As projeções financeiras de vendas permitem que as empresas façam uma estimativa dos seus ganhos para determinados períodos no futuro. Dessa forma, são ferramentas vitais para manter a saúde de qualquer negócio, já que facilitam o planejamento estratégico, servindo como um guia para direcionar as ações que a empresa pensa em tomar no futuro. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • As projeções financeiras são estimativas de quanto a empresa pode ganhar no futuro (incluindo as oportunidades de vendas), e são definidas a partir de uma análise minuciosa dos dados.
  • A ferramenta permite fazer um melhor controle financeiro, bem como determinar as metas para o futuro e elaborar um planejamento estratégico mais assertivo. 
  • Os resultados das projeções dependem da elaboração de um processo de vendas bem-estruturado para garantir que as metas sejam cumpridas e a empresa continue crescendo. 
  • Para fazer uma projeção financeira precisa, é crucial acompanhar os resultados de vendas. Você pode fazer isso pelo Agendor, o CRM 100% brasileiro. Faça o seu cadastro e comece a usar gratuitamente!

As projeções financeiras entregam para os líderes e gestores insights poderosos que possibilitam prever a taxa de crescimento do negócio e traçar metas de vendas mais realistas, visto que se baseiam no histórico de rendimento. 

Quer adotar a ferramenta no seu negócio? Então, continue com a leitura. Neste artigo, explicamos os principais tipos, a importância e mostramos como fazer o cálculo de projeção financeira para a sua empresa com um passo a passo bem simples!

O que são projeções financeiras de vendas?

As projeções financeiras de vendas são uma maneira de prever quanto a empresa ganhará com suas vendas em determinado período. O processo é baseado em dados concretos sobre o desempenho do negócio, bem como mudanças econômicas e operacionais, e visa projetar a saúde financeira do empreendimento em médio e longo prazo.

A estimativa ainda ajuda os líderes e gestores a criarem um planejamento estratégico financeiro mais preciso, já que permite ter uma previsão dos recursos disponíveis para realizar investimentos ou planejar um corte de gastos para sobreviver a uma crise. 

É importante ter em mente que não há apenas um tipo de projeção financeira de vendas. Na verdade, é comum que as empresas usem três, e a principal diferença entre cada modalidade é o prazo. Confira mais detalhes a seguir!

Quais são os tipos de projeções financeiras?

Os três tipos de projeções financeiras de vendas são:

  1. de curto prazo; 
  2. de médio prazo; 
  3. de longo prazo. 

Veja como cada tipo funciona a seguir!

1. De curto prazo

O primeiro tipo de projeção financeira é o de curto prazo. Neste caso, a estimativa é feita para um prazo de um ano, tendo, como base, a análise mensal dos rendimentos de vendas anteriores. Ou seja, prevê o quanto a empresa ganhará nos próximos 12 meses. 

Essa previsão é bastante usada no acompanhamento de metas, na prestação de contas e na tomada de decisões sobre o uso dos recursos da companhia. Portanto, precisa ser revista com frequência. 

Por exemplo, uma empresa precisa estabelecer e acompanhar suas metas de vendas para o ano. Neste caso, pode fazer uma projeção de curto prazo — considerando o histórico de vendas do ano anterior e a situação do mercado atual — para projetar o cenário nos próximos 12 meses.

2. De médio prazo

A projeção de médio prazo serve para prever os ganhos da empresa para os próximos três anos. Também é baseada na análise mensal de vendas e ajuda a estimar o crescimento do negócio e fazer uma previsão dos possíveis gastos. 

O ideal é revisar esse planejamento pelo menos a cada seis meses para incluir quaisquer mudanças percebidas e garantir a assertividade, já que ele é afetado por mais variáveis. 

Por exemplo, uma empresa planeja expandir suas operações, abrindo mais pontos de vendas. 

Para isso, faz uma projeção de médio prazo considerando os ganhos históricos e a projeção do mercado para o período. Assim, tem uma “noção” mais precisa do quanto pode ganhar e entende se vale a pena seguir com a ação.

3. De longo prazo

Por último, a projeção de longo prazo estima os ganhos da empresa para os próximos cinco anos e se baseia nos resultados anuais de vendas, levando em consideração as variáveis do cenário econômico. 

Tal previsão é muito usada para avaliar o potencial e planejar as ações para promover o crescimento do negócio. 

Devido ao longo período, é normal que essa projeção não seja tão precisa, já que em cinco anos muita coisa pode acontecer — crises, mudanças de tendências de mercado ou transformações no cenário econômico do país —, por isso, é vital revisá-la anualmente.

Por exemplo, uma empresa quer vender para outros mercados e, para isso, precisa atrair investidores interessados. 

