Já ouviu falar em inteligência comercial?

O termo pode até não ser muito comum, mas empresas em todo o Brasil já utilizam desse recurso como uma estratégia de crescimento e otimização de resultados.

CRM: Atraia, fidelize e satisfaça mais clientes

Se uma empresa sem clientes não sobrevive, criar e manter um bom

relacionamento estratégico com todos os seus públicos é vital

A inteligência comercial, na prática, consiste em coletar informações quantitativas e qualitativas e analisá-las para refinar estratégias para alavancar os resultados de uma empresa.

A ideia é usar os dados obtidos para criar um conjunto de ações dentro da própria operação comercial, além de ter uma visão mais precisa de concorrência, mercado e perfil do cliente ideal.

Um bom uso da inteligência comercial pode trazer resultados em vários aspectos, tais como:

  • Aumento de market share da empresa no mercado;
  • Crescimento do volume de negócios fechados e/ou aumento do ticket de cada cliente;
  • Melhor aproveitamento de oportunidades de negócios;
  • Mais precisão ao explorar novos mercados ou testar novos produtos e serviços;
  • Mapeamento mais profundo do time comercial em termos de produtividade e desempenho;
  • Melhor análise da concorrência.

Com o uso de uma ferramenta de CRM, é possível coletar esses dados de forma mais simples e precisa, tornando as decisões mais assertivas.

Vamos falar neste artigo sobre como o Agendor pode tornar a inteligência comercial uma realidade na sua rotina. Acompanhe:

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

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Por que utilizar inteligência comercial otimiza resultados

Ao tomar uma decisão, você prefere:

  • Ter o máximo de informações possíveis para apoiar sua escolha ou
  • Seguir apenas sua intuição e ‘feeling’, sem observar o que os dados dizem?

Um bom gestor sabe que boas decisões são aquelas tomadas analisando o cenário da maneira correta, observando com cautela todas as variáveis da situação.

Ignorar dados e informações na tomada de decisão e criação de estratégias pode ser um “tiro no pé” e trazer resultados negativos à sua empresa.

Com a inteligência comercial, é possível:

  • Analisar seu funil de vendas, entendendo duração do ciclo, etapas do processo, e até motivos de perda de clientes;
  • Prever faturamento futuro, baseando-se em pontos como ticket médio e duração de ciclo de vendas, por exemplo;
  • Avaliar se a estratégia atual tem gerado os lucros e resultados esperados;
  • Refinar os canais de aquisição de clientes, focando naqueles que trazem mais receita;
  • Observar a saúde de cada negócio no seu funil, para evitar possíveis perdas de clientes;
  • Mensurar o desempenho e atuação de cada vendedor do seu time;
  • Alinhar melhor os critérios de qualificação de leads entre marketing e vendas;
  • entre outros.

Resumindo: dados obtidos através da criação de um processo de inteligência comercial trazem mais clareza à gestão do time comercial e podem tornar sua estratégia mais refinada e assertiva.

Um sistema de CRM é capaz de recolher e organizar todas essas informações de maneira automatizada e simplificada, veja como a seguir.

Como uma ferramenta de CRM pode ser útil

Uma ferramenta de CRM, além de ajudar a estruturar melhor o dia a dia de vendedores e gestores, e contribuir para uma maior organização da carteira de clientes, ainda é peça chave para conseguir dados estratégicos de maneira simples.

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Esse tipo de sistema oferece funcionalidades que contribuem para:

Cálculo do forecast de vendas

Compilando informações como duração do ciclo de vendas, volume de oportunidades e negócios fechados, é possível fazer uma previsão mais precisa do faturamento de um período específico.

Com essa previsão, é possível entender melhor sobre aspectos como sazonalidade de vendas do seu negócio ou definir planos de crescimento com o faturamento previsto, por exemplo.

Melhor entendimento do perfil atendido

Com os cadastros de clientes somados às informações sobre negócios fechados no seu funil de vendas, mapear um perfil de cliente ideal fica mais simples.

Tendo esse perfil em mãos, estratégias de aquisição de um novo cliente podem ser feitas com exatidão e, consequentemente, trazendo melhores resultados.

Análise de produtividade e desempenho

Qual a porcentagem de participação de cada um dos seus vendedores no resultado final de vendas da sua empresa?

Com as informações cedidas por um sistema de CRM, é possível entender quanto cada vendedor vem trazendo de receita para a empresa, e se tem tido um desempenho satisfatório.

Como o Agendor pode aprimorar a inteligência comercial no processo de vendas

O Agendor, como um sistema de CRM, oferece condições para a coleta de todos os dados citados neste artigo, além de vários outros, que tem tido cada vez mais importância em um processo comercial.

Para isso, é importante lembrar que vendedores e gestores devem, antes de tudo, configurar o sistema e alimentá-lo da forma correta, para que os dados sejam precisos e as análises, completas.

Algumas das funcionalidades chave para trazer a inteligência comercial para sua rotina são:

Divisão de carteira de clientes por vendedor

Parte da inteligência comercial baseia-se em traçar estratégias para melhorar o desempenho da sua força de vendas.

Dividindo os novos clientes entre seus vendedores, é possível saber:

  • o volume de negócios fechados por cada um deles dentro de um determinado período;
  • o tempo de negociação médio de cada um;
  • quanto cada vendedor contribui para o faturamento final de um período específico.

Configuração de métricas personalizáveis

É um erro pensar que o seu processo comercial é igual ao de outras empresas, mesmo que vocês atendam o mesmo público, tenham a mesma quantidade de vendedores e etapas parecidas.

Por isso, ter a opção de personalizar as métricas, para que estejam o mais próximas à sua realidade quanto possível, é essencial para analisar toda sua realidade de forma mais profunda.

As métricas da sua empresa são o alicerce do processo de inteligência comercial, uma vez que é a partir delas que você pode tomar decisões de maneira segura e mais confiável.

Funil de vendas

No funil de vendas, além de poder organizar seu processo para que fique condizente com as etapas que seus vendedores cumprem para fechar uma venda, ainda é possível extrair métricas importantes para análise.

Aqui, é possível entender duração do ciclo de vendas, taxa de conversão dos negócios, volume de novos clientes e de negócios fechados, valor total vendido e até mesmo a porcentagem de conversão em cada uma das etapas da negociação.

Sumário semanal e mensal

Lançamos recentemente os sumários mensal e semanal na plataforma do Agendor.

Esses sumários trazem métricas valiosas e que podem servir para analisar e extrair insights de como melhorar seu processo comercial.

Em ambos os sumários, é mostrado:

  • Quantidade de negócios ganhos, em andamento e perdidos durante o período analisado;
  • Número de novas oportunidades;
  • Duração do ciclo de vendas;
  • Taxa de conversão, total e por etapas de negociação;
  • Funil de vendas por vendedor;
  • Origens de clientes que trazem mais receita;
  • Principais motivos de perda no período;
  • entre outros.

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E o melhor: os sumários são enviados para o seu e-mail pela nossa equipe!

Relatórios

Se as métricas exibidas nos sumários mensal e semanal não forem suficientes para suprir o que você precisa analisar, ainda é possível configurar relatórios baseados nas métricas personalizadas da sua conta.

Na plataforma do Agendor, você pode criar seus próprios relatórios, levando em conta o que é prioridade para a gestão da sua empresa e, dessa forma, ficar sempre a par do que acontece na rotina comercial.

O que acha de começar a usar a inteligência comercial no seu negócio agora mesmo? Teste gratuitamente o Agendor por 14 dias e veja como a plataforma pode te ajudar a alavancar seus resultados: quero iniciar o teste!