Enfrentando dificuldades para definir metas para sua empresa? Então veja alguns exemplos práticos de OKR para atendimento ao cliente. 

A metodologia OKR é baseada na gestão ágil e tem o objetivo de facilitar a definição de metas e a sua priorização. Ajudando as empresas a alcançar seus objetivos de forma organizada e eficiente. 

Se você ainda não conhece o método, ou já até ouviu falar, mas ainda não sabe como aplicá-lo, veja como fazer a seguir. Aproveite e se inspire em exemplos hipotéticos de como aplicar a metodologia no atendimento ao cliente. 

Afinal, o que é OKR?

Definir metas é uma prática unânime entre as empresas. O que nem todas sabem, no entanto, é que utilizar a metodologia OKR para o atendimento ao cliente pode elevar os resultados e garantir um maior alinhamento entre a equipe. 

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Isso porque o OKR ou Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-chave), o que significa a sigla, é uma metodologia que facilita a definição de metas que levam a uma maior conquista de objetivos. 

Desenvolvido por Andrew Grove, ex-presidente da Intel, o OKR se tornou mais conhecido após sua implementação no Google, por John Doerr — e a empresa continua a utilizar a metodologia até hoje! 

Em suma, o OKR é utilizado para auxiliar na priorização e definição de metas, o que passa pela estruturação de objetivos e resultados-chave. A ideia por trás dessa divisão é que, a partir da conquista dos resultados-chave, a equipe alcance também o objetivo macro. 

Dessa forma, podemos entender os conceitos como:

  • Objetivo: meta a serem alcançadas
  • Resultados-chave: indicadores que medem o alcance da meta

Essa fragmentação acontece para que a equipe consiga visualizar e entender facilmente o que se deve fazer no dia a dia, para estimular os colaboradores e favorecer a conquista do objetivo.

Assim, com tudo estabelecido, a equipe parte para o trabalho em busca desses resultados. A ideia do OKR é ajudar as empresas a priorizar seus objetivos. 

Afinal, por mais que as organizações possuam muitas metas para cada setor, não é possível que todos sejam conduzidos ao mesmo tempo de forma eficiente e de qualidade. 

Dessa forma, a metodologia facilita a empresa a entender qual objetivo é mais relevante no momento, e encaminhar a equipe motivada a concluí-lo. 

Por que utilizar OKR em sua empresa?

Agora que você sabe o que é a metodologia, já deve imaginar que o uso de OKR para atendimento ao cliente pode trazer muitos ganhos. 

A verdade é que utilizar os OKRs em uma empresa pode trazer diversos benefícios para diferentes setores, especialmente a equipe comercial. 

Entre os maiores motivos para se utilizar a metodologia, podemos listar:

1. Definição de prioridade

Um dos maiores ganhos de utilizar OKR para o atendimento ao cliente é aprender a priorizar objetivos. 

Afinal, com a ânsia de crescer e conquistar cada vez mais consumidores, uma empresa pode facilmente se perder entre as diversas metas que estabelece com o passar dos dias.

Porém, ao utilizar a metodologia, o setor de atendimento, vendas, sucesso do cliente e outros podem ter uma visão mais ampla e clara de todos os objetivos da empresa, e quais são as metas mais importantes que devem ser priorizadas e alcançadas em um primeiro momento.

2. Engajamento dos colaboradores

Um dos maiores motivos para implementar o OKR no atendimento ao cliente é o engajamento da equipe, que trabalha em conjunto para atingir o grande objetivo. 

Esse engajamento acontece justamente porque um dos principais aspectos da metodologia é a participação coletiva na definição dos OKRs, portanto, todos podem ter a liberdade de contribuir e, assim, se sentir parte daquilo. 

Como consequência, pode-se observar um maior esforço por parte de todos para finalmente atingir o que foi definido. 

3. Maior produtividade

Uma equipe engajada trabalha melhor, mais feliz e com mais eficiência. Portanto, utilizar OKR para atendimento ao cliente pode acarretar também em uma maior produtividade.

E não apenas pelo engajamento dos colaboradores, mas também em relação a priorização das metas, que favorecem um maior foco na conquista do objetivo. 

Confira essas dicas de atendimento ao cliente:

Como usar a metodologia OKR para atendimento ao cliente

Com tantas vantagens, certamente você está se questionando sobre como implementar a metodologia OKR para o atendimento ao cliente. 

Por mais que pareça simples, afinal, basta definir objetivos e resultados-chave, na prática a sua estruturação e implementação é o que definirá a eficiência e o sucesso da metodologia em sua empresa. 

Para isso, deve-se seguir alguns passos básicos para que o método ágil seja aplicado corretamente.

1. Definir metas

Autoexplicativo, mas uma das etapas mais importantes para quem deseja utilizar OKR para atendimento ao cliente. Afinal, antes de tudo, é necessário que a empresa tenha, de forma clara e precisa, seu objetivo central definido. 

2. Permitir a participação da equipe

Para que o método seja aplicado corretamente, não basta que os superiores se reúnam e façam essa definição. Uma das características mais importantes do OKR é permitir que os colaboradores participem do processo de escolha dos objetivos. 

