O mercado de trabalho demanda profissionais cada vez mais capacitados e qualificados. E, no que diz respeito aos cargos de gestão, os níveis de exigência são ainda mais elevados, trazendo a necessidade de desenvolver novas soft skills para gestores.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Aprimorar as habilidades é essencial para gestores, já que são igualmente responsáveis pelos resultados e pelo desempenho da equipe.
  • É importante que os recrutadores também se atentem às principais habilidades de um gestor para não realizar contratações equivocadas.
  • Liderança é mais do que o cargo, é uma habilidade que todo gestor deve ter para delegar tarefas, motivar a equipe e gerar confiança para deixar o time tomar certas decisões.
  • Dar feedback aos liderados é um instrumento para o desenvolvimento profissional. Recebê-los também é necessário para que o gestor possa promover as melhorias necessárias da gestão.
  • A proatividade é indispensável. O espírito inquieto deve mover o gestor para novos projetos, soluções e estratégias.
  • Ser guiado por resultados torna as ações do gestor mais assertivas, gerando mais resultados. Saiba mais em “Indicadores de Vendas e Marketing – KPIs que você deve usar”.

A responsabilidade dessa função é grande, pois a liderança é uma peça-chave para que as organizações atinjam o sucesso. Tanto para o desenvolvimento das estratégias, quanto para a gestão de equipe, os gestores são personagens essenciais e podem definir o êxito ou o fracasso de um time. 

Para começar a liderar um time, é preciso estar preparado para os desafios do cargo. Existem muitas hard skills, as famosas competências técnicas, que variam de acordo com o departamento. Mas as soft skills são cruciais para um gestor de qualquer área.

E, para buscar ou promover colaboradores, também é necessário compreender quais são essas habilidades, de modo que as movimentações de funcionários e os recrutamentos sejam mais assertivos. 

Caso contrário, uma contratação ou promoção errada pode gerar:

  • alto do índice de rotatividade;
  • aumento dos custos de recrutamento e treinamento;
  • equipe insatisfeita e desorganizada;
  • ambiente de trabalho desmotivador.

Por isso, se você é um gestor ou se está buscando um, a leitura deste artigo é de grande importância.

Aqui, vamos falar sobre as habilidades de um gestor que são fundamentais para guiar a equipe aos melhores resultados e prosperar no cargo. Além disso, daremos dicas práticas para desenvolver essas habilidades e aplicá-las em sua rotina.

Continue a leitura! 

O que são soft skills?

Soft skills são habilidades mais relacionadas às questões emocionais e ao comportamento. Ou seja, elas não são tão técnicas — como as hard skills —, mas ainda assim são vitais para qualquer pessoa, seja em um cargo de gestão ou não. 

Na prática, tratam-se de habilidades que ajudam a otimizar o dia a dia indiretamente, como promover uma melhora da comunicação ou aprimorar a capacidade de lidar com problemas com uma cabeça mais “fria”. 

Portanto, vale a pena aprender soft skills para gestores, seja para quem já está no cargo ou almeja conquistar a posição. A seguir, nós mostramos quais são as mais importantes e como desenvolvê-las!

Quais são as soft skills para gestores?

Muitas pessoas já têm o “espírito de líder” na personalidade. Elas são proativas, sabem delegar tarefas e esbanjam motivação e confiança nas tomadas de decisão.

No entanto, todas as pessoas (sim, todas mesmo!) podem desenvolver essas habilidades para ser um excelente gestor.

Afinal, ninguém nasce sabendo tudo, mas podemos sempre aprender e nos desenvolver, melhorando cada dia mais.

Dito isso, conheça agora as principais soft skills para gestores e veja as dicas para desenvolvê-las!

1. Liderança

De fato, liderança é mais do que um cargo, é realmente uma habilidade.

Um bom gestor deve ser capaz de instigar sua equipe por meio da comunicação assertiva, inspirar cada pessoa a se desenvolver como profissional e transmitir segurança.

Um verdadeiro líder também sabe escutar, é empático e sempre procura encontrar soluções em conjunto.

Para desenvolver essa habilidade, comece exercitando a escuta ativa com seus colegas de trabalho. Pode parecer simples, mas este aspecto é um dos mais difíceis de encontrar nas lideranças.

Assista a esse TED Talk Roselinde Torres, mostrando o que é preciso para ser um grande líder:

[Para ativar as legendas, clique no ícone de engrenagem e depois em legendas CC; a seguir, clique em Inglês e, sem sair deste menu, em traduzir automaticamente; depois selecione Português no novo menu que vai aparecer e clique fora do menu geral para iniciar].

>>>> Leia também: liderança estratégica — conheça as principais características + 5 dicas para aplicar na sua gestão

2. Cultura de feedback

Entre as habilidades e competências do gestor, destaca-se a cultura de feedback, já que ele deve direcionar a equipe rumo aos resultados desejados, correto?

Nesse sentido, o gestor deve conduzir cada membro do seu time para as ações que irão torná-lo um profissional mais eficiente.

Isso significa que é necessário analisar a performance de cada colaborador e oferecer um feedback, seja positivo ou negativo.

Pode-se expor as expectativas de resultado para a equipe de modo que possam se esforçar para atingi-los. Este, portanto, é um instrumento determinante de desenvolvimento profissional.

