o que é Marketing de Relacionamento

O que é Marketing de relacionamento e como usar em seu negócio

O que é Marketing de Relacionamento: Fidelizar o cliente e melhorar a reputação da sua marca

Em algum momento da sua carreira de empreendedor, você já deve ter ouvido a frase: “É mais difícil manter um cliente do que conquistá-lo”. Os dois processos são desafiadores, claro, mas fidelizar um cliente exige um conjunto de estratégias diferenciadas, o que conhecemos no mercado como marketing de relacionamento.

Nesse artigo, você aprenderá o que é o marketing de relacionamento, como aplicar essas estratégias em seu negócio e um exemplo de case de sucesso, além de algumas referências de artigos sobre Marketing de Relacionamento. Boa leitura!

Entenda o que é Marketing de Relacionamento

Entenda o que é Marketing de Relacionamento

O que é marketing de relacionamento:

Trata-se de ações realizadas pela empresa com o objetivo de manter o cliente próximo. Diante da concorrência, que oferece os mesmos produtos a preços equivalentes, é necessário se destacar na memória das pessoas. Além disso, um cliente fidelizado também realiza o famoso “boca a boca”, criando uma boa reputação da sua empresa e alavancando seu negócio.

O marketing de relacionamento promove essa ligação afetiva, por meio de algumas estratégias que veremos ao longo do texto. Antes, é importante lembrar que para realizar um bom planejamento, é necessário conhecer muito bem sua base de clientes, seus gostos e necessidades. Você pode obter essas informações por um software para gestão comercial, pesquisas de satisfação, entre outras ações.

Identifique quais são aqueles que fazem negócio com mais frequência e que fazem diferença no seu faturamento e monte uma estratégia diferenciada. Esses clientes precisam de um acompanhamento mais personalizado e próximo, para que essa relação seja duradoura e sempre vantajosa.

Estratégias utilizadas pelo marketing de relacionamento

Confira algumas das estratégias de marketing de relacionamento mais utilizadas e como aplicá-las em seu negócio:

Atendimento de qualidade

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar como um bom atendimento é essencial para fidelizar o cliente. Afinal, o que é Marketing de Relacionamento se não conquistar a confiança de seu cliente mostrando proximidade e interesse em ajudá-lo sempre? De acordo com uma pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, 61% das pessoas afirmam que receber um bom atendimento é mais importante do que o valor ou qualidade do produto. Por isso, invista nos canais de contato e na capacitação do seu time.

o que é Marketing de Relacionamento

A fidelização depende de esforços diários para ajudar seu cliente a ter aquilo que ele busca

Programas de fidelidade

Essa estratégia pode garantir um bom retorno. Para iniciar o planejamento, é preciso pensar em alguns pontos importantes: o tipo de premiação, as regras de funcionamento, pontuação, software para acompanhamento do programa etc. Um programa de fidelidade atrativo deve ser de fácil entendimento, utilização e oferecer prêmios que sejam de interesse do cliente.

Interações em redes sociais

Criar perfis nas redes sociais, postar conteúdo regularmente e estimular a interação são ações fundamentais para conquistar o cliente que vive conectado e trocando informações a todo o momento. Já falamos aqui no blog sobre a importância do Marketing Digital para o seu negócio, confira abaixo mais dicas para aplicar em seu dia a dia:

  • Faça, no mínimo, um post por dia;
  • Responda às dúvidas na própria rede social, não peça para o cliente enviar e-mail ou ligar (se for um assunto particular, responda por inbox);
  • Crie enquetes ou faça perguntas, para criar interação;
  • Publique vídeos.
Lembrança de aniversário

Mande um e-mail simpático no aniversário, cumprimentando seu cliente ou até mesmo oferecendo um desconto no dia. Tem uma grande carteira de clientes e acha que não vai lembrar do aniversário de todos eles? Deixe de se preocupar com isso! Seu sistema de gestão comercial pode avisá-lo de todas as datas importantes e ações que devem ser realizadas diariamente.

Se você ainda não se deu conta sobre o que é Marketing de Relacionamento, pense que ele é muito semelhante a uma amizade ou namoro: quem é amigo lembra do seu aniversário!

Veja na prática como funciona o lembrete de tarefas do Agendor!

Sistema de CRM Gratuito Agendor

O Agendor é um sistema de CRM gratuito que ajuda dezenas de milhares de vendedores a organizar e aumentar as vendas diariamente.

Veja como pode te ajudar

Informações sobre ofertas de produtos

Baseado nos gostos e últimas buscas dos clientes, envie um e-mail marketing com as promoções da semana, destacando o momento de fazer mais um ótimo bom negócio.

A empresa

De acordo com especialistas, o serviço de streaming faturou 1,1 bilhão no Brasil em 2015

Netflix: essa empresa sabe o que é Marketing de Relacionamento!

Quando falamos dessa estratégia de marketing de relacionamento, é impossível não lembrar da Netflix, o serviço de streaming que hoje conta com 75 milhões de usuários em mais de 130 países.

É comum encontrar nas redes sociais depoimentos de pessoas que foram bem atendidas quando precisaram entrar em contato no SAC. Além disso, seus posts, vídeos e ações de marketing em diversos canais sempre repercutem de forma positiva.

A empresa não divulga números oficiais, mas de acordo com especialistas do mercado, o serviço de streaming faturou 1,1 bilhão no Brasil em 2015. É um exemplo a ser seguido pelas empresas que desejam criar uma marca que fique gravada na memória das pessoas.

O marketing de relacionamento pode ajudar seu negócio a ter uma base de clientes satisfeitos e, consequentemente, atrair novas vendas.

Nesse artigo sobre marketing de relacionamento, você conferiu algumas estratégias para conseguir um ótimo resultado e saber muito mais sobre o que é Marketing de Relacionamento. Tem alguma outra dica que acha importante? Deixe o seu comentário!

Mas , antes disso, que tal conferir mais alguns artigos sobre marketing de relacionamento?

10 artigos de marketing de relacionamento que você precisa ler:

  1. O que é relacionamento com clientes: 9 dicas
  2. A importância do atendimento ao cliente
  3. CRM e gestão de clientes: venda mais, mais vezes, por mais tempo
  4. CRM para representantes comerciais: um grande aliado
  5. 5 níveis de retenção e fidelização de clientes em negócios
  6. Campanha de fidelização de clientes: venda mais e mais vezes
  7. 5 passos para conquistar clientes e vender mais
  8. Diagnostico: 25 perguntas, 6 planilhas e 10 livros para aumentar vendas
  9. 7 dicas de como montar uma carteira de clientes
  10. As 7 etapas do processo de vendas: siga esse passo a passo!