3. Fragmentar o objetivo principal em resultados-chave

A grande sacada da metodologia é fazer com que todo o quadro de colaboradores foque em atingir metas mais práticas e aparentemente menores, para consequentemente chegar ao objetivo macro e final. 

4. Definir prazos

Uma vez que os resultados-chave são estabelecidos, parte-se para a definição dos prazos. Afinal, para que a metodologia proporcione ganhos e chegue ao seu resultado esperado, o OKR precisa ser dinâmico e ter uma data para chegar ao fim. 

Para isso, é necessário estabelecer prazos, de preferência mais curtos, que irão nortear a equipe nessa conquista.

5. Determinar os responsáveis por cada objetivo

É indispensável que sejam definidos responsáveis por todas as metas micros, para evitar uma sobrecarga dos colaboradores e para manter um maior acompanhamento do processo. 

6. Documentar o processo

Falando em acompanhar o processo, outro ponto muito importante na metodologia e que deve ser aplicado pela empresa que deseja utilizar OKR para atendimento ao cliente é a documentação.

Ao documentar todo o progresso feito para chegar a um resultado-chave, a empresa manterá o time engajado e focado na conquista do objetivo final, pois garantirá que todos estejam atualizados sobre o progresso, os prazos e o seu papel no processo. 

Além disso, ao documentar a empresa garante um maior alinhamento da equipe caso novos colaboradores sejam contratados enquanto a OKR ainda está em percurso.

7. Acompanhar os resultados

Por fim, chegamos a um ponto muito importante: o levantamento de resultados. É indispensável acompanhar o andamento das metas, e manter a equipe atualizada sobre o alcance do objetivo. Afinal, é o progresso que irá estimular ainda mais a conquista.

Além disso, também é fundamental revisar os OKRs periodicamente. Pode acontecer de um resultado-chave que foi definido não ter um bom resultado, ou de não fazer mais sentido para a empresa após alguns meses. Nesse caso, apenas o acompanhamento irá mostrar os gargalos

OKRs na prática: 6 exemplos de OKR para atendimento ao cliente 

Agora que você sabe o que é e como implementar a metodologia, vamos visualizar a prática com alguns exemplos hipotéticos de OKR para atendimento ao cliente em diferentes áreas do atendimento? Veja abaixo como você pode estruturar o OKR da sua empresa. 

Exemplos de OKRs para suporte

Exemplo 1

Objetivo: Oferecer suporte de qualidade aumentando 50% a satisfação dos clientes

Resultados-chave:

  • oferecer uma solução de autoatendimento para demandas mais simples
  • reduzir em 60% o tempo de resposta do atendimento
  • aumentar a taxa de resolução, alcançando o percentual de 90%. 

Exemplo 2 

Objetivo: solucionar ao menos 50% da demanda de clientes em um único atendimento

Resultados-chave: 

  • ramificar os canais de atendimento para que o cliente fale diretamente com o setor desejado
  • reduzir em 70% a transferência de demandas entre setores
  • manter o histórico do cliente atualizado para facilitar o suporte único 

Exemplos de OKRs para vendas

Exemplo 1 

Objetivo: aumentar em 40% a quantidade de prospecção ativa atual

Resultados-chave:

  • aumentar em 15% o número de prospecção telefônica
  • aumentar em 20% as horas de prospecção por vendas externas
  • aumentar em 20% os investimentos em estratégias de social selling 

Exemplo 2 

Objetivo: melhorar em 20% o aproveitamento de leads a partir da qualificação 

Resultados-chave:

  • revisar o funil de vendas para identificar possíveis gargalos
  • definir um processo de qualificação de prospects
  • revisar os canais de prospecção atuais da empresa

Exemplos de OKRs para customer success 

Exemplo 1 

Objetivo: reduzir em 25% a taxa de churn do software 

Resultados-chave:

  • estabelecer um processo de onboarding
  • realizar follow up mensal com ao menos 50% da base de clientes
  • obter pontuação superior a 85% em Net Promoter Score 

Exemplo 2 

Objetivo: alcançar a pontuação de 90% em NPS 

Resultados-chave:

  • aumentar o Customer Satisfaction Score (CSAT) em 15%
  • diminuir em 10% a periodicidade de follow-ups 
  • melhorar em 50% o tempo de espera por suporte 

Falando em follow-up de vendas… Confira as dicas desse vídeo para aprimorar essa etapa do seu processo comercial:

Aprenda a estabelecer metas alcançáveis 

Agora que você já conhece a metodologia OKR e sabe como ela pode ser aplicada no setor de atendimento ao cliente da sua empresa, chegou a hora de entender como melhorar o processo de definição de metas. Afinal, você sabe como estabelecer uma meta realista e alcançável com base em dados e informações relevantes? 

Para descobrir como fazer isso, faça o download do ebook “Como definir e alinhar metas de vendas com o planejamento estratégico da empresa”. Assim, irá descobrir como definir objetivos corretamente e aprimorar a gestão das metas de todos os setores da sua organização.