Aprendizado constante é essencial para o sucesso na carreira em vendas.

Este é um conselho que fazemos questão de reforçar em nossos conteúdos, apresentando diferentes caminhos para o desenvolvimento: de podcasts a cursos de pós-graduação, de leitura de blogs a cursos para vendedores.

Neste artigo, chegou a vez de falar sobre um modelo de formação que tem sido cada vez mais valorizado no nosso mercado: o MBA em vendas.

Para isso, vamos apresentar as principais opções para quem está procurando por um, tanto no modelo presencial quanto no modelo EAD.

O que é um MBA em Vendas e quais são as suas vantagens?

MBA é a sigla para Master of Business Administration, que pode ser traduzido para o português como Mestre em Administração de Negócios. Ele é focado na formação de executivos e pode ser voltado a uma disciplina específica, como Finanças, Marketing ou Vendas, por exemplo.

Apesar do nome, este curso não confere o mesmo grau que um Mestrado no Brasil, mas sim de especialização – justamente por ser mais focado no mercado do que na área acadêmica.  

Se o que você busca, portanto, é aperfeiçoar seus conhecimentos e as habilidades necessárias para administrar uma empresa ou organização com maior sucesso, esta é uma excelente opção, com ensinamentos bastante práticos.

Cabe lembrar, ainda, que o título de MBA é bastante reconhecido pelo mercado na hora de uma recolocação ou promoção profissional.

5 opções presenciais de MBA em vendas

Para quem tem disponibilidade de tempo e está em algum dos principais centros urbanos do país, existem excelentes opções presenciais de MBA em Vendas.

Neste modelo, além dos conteúdos aprendidos, existe um grande ganho em networking, que pode valer muito para a sua carreira!

1. MBA Gestão de Negócios: Vendas e Planejamento de Vendas – FIA/São Paulo

As formações oferecidas pela FIA estão entre as melhores do mundo, segundo ranking do Financial Times. Esta é, portanto, uma opção para quem busca uma escola renomada para cursar seu MBA em vendas.

No curso MBA Gestão de Negócios: Vendas e Planejamento de Vendas, o objetivo é capacitar os profissionais para aplicação dos conceitos de negócios, práticas, técnicas e ferramentas gerenciais atualizadas na área.

São 500 horas de aulas presenciais, divididas em 30 meses e sediadas na unidade da Av. Paulista, em São Paulo. Conheça abaixo os eixos da matriz curricular:

  • estratégia empresarial, cenários econômicos e métodos quantitativos;
  • gestão estratégica de pessoas;
  • gestão financeira em vendas;
  • gestão de operações e informações;
  • tópicos em gestão de negócios;
  • margem, formação de preços e investimento em atividades promocionais;
  • planejamento comercial e gestão de canais em vendas;
  • marketing em vendas;
  • técnicas de vendas;
  • trade marketing e gestão de contratos em vendas;
  • pós-vendas e negociação;
  • sustentabilidade e Responsabilidade Social;
  • empreendedorismo;
  • governança corporativa e ética empresarial;
  • simulação empresarial aplicada aos negócios.

2. MBA em Gestão de Vendas e Relacionamento – ESPM/Porto Alegre-RS

Quando falamos em Marketing e Vendas, sem dúvidas a ESPM é uma escola referência, tanto em São Paulo quanto em sua unidade localizada em Porto Alegre, na qual é sediado este curso.

O MBA em Gestão de Vendas e Relacionamento desenvolve conhecimentos e habilidades que possibilitam ao profissional atender de forma rentável mercados dinâmicos e competitivos, através de técnicas e métodos inovadores de vendas e relacionamento.

Ele também aborda e aprofunda conceitos relacionados a estratégia de vendas, gestão e planejamento comercial e marketing de relacionamento.

São 420 horas de aulas, divididas de acordo com o programa abaixo:

  • fundamentos da gestão financeira;
  • análise do ambiente de negócios;
  • marketing estratégico;
  • liderança e gestão de equipes;
  • gestão de vendas;
  • finanças aplicadas;
  • gestão do cliente;
  • marketing B2B;
  • e-commerce;
  • trade marketing;
  • marketing de relacionamento;
  • técnicas de negociação aplicadas às vendas.

