Os investimentos para empresas permitem que as pessoas jurídicas (PJ) rentabilizem seu capital e expandam as receitas de maneira segura, já que muitos deles dão uma garantia de ganhos no final de um período. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • Os investimentos para empreendimentos contribuem para o crescimento das empresas e, ainda, permitem criar uma reserva financeira que pode ser acessada em casos de emergências. 
  • Essa estratégia pode fazer com que as organizações não apenas aumentem seus lucros, mas também a participação e o valor de mercado. 
  • Os tipos de investimentos empresariais mais comuns são ações da bolsa de valores, certificados de depósito bancário, letras de crédito e fundos de investimento. Basta escolher qual se encaixa no seu plano de negócios
  • Uma das habilidades necessárias ao fazer investimentos para empresas é saber negociar. Por isso, confira nosso guia gratuito com as regras de ouro da negociação que pode ser aplicado tanto nas vendas, quanto nos investimentos. 

Um tipo de investimento financeiro para empresas que garante os ganhos são as letras de crédito. Isso porque, ao assinar o contrato, o negócio define o prazo de vencimento — quando vai receber o dinheiro —, bem como o valor que receberá. Interessante, não é?

E você, tem um dinheirinho parado no negócio e quer fazê-lo render? Então, continue lendo este artigo e confira 4 dicas de investimentos para empresas, além dos cuidados que deve ter na hora de fazê-los!

Como funcionam os investimentos financeiros para empresas?

Os investimentos para empresas — organizações cadastradas como pessoa jurídica — funcionam de maneira semelhante dos disponíveis para pessoas físicas. Ou seja, você escolhe o tipo, investe e espera render. Porém, há uma diferença na burocracia, que tende a ser bem maior quando falamos de negócios, assim como há distinção no regime de tributação. 

Já que possuem um CNPJ, as empresas não podem investir no Tesouro Direto, por exemplo. Esses empreendimentos também não são habilitados para investir em certos fundos de investimento. 

Por esse motivo, é bom conferir a lista que trouxemos mais adiante sobre os possíveis investimentos para empresas e como fazê-los, certo?

Outro detalhe importante é que a tributação sobre os ganhos é diferente para os negócios que investem seu capital. Eles não têm isenção de Imposto de Renda (IR), como acontece com pessoas físicas na venda de ações abaixo de R$ 20 mil por mês, por exemplo. 

De qualquer forma, os investimentos financeiros para empresas são uma boa opção para que as organizações possam aumentar o valor de mercado, expandir seus ganhos, garantir a proteção do capital contra as flutuações financeiras e fazer uma reserva de emergência, que pode ser acessada em momentos de crise. 

Outro ponto interessante é que investir o capital das empresas permite rentabilizá-lo. Em outras palavras, pode-se usar o dinheiro que, do contrário, ficaria parado, visando gerar mais renda para o negócio.

>>>> Veja também: case de sucesso com o Agendor — empresa de consultoria de investimentos

Quais os tipos de investimentos para empresas?

Os principais tipos de investimentos para empresas são:

  • ações e debêntures; 
  • certificados de depósito bancário; 
  • letras de crédito; 
  • fundos de investimento.

Continue lendo para ver como cada um desses investimentos funcionam e como fazê-los!

1. Ações e debêntures

Uma das opções de investimentos para as empresas são as ações. Em suma, são pedaços do capital de outro negócio. Ao comprá-las, sua organização tem acesso a uma parcela da outra empresa e pode receber uma fração do lucro que ela tiver. Entretanto, o mesmo vale para os prejuízos, viu?

Esse é um tipo de investimento de renda variável. Isso significa que você não sabe o rendimento final na hora da compra, pois isso depende das flutuações do mercado. 

Por outro lado, existem as debêntures, que são títulos nos quais um negócio “empresta” dinheiro para outro a fim de pagar uma dívida, por exemplo. 

No contrato, é firmado um acordo que detalha o prazo para retorno e a taxa de juros. Logo, é um investimento de renda fixa. Você sabe quanto vai ganhar e quando vai receber.

2. Certificados de depósito bancário

O certificado de depósito bancário (CDB) é outro investimento para empresas. Trata-se de títulos de instituições financeiras e considerados bastante seguros. Isso significa que são baixas as chances de perder o dinheiro investido. 

Na prática, a organização empresta uma quantia para um banco e recebe um prazo para reaver o investimento e a quantia acrescida de juros. 

3. Letras de crédito

Existem dois tipos desse modelo de investimento: as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), sendo que as duas que podem ser feitas por empresas. 

Esses também são de renda fixa e emitidos por instituições bancárias. No caso, a empresa cede dinheiro para financiar projetos imobiliários (no caso do LCI) ou para produtores rurais (na LCA). 

No momento da compra, são acordados os prazos para o retorno do capital e, também, os valores que serão ganhos durante o período, o que traz previsibilidade. 

4. Fundos de investimento

Anteriormente, mencionamos que alguns fundos de investimentos não são acessíveis para as empresas. E a chave está no “alguns”. Isso porque existem opções que podem ser acessadas por CNPJs com total segurança e conforme a legislação. 

Nesse tipo de investimento, várias empresas se juntam para “colocar” capital em outro negócio, dos mais diversos ramos, como imobiliário ou financeiro. Toda a operação é gerenciada por outro CNPJ. Então, você não precisa se preocupar em monitorar com tanta frequência. 

Os fundos de investimento têm outra vantagem em relação aos demais tipos que trouxemos até aqui: você pode pedir o dinheiro de volta a qualquer hora. Eles não têm um prazo de vencimento, como acontece com as letras de crédito ou as debêntures.

>>>> Você pode gostar: receita previsível — como calcular e melhorar a estratégia de vendas?

Como fazer um investimento financeiro para empresas?

Após ver a lista de investimentos para empresas, ficou com vontade de aplicar parte do capital do seu negócio e fazer esse dinheiro render? Então, fique ligado nestas dicas que trouxemos para você. 

Primeiramente, fique de olho na documentação. Como explicamos, os investimentos para CNPJ têm mais burocracia. Por exemplo, as organizações precisam apresentar a demonstração do resultado de exercício (DRE), o balanço patrimonial e até a declaração de faturamento. 

Outro cuidado, caso escolha um investimento de renda fixa, é ficar atento ao prazo de vencimento. Assim, você evita não ter acesso ao capital em um momento que precisaria para outro fim porque não pode reavê-lo até certa data. 

Caso você esteja pensando em fazer um investimento financeiro com o capital da sua empresa, não se esqueça também de cuidar da gestão interna dela. Desse modo, você garante que as finanças fiquem nos conformes e seus investimentos tragam resultados positivos. 

Para aprender mais sobre isso, recomendamos a leitura dos nossos artigos sobre gestão estratégica de resultados e gestão de pessoas. Aproveite para conferir!