O mercado de trabalho está exigindo profissionais cada vez mais capacitados e qualificados para as empresas. No que diz respeito aos cargos de gestão, os níveis de exigência são ainda mais elevados.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

  • Aprimorar as habilidades é essencial para gestores, já que são igualmente responsáveis pelos resultados e pelo desempenho da equipe.
  • É importante que os recrutadores também se atentem às principais habilidades de um gestor para não realizar contratações equivocadas.
  • Liderança é mais do que um cargo, é uma habilidade que todo gestor deve ter para delegar tarefas, motivar sua equipe e gerar confiança para deixar o time tomar decisões.
  • Dar feedback para os liderados é um instrumento para o desenvolvimento profissional. Receber feedbacks também é necessário para que o gestor possa promover as melhorias necessárias da sua gestão.
  • A proatividade é indispensável. O espírito inquieto deve mover o gestor para novos projetos, soluções e estratégias.
  • Ser guiado por resultados torna as ações do gestor mais assertivas para gerar mais resultados. Saiba mais em Indicadores de Vendas e Marketing: KPIs que você deve usar.

Essa responsabilidade é grande pois a liderança é uma peça-chave para que as organizações atinjam o sucesso.

Tanto para o desenvolvimento das estratégias, quanto para a gestão de equipe, os gestores são personagens essenciais e podem definir o êxito ou o fracasso de um time. 

Para começar a liderar um time, é preciso estar preparado para os desafios do cargo. Existem muitas hard skills, as famosas competências técnicas, que vão variar de acordo com o departamento. Mas algumas habilidades, soft skills, são cruciais para um gestor de qualquer área.

E para buscar ou promover colaboradores, também é necessário compreender quais são essas habilidades, para que as movimentações de funcionários e recrutamentos sejam o mais assertivos possível. Caso contrário, uma contratação ou promoção errada pode gerar:

  • aumento do índice de rotatividade;
  • aumento dos custos de recrutamento e treinamento;
  • equipe insatisfeita e desorganizada;
  • ambiente de trabalho desmotivador.

Por isso, se você é um gestor, ou se está buscando por um, a leitura deste artigo é de grande importância.

Aqui, vamos falar sobre as habilidades de um gestor que são fundamentais para guiar uma equipe aos melhores resultados e prosperar no cargo. Além disso, vamos dar dicas práticas para desenvolver essas habilidades e aplicá-las em sua rotina.

Continue a leitura! 

Quais são as habilidades de um gestor?

Muitas pessoas já possuem o “espírito de líder” na sua personalidade. São proativas, sabem delegar tarefas como ninguém e esbanjam motivação e confiança nas tomadas de decisão.

No entanto, todas as pessoas (sim, todas mesmo!) podem desenvolver essas habilidades para ser um excelente gestor.

Afinal, ninguém nasce sabendo tudo, mas todos nós podemos sempre aprender e nos desenvolver, melhorando cada dia mais.

Dito isso, conheça agora as principais habilidades de um gestor e algumas dicas para desenvolvê-las:

1. Liderança

Sim, liderança. Até porque, liderança é mais do que um cargo, é realmente uma habilidade.

Um bom gestor deve ser capaz de instigar sua equipe através da comunicação, inspirar cada pessoa a se desenvolver como profissional e transmitir confiança e segurança.

Por outro lado, um verdadeiro líder também sabe escutar, é empático e sempre procura encontrar soluções em conjunto.

Para desenvolver essa habilidade, comece exercitando a escuta ativa com seus colegas de trabalho. Pode parecer simples, mas este aspecto é um dos mais difíceis de encontrar nas lideranças.

Assista a esse TED Talk Roselinde Torres: O que é preciso para ser um grande líder:

[Para ativar as legendas, clique no ícone de engrenagem e depois em legendas CC; a seguir, clique em Inglês e, sem sair deste menu, em traduzir automaticamente; depois selecione Português no novo menu que vai aparecer e clique fora do menu geral para iniciar].

Leia também: Liderança estratégica: conheça as principais características + 5 dicas para aplicar na sua gestão

2. Cultura de feedback

Uma das habilidades e competências do gestor mais vitais é, sem dúvidas, a cultura de feedback.

O gestor deve direcionar a sua equipe aos resultados desejados, correto?

Nesse sentido, ele deve conduzir cada membro do seu time para as ações que irão torná-lo um profissional mais eficiente.

Isso significa que é necessário analisar a performance de cada colaborador e oferecer um feedback, seja positivo ou negativo.

Dessa forma, é possível expor as expectativas de resultado para a equipe para que possam se esforçar para atingi-los. Este, portanto, é um instrumento de desenvolvimento profissional determinante.

Nós temos alguns artigos sobre feedback que indicamos fortemente, visto que não se submetem apenas a frases curtas de reconhecimento ou correção. Entenda mais em:

Você, gestor, também deve estar aberto para receber feedbacks. Lembre-se que este é um instrumento para o desenvolvimento profissional, então, ele é tão importante para seus colaboradores, quanto para você!

Não adianta buscar ser um gestor melhor se você não ouve, da sua própria equipe, quais são seus pontos fortes, e seus pontos de melhoria. 

3. Gestão de conflitos

Lidar com pessoas não é fácil. Cada indivíduo tem seu temperamento e pode ser mais fácil, ou complicado, lidar com ele.

Estamos todos sujeitos a ter conflitos no trabalho, isso é natural do ser humano. Mas não devemos nunca deixar que isso impacte o moral dos colaboradores.

Além disso, outros tipos de conflitos podem acontecer no ambiente de trabalho, como:

  • diferentes estilos de trabalho;
  • ausência de processos padronizados;
  • objetivos distintos.

Logo, outra habilidade de um gestor extremamente importante, é a gestão de conflitos, que visa promover um bom e harmônico clima organizacional, e elevar os níveis de produtividade.

Para desenvolver essa habilidade, é preciso estar atento a causa raiz dos problemas e questões que surgirem, em um trabalho cirúrgico. Assim, você terá maiores chances de conseguir encontrar uma resolução mais certeira para os conflitos.

4. Proatividade

A proatividade também é uma das mais notáveis habilidades de um gestor.

Um bom líder antecipa problemas, encontra soluções de maneira criativa, busca novidades e oportunidades para elevar os resultados e otimizar o esforço da sua equipe. 

Tanto no âmbito operacional como no estratégico, estar acomodado está fora de cogitação.

Além disso, a proatividade também é reconhecida quando o gestor procura adquirir novos conhecimentos, e novas maneiras de ser um líder melhor (assim como você está fazendo agora!).

5. Foco em resultados

Um bom gestor é um “apaixonado” por resultados

Na prática, significa que ele sempre considera resultados reais para tomar decisões, sugerir melhorias e dar feedbacks aos seus subordinados.

Para ser guiado por resultados, é necessário se utilizar plataformas que ofereçam indicadores de maneira fácil e assertiva, como por exemplo:

Veja alguns indicadores de performance para vendedores:

A análise de desempenho é também um relevante material para desenvolver essa habilidade. 

Nós desenvolvemos uma planilha gratuita que pode facilitar isso para você. Basta preencher as células e analisar os resultados.

Você pode baixá-la e conferir as diretrizes para utilizá-la neste artigo: Planilha de avaliação de desempenho de funcionários grátis!

Você acabou de conhecer as habilidades de um gestor, mas é essencial continuar estudando e buscando novos conteúdos para se aprofundar. 

Continue seu aprendizado pelo nosso eBook gratuito: Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes