Entender o que é controle financeiro para empresas é um passo essencial para qualquer gestor que deseja fazer com que o negócio se mantenha livre de dívidas e aumente seus ganhos. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • O controle financeiro é o ato de administrar corretamente os recursos da empresa. Essa prática embasa a elaboração de estratégias de crescimento do negócio e evita que a companhia fique no vermelho. 
  • Adicionalmente, manter um bom controle sobre as finanças favorece a redução dos custos e, ainda, permite antecipar riscos que podem causar prejuízos para os cofres do negócio. 
  • Uma boa gestão financeira depende de várias ações, como acompanhamento do fluxo de caixa e das despesas, além da projeção dos ganhos para orientar a tomada de decisões.  
  • Para fazer um bom controle financeiro, é importante ficar de olho nas suas finanças e buscar meios de faturar mais. No setor comercial, isso é possível elaborando um processo de vendas matador.

Por sinal, o controle financeiro envolve todas as estratégias e políticas para a boa administração do dinheiro. Isso inclui a análise dos ganhos e gastos, o monitoramento frequente de tudo que entra e sai do caixa e até a projeção dos ganhos. 

E você, quer aprender como fazer isso no seu negócio? Então, veio ao lugar certo. No decorrer deste artigo, você aprende o que é para que serve o controle financeiro, com 5 dicas infalíveis para manter as rédeas das suas finanças. 

Boa leitura!

O que é controle financeiro para empresas?

O controle financeiro é o monitoramento de todos os recursos de uma empresa. Na prática, é a organização das finanças por parte do gestor para garantir que o negócio não caia no vermelho, além de continuar crescendo e gerando lucros. 

Essa prática envolve todos os pontos que requerem movimentação de dinheiro, bem como as políticas adotadas para a distribuição e o uso dos recursos em uma tabela de controle financeiro ou planilha. 

Por exemplo, pode-se citar o controle dos gastos e despesas, investimentos e até mesmo as criações de reservas para serem acessadas em momentos de necessidade. 

Vale destacar que esse processo sempre deve ser baseado em dados. Nada de usar apenas a intuição. Na verdade, é preciso usar o histórico de registro das contas da empresa para ter uma base sólida do que fazer. 

>>>> Aproveite para ler: como ter educação financeira? [GUIA COMPLETO]

Para que serve o controle financeiro empresarial?

Entendeu o que é controle financeiro? Então, saiba que isso serve para planejar melhor o uso do seu dinheiro. Afinal, como definir quanto aplicar em um novo investimento ou se é preciso fazer uma redução dos gastos, se você não sabe como os recursos são usados? Bem difícil, certo? 

Para compreender melhor, imagine que você planeja aumentar a equipe de vendas para atender às demandas de um lançamento de produto e/ou serviço ou data comemorativa ou, até mesmo, o pagamento de bônus e comissões de venda adequadas. 

Nesta situação, entender o que é controle financeiro e aplicá-lo permite identificar se a empresa tem recursos o suficiente para pagar esses colaboradores.

Caso contrário, você pode acabar contratando uma equipe e, apenas no final, perceber que não tem como arcar com os custos adicionais que isso acarreta, mesmo que haja um aumento das vendas. Ficou claro?

A propósito, adotar boas práticas de controle financeiro traz muitos benefícios para as organizações. Entre os principais, podemos citar:

  • facilidade para antecipar problemas; 
  • acompanhamento do crescimento do negócio; 
  • melhor direcionamento sobre os investimentos; 
  • redução dos custos, já que você consegue identificar as áreas que gastam mais do que deviam. 

No mais, a prática ajuda os gestores a entender como seus recursos são usados e, assim, ter uma maior compreensão sobre como direcioná-los. 

>>>> Aproveite para ler: investimentos para empresas — veja os tipos e como funcionam!

Como fazer o controle financeiro da sua empresa? 5 dicas de ouro 

Agora que você já sabe o que é controle financeiro, chegou o momento de conferir as melhores dicas para adotar na sua empresa e, assim, garantir que os recursos sejam usados da melhor maneira possível. 