Neste caso, é possível usar a projeção de longo prazo para mostrar que o negócio é viável, com base na previsão de lucros para os próximos 5 anos. Para tanto, pode-se usar o histórico dos anos anteriores, a projeção do mercado e as ações que o negócio pretende tomar para alcançar seus resultados. 

Por que fazer projeções financeiras de vendas?

Como falamos, as projeções financeiras de vendas são parte essencial do controle financeiro das organizações. Afinal, é difícil decidir quanto gastar e onde economizar se você não tem ideia de quanto dinheiro terá em caixa, concorda?

Aliás, a projeção é vital para a sobrevivência dos empreendimentos, visto que dados do Sebrae mostram que uma das principais causas para o fechamento de empresas no Brasil é o planejamento inadequado dos gestores. 

O levantamento aponta que 17% dos empresários que fecharam não fizeram nenhum tipo de planejamento e 56% apenas para um período de 6 meses.

Por último, o planejamento ajuda na criação e no acompanhamento das metas de vendas, uma vez que permite estimar a capacidade de produção do negócio e monitorar o cumprimento dos objetivos.

Compreendeu a importância dessa previsão? Então, confira a seguir um passo a passo de como fazer projeções financeiras de vendas para a sua empresa!

Como fazer projeções financeiras de vendas? Passo a passo 

O cálculo de projeção financeira não tem uma fórmula, mas não é tão complicado. Primeiro, você precisa escolher um dos tipos citados acima — de curto, médio ou longo prazo. Depois, basta seguir o passo a passo abaixo!

1. Verifique os dados históricos 

O primeiro passo para fazer uma projeção financeira de vendas é verificar os dados históricos da sua empresa. Em outras palavras, como foram as vendas e as despesas — aluguel, compra de insumos, pagamento de colaboradores ou custos com ferramentas — nos meses anteriores. 

Tais informações servem como base para definir como será o futuro financeiro do negócio, uma vez que você pode esperar resultados semelhantes — exceto, como pontuamos acima, quando uma crise ou tendência de mercado impactam o cenário.

2. Faça uma estimativa realista 

Pensar grande é bom. Porém, na hora de fazer sua projeção financeira de vendas, é vital ser realista. Não adianta “prever” um aumento de 50% nas vendas para o ano se você não tiver a capacidade — seja pelo mercado ou falta de vendedores — para alcançar o feito. 

Sendo assim, use os dados que coletou no tópico anterior e analise primeiro o mercado — estudando os concorrentes para verificar seus resultados e os clientes para identificar se há ou não procura pelas soluções que você oferece —, entendendo se há uma expectativa de queda ou de crescimento. 

Em seguida, confira a capacidade da sua equipe para não sobrecarregar ninguém com metas impossíveis. Por fim, veja se sua empresa tem as ferramentas corretas para alcançar as previsões. 

3. Monitore as despesas 

Não se esqueça de anotar suas despesas de vendas, uma vez que elas afetam os ganhos da empresa. Afinal, o dinheiro para pagar as contas tem que sair de algum lugar, certo? Portanto, é preciso monitorar e prever todos os seus gastos para o período analisado. 

Por exemplo, se você estiver fazendo uma projeção financeira em médio prazo e prevê um crescimento de 20% nas vendas para os próximos três anos, é preciso ponderar o aumento dos custos com produção, adoção de ferramentas — como de vendas ou gestão — e mão de obra qualificada. 

Inclusive, o Agendor tem uma planilha de despesas + relatório de visitas de vendas gratuita para você. É só baixar e começar a usar!

4. Acompanhe os resultados 

Quando bem feitas, as projeções financeiras de vendas costumam entregar dados precisos. Porém, é essencial estar preparado para qualquer mudança que possa alterar a situação financeira. Por exemplo, ninguém esperava que a pandemia fosse durar tanto e afetaria tanto a economia.

Portanto, você deve sempre revisar os resultados com frequência para garantir que as previsões se cumpram ou, caso ocorra alguma mudança, adaptar o documento para manter a assertividade.

Como fazer esse acompanhamento? Essa realmente é uma pergunta interessante. Bem, você pode adotar um bom sistema de CRM, como o Agendor. A ferramenta permite monitorar todos os resultados de vendas em tempo real e de qualquer lugar por meio de relatórios personalizados.

Em outras palavras, você consegue acessar o histórico de vendas — que, como falamos, é essencial para fazer uma boa projeção financeira, de uma só plataforma — facilitando, e muito, o trabalho de pesquisa e análise de dados. 

A propósito, um bom CRM também pode ajudar a fazer suas projeções se tornarem realidade mais rapidamente, viu? Isso porque serve de suporte para o processo de vendas, potencializando os resultados para permitir que seu time cumpra suas metas.

Quer aprender como? Então, aproveite para conferir o guia: como usar o Agendor para aumentar sua eficiência em vendas e veja como!