Negociar é algo que todo empreendedor e profissional de vendas precisa saber. Mas trata-se de uma habilidade que não se domina da noite para o dia e que requer muita experiência, jogo de cintura e capacidade argumentativa e de persuasão.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Para que um bom profissional de vendas consiga vencer negociações difíceis, é preciso estar atualizado com os principais ensinamentos do mercado.
  • As dicas de negociação ensinadas nos livros não são úteis apenas para vendedores, afinal, negociamos no nosso dia a dia frequentemente.
  • Para que os livros sejam lidos da melhor forma possível, é necessário que o profissional crie uma rotina de leitura, defina horários ou dias da semana e se organize para aplicar os aprendizados na sua rotina de vendas.
  • Os livros nos ensinam técnicas de negociação e vendas que são importantíssimas para o sucesso das empresas e atingimento das metas.

E, na verdade, negociar é algo que fazemos muito todos os dias, mesmo quando não estamos trabalhando.

  • Quem vai lavar os pratos?
  • Quem vai ser o motorista da vez?
  • Que sabores de pizza vamos escolher?

Por isso, saber negociar pode ser útil em todas as áreas.

Assim, se você deseja aprimorar suas técnicas de negociação, então você precisa continuar a leitura deste artigo.

Separamos aqui 8 dos melhores livros sobre negociação. Dessa forma, você você ampliar seus conhecimentos sobre esse assunto e obter sucesso nas suas negociações.

Seja no trabalho, seja em sua vida pessoal!

Leia também: As 5 regras da arte da negociação que você precisa conhecer

Você sabe a diferença entre vender e negociar? Então, dê uma olhada neste vídeo do Guilherme Machado:

Os 8 melhores livros sobre negociação

Um dos grandes segredos das negociações de sucesso é estar preparado. Por isso, quanto mais você souber sobre o assunto, maiores as chances de se dar bem em negociações.

Então, não perca tempo, escolha alguns destes títulos e comece a ler o quanto antes.

Faça um plano de leitura e reserve, ao menos, meia hora por dia para isso, assim, em pouco tempo, sua performance em negociações vai melhorar.

Saiba mais: Tipos de negociação: entenda a diferença entre ganha-ganha e ganha-perde

1 – Negociação – Como lidar com objeções utilizando soluções eficazes e realizar acordos personalizados

livros sobre negociação

De Raul Candeloro, Negociação é uma obra que ensina o leitor de que maneira ele pode contornar situações em que a outra parte apresenta objeções à oferta inicial.

Dessa forma, o autor mostra que é possível transformar um “Não” em “Sim” e dá dicas para isso através de técnicas de negociação.

2 – Como Chegar ao Sim

livros sobre negociação

Como Chegar ao Sim é um dos melhores livros sobre negociação e mostra o que fazer para negociar acordos sem fazer concessões.

Escrito por William Ury e Roger Fisher, o livro aborda os resultados de pesquisas feitas por ambos autores e traz um passo a passo que o leitor pode seguir para fazer uma negociação bem-sucedida.

3 – Inteligência Emocional

livros sobre negociação

O controle sobre as emoções pode ser um fator decisivo durante o processo de negociação. É partindo desse princípio que Daniel Goleman, psicólogo internacionalmente renomado, escreve o livro Inteligência Emocional.

O autor defende que controlar as emoções é uma das principais técnicas de negociação, pois contribui bastante para as tomadas de decisões e para o enfrentamento de situações conflituosas.

O autor ensina, também, como utilizar a inteligência emocional nas negociações.

4 – As Armas da Persuasão – Como influenciar e não se deixar influenciar

livros sobre negociação

Escrito por Robert Cialdini, As Armas da Persuasão é um livro que explica quais são os 6 princípios que regem as tomadas de decisões do ser humano.

São eles:

  1. Reciprocidade;
  2. Compromisso;
  3. Aprovação social;
  4. Afeição;
  5. Autoridade;
  6. Escassez.

O autor mostra para o leitor como é possível utilizar esses princípios a seu favor e realizar uma negociação de sucesso.

Se você se interessou pelo livro, então assista a este resumo animado. Ele foi criado pela Ilustradamente, neste vídeo:

5 – Everything Is Negotiable

livros sobre negociação

Em Everything Is Negotiable, Gavin Kennedy fala sobre as barreiras que os seres humanos costumam levantar quando colocados em uma situação de negociação e venda.

O autor usa o termo remedial training para se referir ao treinamento adequado para superar as dificuldades enfrentadas em uma negociação e, dessa forma, conseguir sempre os melhores acordos.

O livro está disponível apenas na versão em inglês.

6 – A Bíblia de Vendas

livros sobre negociação

A Bíblia de Vendas é um livro escrito por Jeffrey Gitomer, empresário e palestrante que já trabalhou para grandes empresas, como Microsoft, Coca-Cola e Apple.

O autor levanta diversas questões enfrentadas por vendedores em um processo de negociação e destaca os principais erros que esses profissionais costumam cometer ao tentar fechar um negócio.

Gitomer traz em sua obra os 10,5 Mandamentos do Sucesso em Vendas e algumas técnicas de negociação para impulsionar as vendas com persistência, flexibilidade e informação.

7 – Consiga o que Você Quer

Livros sobre negociação

Em Consiga o que Você Quer, Stuart Diamond mostra quais são as 12 estratégias que o leitor deve seguir para se tornar um negociador competente em qualquer situação.

O autor desta obra é considerado um dos principais especialistas quando o assunto é negociação. Aqui, ele compartilha algumas técnicas que ele ensina na Wharton Business School e destaca a importância da empatia e da ajuda mútua para se realizar uma negociação bem-sucedida.

8 – Refém na Mesa de Negociações

livros sobre negociação

De George Kohlrieser, Refém na Mesa de Negociações é o último item da nossa lista de livros sobre negociação.

A obra fala sobre como os líderes podem superar conflitos, exercer seu poder de influência e aumentar o desempenho em suas negociações.

O autor, que por muito tempo trabalhou como negociador de reféns, utiliza a sua experiência para falar sobre as técnicas que ele adotava e como elas podem ser adaptadas a transações comerciais.

Aproveite que está por aqui e confira estas dicas de negociação:

O que achou das nossas dicas de livros sobre negociação? Já sabe qual você vai ler primeiro? Conta pra gente nos comentários.

Lembre-se de que a leitura é uma das mais importantes formas de ampliar os seus conhecimentos e se tornar um profissional melhor.

Quer mais algumas dicas de livros? Então confira alguns posts de nosso blog:

E se você quer ainda mais conhecimento, baixe alguns de nossos e-books gratuitos. Assim você já pode começar a se capacitar sem gastar nada como isso, acesse aqui: Conhecimento e Educação