Para fazer isso, é preciso:

  • acompanhar o fluxo de caixa; 
  • detalhar as despesas
  • monitorar as entradas e saídas de dinheiro; 
  • separar as finanças da empresa das pessoais; 
  • fazer uma previsão dos ganhos. 

Continue lendo para ver que colocar essas dicas em prática é mais simples do que parece!

1. Acompanhar o fluxo de caixa 

O fluxo de caixa representa quanto um negócio recebe e gasta no período. Em outras palavras, são as movimentações que ele faz, pois os recursos das empresas não ficam parados, não é mesmo?

Eles são usados para pagar contas, comprar novos insumos, ferramentas e muito mais. Logo, é essencial acompanhar com frequência esses movimentos para saber para onde o dinheiro está indo. 

2. Detalhar as despesas 

Não basta saber o que é controle financeiro para empresas, é preciso detalhar todas as despesas que o negócio tem para se manter funcionando. Isso inclui os custos fixos — aluguel, eletricidade, internet, ferramentas etc. — e variáveis — consertos, bonificações e afins. 

Em todo caso, o detalhamento permite ver o quanto a organização gasta para funcionar e, ainda, se é possível fazer alguns cortes sem prejudicar a performance. 

Por exemplo, ao detalhar as despesas, pode-se identificar que sua equipe de vendas está gastando mais do que deveria durante as visitas comerciais. Partindo dessa informação, você pode investigar as causas e traçar planos para evitar que isso continue acontecendo. 

3. Monitorar as entradas e saídas de dinheiro

Além de acompanhar o fluxo de caixa e detalhar todos os gastos, é vital monitorar — bem de perto — todas as entradas e saídas de dinheiro dos cofres da empresa. Aliás, não caia no erro de achar que um gasto pequeno não vale a pena ser anotado, viu?

No final, eles podem se acumular e virar uma bola de neve gigante. Ao mesmo tempo, você pode encontrar um dinheiro que não sabe de onde veio só para perceber que ele era de uma conta que esqueceu de pagar. 

Por isso, anote qualquer dinheiro ganho ou custo extra, mesmo que seja de apenas R$ 1. Pagou um bônus ou comissão que não estava prevista? Anote!

4. Separar as finanças da empresa das pessoais 

Por exemplo, os custos com as visitas aos clientes por parte do time de vendas — combustível, manutenção dos veículos, hospedagens etc. —, são gastos da empresa. Tais recursos são usados como apoio na estratégia de vendas.

Porém, os valores gastos para se dirigir ao trabalho e almoçar fora em um dia comum não entram nessa conta, já que são despesas fixas e variáveis pessoais. E misturar os dois tipos pode gerar uma dor de cabeça homérica. 

Misturar os gastos pode desbalancear o orçamento, prejudicando a projeção e todo o planejamento de uso dos recursos. Logo, deixe cada um no seu devido lugar.

>>>> Veja mais: como ter uma gestão financeira estratégica para bombar nas vendas

5. Fazer uma previsão dos ganhos

A quinta e última dica para você, que já sabe o que é controle financeiro e qual a importância dessa prática, é fazer uma projeção dos seus ganhos. Por exemplo, quanto de lucro será gerado pelas vendas no mês seguinte. 

Esse processo permite que o gestor tome decisões mais assertivas sobre o uso dos recursos, bem como ajuda a identificar tendências com potencial de aumentar os retornos.

Para quem trabalha com vendas, indicamos adotar uma solução de CRM, como o Agendor. A ferramenta permite acompanhar tudo o que acontece na área comercial e, assim, identificar oportunidades reais de conversão com mais precisão e agilidade. 

E sabe o que é melhor de tudo? Você pode começar a usar o Agendor sem colocar a mão no bolso. Pois é: nós temos um plano gratuito que ajuda a controlar melhor seu negócio de um só lugar.

Vai ficar de fora dessa? Aproveite para fazer seu cadastro e veja, na prática, como o Agendor contribui para o controle financeiro do seu negócio!