Aliás, nós temos alguns artigos sobre feedback que indicamos fortemente, visto que não se submetem apenas às frases curtas de reconhecimento ou correção. Aproveite para ler!

Você, gestor, também deve estar aberto para receber feedbacks. Lembre-se que este é um instrumento para o desenvolvimento profissional, então, ele é tão importante para seus colaboradores, quanto para si mesmo!

Não adianta buscar ser um gestor melhor se você não ouve, da própria equipe, quais são seus pontos fortes e, claro, os pontos de melhoria. 

3. Gestão de conflitos

Lidar com pessoas não é fácil. Cada indivíduo tem seu temperamento e pode ser mais fácil, ou complicado, lidar com ele.

Estamos todos sujeitos a ter conflitos no trabalho; isso é natural do ser humano. Mas não devemos nunca deixar que isso impacte o moral dos colaboradores.

Além disso, outros tipos de conflitos podem acontecer no ambiente organizacional, como:

  • diferentes estilos de trabalho;
  • ausência de processos padronizados;
  • objetivos distintos.

Logo, a gestão de conflitos é outra habilidade extremamente importante de um gestor, que visa promover um bom e harmônico clima organizacional, inclusive elevando os níveis de produtividade.

Para desenvolver essa habilidade, é preciso estar atento à raiz dos problemas e às questões que surgirem, com um olhar cirúrgico. Assim, você terá maiores chances de encontrar uma resolução mais certeira para os conflitos.

4. Proatividade

A proatividade é uma das mais notáveis habilidades de um gestor. Um bom líder antecipa problemas e encontra soluções de maneira criativa, buscando novidades e oportunidades para elevar os resultados e otimizar o esforço da sua equipe. 

Tanto no âmbito operacional como no estratégico, ficar acomodado está fora de cogitação.

Por sinal, a proatividade também é reconhecida quando o gestor procura adquirir conhecimentos e novas maneiras de ser um líder melhor (assim como você está fazendo agora!).

5. Foco em resultados

Um bom gestor é “apaixonado” por resultados. Na prática, significa que ele sempre considera resultados reais para tomar decisões, sugerir melhorias e dar feedbacks aos seus subordinados.

Para ser guiado por resultados, é importante utilizar plataformas que ofereçam indicadores de maneira fácil e assertiva, como:

Veja alguns indicadores de performance para vendedores:

soft skills para gestores

A análise de desempenho é também um relevante material para desenvolver essa habilidade. 

Por falar nisso, nós desenvolvemos uma planilha gratuita que facilita esse acompanhamento. Basta preencher as células e analisar os resultados.

>>>> Baixe e confira as diretrizes para utilizá-la neste artigo: planilha de avaliação de desempenho de funcionários grátis!

6. Comunicação

Outra soft skill para gestores é a boa comunicação. Não basta apenas saber dar um feedback de respeito, é preciso saber passar as informações diárias com clareza e estar aberto a ouvir o que a equipe tem a dizer. 

Para desenvolvê-la, exercite a escuta. Pare e ouça o que as pessoas têm a dizer e realmente considere o que foi passado. No mais, mantenha o tom, não se exalte e fale de maneira clara e concisa. 

7. Flexibilidade 

Todo mundo sabe que o mundo atual está em constante mudança, concorda? Por esse motivo, outra competência essencial para gestores é a flexibilidade. Aqui, queremos dizer que é crucial estar preparado para receber novas ideias e se adaptar. 

Para isso, pense de maneira estratégica, sempre procurando ver o lado positivo das coisas, além de buscar soluções fora da caixa quando se deparar com algum problema. 

8. Criatividade 

E, por falar em soluções fora da caixa, outra soft skill para gestores é, sem dúvidas, a criatividade. Sim, é possível se tornar mais criativo com prática e dedicação. Estude bastante e fique sempre atento às novidades. 

9. Organização

Essa é uma habilidade útil não apenas para os gestores, mas para qualquer pessoa do mundo. Ser organizado permite fazer todas as tarefas dentro do prazo e, ainda, não se perder no meio de tantas ações do dia a dia. 

A capacidade de se organizar pode ser um baita desafio, mas nada que seja impossível com um pouco de determinação. 

>>>> Confira dicas em: como organizar suas tarefas com o Agendor e o Trello 

10. Inteligência emocional 

Por último, nós temos a inteligência emocional, que é a capacidade de compreender as próprias emoções e as de outras pessoas. Essa habilidade é vital, pois possibilita que os gestores olhem para sua equipe de maneira mais profunda.

Eles buscam entender suas dificuldades, olhando por outro ponto de vista, tomando decisões mais assertivas e que correspondem às demandas do time. 

Você acabou de conhecer as habilidades de um gestor, mas é indispensável continuar estudando e buscando novos conteúdos para se aprofundar. 

Continue seu aprendizado pelo nosso e-book gratuito: gestão de equipe de vendas — GUIA completo para líderes

Antes de ir embora, temos uma dica extra de habilidades para gestores: saber usar um CRM de vendas. A ferramenta é essencial para monitorar as equipes e garantir os melhores resultados. 

E olhe que nem é preciso fazer um curso de seis meses para usar. O Agendor, por exemplo, é bem simples e, mesmo assim, conta com uma série de funcionalidades úteis para o dia a dia dos gestores.

Para começar a usar, basta se inscrever!