Veja o objetivo do endomarketing para empresas, gestores, colaboradores e clientes. E mais, entenda sua importância estratégica!

Quando se fala em endomarketing, muitas pessoas não sabem que esse termo foi criado por um brasileiro, o professor Saul Bekin, mestre em Gestão Estratégica e professor de escolas de MBA, como FIA e Ibmec.

Segundo o professor, em linhas gerais, podemos dizer que o objetivo do Endomarketing é:

Promover o comprometimento e a produtividade, alinhando com os colaboradores da empresa as estratégias de negócios da organização com o objetivo de construir valor.

Assim, fica claro que mais que uma iniciativa de comunicação interna, como a mera distribuição de cartilhas, jornais corporativos, criação de intranets ou campanhas de e-mail, o endomarketing tem uma importância estratégica para os negócios.

Tanto isso é verdade que empresas como Gerdau, CPFL e Brasken, por exemplo, são reconhecidas por usar adequadamente o endomarketing com auxílio dessas ferramentas citadas no parágrafo anterior (entre outras) para tingir seus objetivos organizacionais.

Um exemplo prático de um objetivo do endomarketing poderia ser a implementação do processo de vendas em uma empresa.

Nesse contexto, o endomarketing será a maneira de fazer os funcionários e vendedores entenderem todo o processo de vendas que foi elaborado e, por meio de reuniões, treinamentos, materiais impressos, apresentações de slides etc., fazê-los compreender sua importância para o plano de negócios da empresa.

Para entender melhor como criar um processo de vendas e colocá-lo em funcionamento em seu negócio, baixe nosso e-book: Guia: como elaborar e implementar o processo de vendas.

Antes de prosseguir, dê uma olhada nesta apresentação interessante que encontramos no Prezi, aberta para a consulta de todos:

Objetivos do endomarketing

Como dissemos, o endomarketing tem uma função estratégica importante, que visa alinhar expectativas e buscar maneiras de como motivar funcionários para seguirem os valores, se adaptarem à cultura e atingirem as metas corporativas.

E isto se dá em relação a diferentes grupos de stakeholders. Veja os objetivos do endomarketing para cada um deles.

Objetivo do endomarketing para a empresa

Toda empresa tem um planejamento estratégico com o fim de atingir suas metas no período e de realizar a visão da empresa, em longo prazo.

Para isso, diversos planos setoriais, como o plano de marketing da empresa, o plano de vendas, o plano de administração financeira da empresa, planos de metas, planos de ações e muitos outros, são desenvolvidos.

Mas, para transformar o que foi planejado em ações efetivas, é preciso que todas as áreas da empresa, equipes e colaboradores, conheçam adequadamente algumas definições importantes:

  • Os valores da empresa: aquelas crenças e atitudes que devem pautar o comportamento de todos.
  • Sua missão: a razão de ser da empresa, o benefício que ela deseja entregar à sociedade.
  • Visão: aonde a empresa quer estar em longo prazo, geralmente em 20 anos, aproximadamente.

Além desses conceitos estipulados pela organização, é função do endomarketing fazer com que o plano estratégico e os planos de ação sejam compreendidos por todos aqueles que devem executá-los.

E isso deve se dar conforme a cultura da empresa, envolvendo diretamente processos de RH bem estruturados e abrangentes, promovendo o engajamento de todos.

Para resumir, podemos dizer que essa comunicação deve obedecer a alguns princípios que ajudam a obter os melhores resultados:

  • Comunicação de mão dupla: quem fala, deve ouvir o outro
  • Comunicação lateral: entre pares e áreas diferentes
  • Comunicação de cima para baixo e de baixo para cima: a comunicação de líderes e liderados tem o mesmo nível de importância
  • Transparência na informação
  • Usos de diversos canais de comunicação
  • Feedback constante

Veja também: 9 dicas simples de comunicação no ambiente de trabalho

objetivo do endomarketing

O endomarketing deve dar voz à empresa, aos líderes, aos colaboradores e aos clientes

Objetivo do endomarketing para empreendedores, líderes e gestores

Quem ocupa um cargo de liderança e sabe usar o endomarketing adequadamente conseguirá melhores resultados com sua equipe, mais engajamento e colaboração.

Portanto, podemos dizer que o objetivo do endomarketing para estes profissionais será melhorar o desempenho de suas equipes, ampliar a capacidade de execução de tarefas, aumentar seu poder de liderança, conseguir mais ideais e motivar seus subordinados, entre outros.

Objetivo do endomarketing para funcionários

Depois de tudo que abordamos, fica claro que os colaboradores serão valorizados pelo endomarketing, reconhecidos como peças importantes que devem estar a par dos objetivos estratégicos da empresa para poder executar suas tarefas com mais precisão e produtividade.

Assim, podemos relacionar os seguintes objetivos do endomarketing para os colaboradores:

  • Conhecer as diretrizes estratégicas da empresa
  • Trocar informações entre si
  • Conseguir as informações que precisam de outras áreas da empresa
  • Serem ouvidos e poder expressar suas opiniões e ideias
  • Receber feedback
  • Ter acesso a dados e sistemas de informações ágeis e atualizados
  • Promover a integração entre os colaboradores
  • Melhorar o clima organizacional
  • Incentivar o trabalho em equipe
  • Aumentar a colaboração entre áreas

Saiba mais: Comunicação interna e endomarketing: mantenha equipes bem informadas

Objetivo do endomarketing para clientes finais

Se a organização consegue disseminar sua missão, valores e a importância de seus planos estratégicos, táticos e operacionais, aumentando o engajamento, a colaboração e o atingimento de resultados, obviamente os clientes serão beneficiados com melhores produtos e serviços entregues pela empresa, atendendo seus desejos e necessidades.

Nesse contexto, os objetivos do endomarketing para os clientes são:

  • Alcançar maior satisfação ao comprar produtos e serviços
  • Perceber um maior valor nas soluções ofertadas pelas empresas
  • Ser reconhecido como o beneficiário final da cadeia produtiva
  • Ser ouvido de forma ética e profissional
  • Ter sua privacidade respeitada
  • Só receber comunicações pessoais e diretas quando tiver autorizado
  • Não ter seus dados colhidos ou repassados sem autorização
  • Ter à sua disposição canais ágeis e transparentes de comunicação e de atendimento pela empresa
  • Ter seus direitos de consumidor respeitados e valorizados

Como você pode ver, o endomarketing traz benefícios para diversos integrantes da cadeia produtiva e comercial, dentro e fora das empresas.

Ainda não está satisfeito, quer mais informações sobre o objetivo do endomarketing? Assista a este vídeo do professor Saul Bekin e consolide seus conhecimentos sobre o assunto: