Vídeos atraem mais usuários por mais tempo, dizem as pesquisas. Confira as 10 dicas de quem sabe trabalhar com produção de vídeos.

Todo mundo gosta de assistir um bom vídeo e cada vez mais a internet tem sido usada para divulgar essa mídia tão útil, tanto para usuários em busca de informação e entretenimento, quanto para empresas que querem divulgar produtos e serviços. Mas como se faz a produção de vídeos de qualidade para a web?

Esse é um detalhe que muitos empresários, empreendedores e gestores de marketing se esquecem: é preciso primar pela qualidade e saber como produzir um vídeo que realmente encante seu público e atraia sua atenção.

Cada detalhe é importante e não basta apenas ficar atento à beleza estética das imagens e à criação de um bom conteúdo para os usuários.

Por isso, separamos para você uma série de dicas de produção de vídeos que podem fazer uma grande diferença nos resultados de suas campanhas de email marketing, na exibição em blogs ou em web sites e mesmo eventos e feiras.

Confira as melhores práticas do mercado e fique sabendo com produzir vídeos que vão realmente funcionar para sua empresa.

A produção de um bom conteúdo em vídeo pode ajudar a captar clientes e gerar leads. Depois disso, será preciso gerenciar as etapas de venda com sua equipe até o fechamento. Saiba como melhorar esses resultados baixando nosso e-book: O funil de vendas na prática.

produção de vídeos

Leve seu vídeo aos top 10 com estas 10 dicas

10 dicas para produção de vídeos incríveis para a internet

Para cada dica, um resultado que vai ajudar muito a divulgar sua mensagem!

1. Tempo faz diferença

Foi feita uma pesquisa sobre a retenção de atenção de vídeos. Foram apresentados 2 vídeos para um grupo de pessoas, esses vídeos eram praticamente idênticos, a única diferença era que um deles tinha 10 segundos de duração a mais que o outro. Sabe qual o resultado disso? Na média, o vídeo mais curto teve a atenção do público durante 72% da sua exibição, enquanto o outro foi visto por apenas 50% de sua duração.

2. Menos é mais

A verdade é que a produção de vídeos não pode criar conteúdos muito longos. Vídeos de curta duração são os mais indicados para prender a atenção até o final. As mensagens devem ser objetivas, indo direto ao ponto de formar didática para que o público as absorva com facilidade.

3. O interesse diminui com o tempo

Conforme transcorre o vídeo sua audiência cai gradualmente. Isso ocorre porque quem assiste ao vídeo começa a se cansar, aparecem distrações ou a pessoa chega à conclusão de que aquele conteúdo não é de seu interesse. O segredo é começar logo com as mensagens e informações mais importantes, só depois ir para os detalhes.

Criatividade é fundamental na produção de vídeos

Criatividade é fundamental na produção de vídeos

4. Sempre novidades

Não seja repetitivo: sempre apresente algo novo e útil para público ao longo do vídeo e de forma objetiva, caso contrário a audiência o abandonará, desinteressada pelo que está sendo exibido.

5. Gente gosta de gente

As pessoas gostam de ver outras pessoas e suas histórias, se identificam e interessam por elas. É importante passar um contexto mais humano com mensagens de experiências pessoais.

6. Comece com uma “isca”

Aproveite os 10 primeiros segundos do vídeo para apresentar um fato curioso ou uma informação que será completada ao logo da exibição, prendendo a atenção dos expectadores de forma criativa até este desfecho.

7. Emoção é fundamental

Rir, amar, temer e mesmo ficar com raiva ou invejar são emoções humanas que atraem as pessoas de alguma forma. A maioria dos vídeos que fazem sucesso empregam alguma dessas reações de nosso espírito, principalmente o riso, a comoção ou um fato que surpreende o público.

8. Likes e compartilhamentos

Não há como produzir um vídeo sem usar o enorme poder das mídias sociais. As pessoas adoram compartilhar vídeos nas redes sociais e, o melhor de tudo, a indicação de um amigo costuma ser muito respeitada pelos demais integrantes dessas mídias, multiplicando ainda mais os likes e compartilhamentos!

9. Chamada para ação!

O famoso CTA, ou Call to Action, é o objetivo de seu vídeo: levar os internautas para seu site, e-commerce ou outras ações semelhantes, como baixar um e-book, dar um “like”, ou preencher um cadastro. Portanto, escolha bem a ação que quer promover e construa o conteúdo de seu vídeo em torno dela, para que realmente se efetive e traga o resultado que você procura.

10. Mais informações e mais completas

Como você viu, a produção de vídeos não deve gerar conteúdos longos. Para passar informações mais detalhadas, o ideal é incluir um link para seu site ou blog onde uma página com tudo que seu cliente precisa saber estará à disposição dele.

produção de vídeos

A produção de vídeos exige uma série de cuidados

A produção de vídeos para seus clientes é uma excelente estratégia de conteúdo. Mas e exibir vídeo e filmes motivacionais para sua equipe, já pensou nisso? É uma prática simples e fácil de executar, confira mais detalhes nesta postagem: 8 vídeos motivacionais que vão dar um UP em sua equipe

Além destas 10 dicas de como produzir um vídeo que chame atenção de seu público alvo, outra informação que você deve levar em conta é algo que a psicologia descobriu sobre o comportamento humano: as pessoas mantém sua atenção em algo, em geral, por 20 minutos, depois disso começam a se dispersar. Mas no caso de vídeos online o caso é ainda mais agudo: em 60 segundos os internautas já estão pensando em outras coisas e sua atenção ao vídeo já foi embora.

Isso só reforça os pontos principais de todas estas dicas de como produzir um vídeo:

  • Ele deve ser curto
  • Apresentar novidades o tempo todo
  • Passar a mensagem principal e uma “isca” nos primeiros 10 segundos.

Quer conhecer mais dicas de como influenciar as pessoas e usar na produção de seus vídeos? Leia esta postagens de livros conhecidos sobre este assunto: 4 livros famosos sobre a arte de influenciar pessoas