. Por exemplo, tente mandar um e-mail ou ligar relembrando o contato anterior e oferecendo uma solução que pode beneficiar o cliente.

3. Ofereça condições especiais 

Caso você escolha e-mail, mensagem ou ligação, é interessante oferecer condições especiais para os clientes. Por exemplo, um desconto se ele decidir finalizar a compra ou um pacote especial voltado para suas necessidades, caso seja um cliente antigo.

4. Monitore os resultados

Após dar início à campanha de remarketing, é crucial monitorar os resultados. Desta forma, você consegue saber se as ações deram frutos positivos, atraindo mais clientes e aumentando as vendas.

Neste ponto, é interessante monitorar os indicadores de marketing, como número e custo por clique, além das taxas de conversão

Também é interessante contar com uma ferramenta de CRM, que permite monitorar e gerenciar todo o processo de vendas. Um bom exemplo é o Agendor, que possibilita acompanhar desde a etapa de planejamento até o pós-venda.

No mais, o Agendor armazena o histórico dos clientes, facilitando o processo de personalização das campanhas e elevando as chances de sucesso da estratégia. Faça o cadastro e comece a usar agora mesmo, gratuitamente!