3. MBA Gestão em Vendas – Fundace USP/ Ribeirão Preto

A Fundace, fundada pelos professores da USP Ribeirão Preto para promover maior integração entre a Universidade e a comunidade, possui uma oferta interessante de cursos de pós-graduação e MBA na região.

Entre eles, está o MBA Gestão em Vendas. O curso nasceu da demanda para lidar com variáveis cada vez mais complexas do mercado. O objetivo é efetivar vendas num ambiente de alta competição, tendo clientes com processos decisórios também cada vez mais complexos, fornecedores locais e globais e margens de lucratividade cada vez menores.

Neste MBA, com 552 horas e 24 meses de aulas, as principais disciplinas são:

  • administração de vendas;
  • cenários econômicos em vendas;
  • inteligência comercial e pesquisa em vendas;
  • potencial de mercado e previsão de vendas;
  • plano de vendas;
  • gestão de canais de vendas;
  • gestão de territórios;
  • gestão de produtos e marcas;
  • publicidade e promoção em vendas;
  • sistemas integrados de vendas;
  • comportamento consumidor e segmentação de mercados de vendas;
  • gestão de custos e precificação;
  • gestão de tributos em vendas;
  • gestão de processos de vendas;
  • key account management;
  • métricas para avaliação de vendas;
  • gestão de equipe de vendas;
  • coaching e desenvolvimento de carreira de vendas;
  • negociação;
  • comunicação pessoal da força de vendas;
  • ética e responsabilidade social.

4. MBA em Gestão Comercial – FGV/São Paulo

Mais uma renomada instituição de ensino que oferece MBA em Vendas é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O curso acontece tanto em sua unidade em São Paulo, na Av. Paulista, quanto em outras sedes pelo Brasil.

A proposta do MBA em Gestão Comercial é proporcionar um ambiente de debates sobre a atividade comercial nas organizações em um contexto globalizado, rico em experiências e aprendizados. Para tanto, o programa tem 432 horas/aula, divididas nas disciplinas:

  • consumo e processo decisório de compra;
  • formação e administração de preços;
  • formulação da política comercial;
  • aspectos legais nas relações de consumo;
  • administração de vendas;
  • construção de equipes de alto desempenho;
  • comunicação interpessoal e corporativa;
  • desenho e gestão dos canais de vendas;
  • ética e sustentabilidade;
  • estratégias de vendas e políticas comerciais;
  • finanças para gestores;
  • gestão da lealdade dos clientes;
  • gestão de pessoas em vendas;
  • e-commerce e internet das coisas;
  • negociação e administração de conflitos;
  • planejamento e controle de vendas;
  • planejamento de marketing e vendas;
  • tomada de decisão.

5. MBA em Gestão de Marketing e Vendas – Unisal/Americana

Esta é mais uma opção de MBA em Vendas para quem vive no interior de São Paulo, oferecida pela Unisal, da cidade de Americana.

O MBA em Gestão de Marketing e Vendas tem como um de seus objetivos principais oferecer aos alunos conhecimentos que possam ser aplicados no seu dia a dia profissional e que contribuam para alavancar a sua carreira ou a desenvolver o seu próprio negócio.

Nas 480 horas de aulas, são apresentados os seguintes conteúdos:

  • gestão estratégica de negócios;
  • gestão financeira;
  • gestão de pessoas;
  • empreendedorismo;
  • tecnologia da informação;
  • gestão de projetos;
  • direito empresarial;
  • gestão de marketing;
  • marketing de varejo;
  • gestão dos canais de distribuição;
  • comportamento do consumidor;
  • gestão de vendas;
  • gestão da marca;
  • pesquisa de mercado;
  • comércio internacional.

3 opções EAD de MBA em vendas

Nem sempre, entretanto, é possível realizar uma formação presencial. Nesses casos, o ensino à distância (EAD) é uma opção que oferece cada vez maior qualidade.

Inclusive, proporcionando oportunidades semelhantes às de um curso presencial, com interação online entre alunos e professores.

1. MBA em Vendas, Negociação e Resultados de Alta Performance – PUCRS

Este MBA em vendas foi desenvolvido pela PUCRS especialmente para o modelo à distância, contando com renomados professores do mercado. Entre eles estão Robert Cialdini, Cris Arcangeli, Sandro Magaldi, Tim Ash e outros importantes nomes do mundo dos negócios.

O MBA em Vendas, Negociação e Resultados de Alta Performance é feito no modelo 100% online e traz desde conteúdos de PNL e persuasão, gestão comercial, até a forte tendência de crescimento dos negócios online e do comércio digital.

Veja abaixo as disciplinas:

  • Programação Neurolinguística (PNL)
  • Persuasão: como negociar, mediar e conquistar o “sim”?
  • Criatividade em vendas
  • O relógio como aliado: como administrar e otimizar o tempo?
  • Marketing e promoção pessoal
  • Sucesso: motivação e resiliência do profissional de vendas
  • Prospecção: estratégias de segmentação e tendências de consumo
  • Customer Success: relacionamento, fidelização e recuperação de clientes
  • Vendas no varejo
  • Vendas no atacado
  • Negociação e técnicas de venda
  • Canais de logística e distribuição
  • Time de Vendas: recrutamento, treinamento e avaliação de vendedores
  • Metas: como usar?
  • Usando as redes sociais para vender mais
  • Business Intelligence: CRM, KPIs e Data Science
  • Marketing Digital: SEO, SEM e Inbound
  • Oficina de Vendas: planejamento estratégico de oficina e ações de venda.

2. MBA – Gestão de Vendas Semipresencial – UNIP

Este MBA da UNIP não é totalmente à distância, mas sim semipresencial, com parte do currículo sendo ensinado nas unidades da Universidade, tanto em São Paulo quanto na região metropolitana.

No MBA – Gestão de Vendas, os objetivos são atualizar e aprofundar os conhecimentos de profissionais que atuam na área de vendas, visando sua preparação para um mercado cada vez mais globalizado e competitivo.

São 400 horas de aula, com as seguintes disciplinas:

Presencial

  • liderança e motivação das equipes de vendas;
  • comportamento do consumidor e pesquisa de mercado;
  • negociação em vendas;
  • competências gerenciais;
  • gestão do relacionamento com os clientes.

Interativo – EAD:

  • gestão do fator humano;
  • cenários de marketing;
  • planejamento de comunicação;
  • posicionamento estratégico;
  • gestão de carreira.

3. MBA em Gestão Estratégica de Vendas – Unopar

O curso de MBA em Gestão Estratégica de Vendas é destinado a todos os profissionais que desejam adquirir conhecimentos para conduzir atividades relacionadas às vendas. Ou seja, não apenas profissionais que estejam em cargos da área comercial, mas também aqueles que de alguma forma vendem produtos ou serviços em suas atividades.

Com duração de 10 meses, este MBA da Unopar possui um currículo bastante focado na rotina comercial:

  • negociação e gestão de conflitos;
  • qualidade em serviços e a satisfação do cliente;
  • capacitação e desenvolvimento;
  • armazenagem, gestão de transportes e distribuição;
  • métodos quantitativos de apoio à decisão;
  • gestão financeira;
  • gerenciamento estratégico de projetos;
  • gestão de vendas;
  • estratégia executiva.

Como escolher a melhor opção para a sua realidade?

Neste conteúdo, apresentamos alguns dos principais MBAs em Vendas do país, sediados em diferentes regiões e também no modelo à distância, que pode ser cursado a partir de qualquer local. Além deles, é claro, existem muitas outras opções, inclusive próximas à região em que você vive.

Mas como escolher o melhor?

Se fazer uma formação deste tipo é um objetivo para você, leve em consideração alguns dos fatores que apresentamos:

  • localização;
  • carga horária;
  • qualidade da instituição de ensino e
  • o conteúdo programático.

Tenha em mente quais são os aprendizados mais importantes para a sua realidade e para os seus desafios profissionais e escolha aquele que atenda a essas expectativas.

Certamente, investir em educação pode trazer um retorno importante para a sua carreira!