Adotar um mindset de vendas pode ajudar as equipes comerciais a se sentirem mais motivadas e felizes no dia a dia, bem como melhorar os resultados da empresa, fazendo com que o negócio atinja suas metas.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O mindset de vendas pode ser entendido como uma mentalidade que ajuda a guiar os vendedores rumo ao sucesso no mundo comercial, já que determina como eles reagem e tomam decisões. 
  • Entre os benefícios de adotar o mindset certo para as vendas, estão: melhora da produtividade, aumento da motivação e crescimento profissional e das vendas. 
  • Para adotar a mentalidade ideal, é preciso ver os erros como oportunidades de aprendizado, aceitar as mudanças e os desafios e, ainda, preferir o uso de dados durante o processo comercial. 
  • O mindset de vendas depende de cada vendedor ter metas individuais. Porém, isso também permite acompanhar as métricas gerais para medir o desempenho. Confira quais KPIs de venda são mais importantes!

Já adiantando, o mindset de vendas é um conjunto de comportamentos e atitudes que ajudam a levar os vendedores rumo ao sucesso, como não se abater e aprender com os erros e, ainda, aceitar os desafios como oportunidades de crescimento. 

Quer aprender mais? Então, continue lendo, pois, neste artigo, explicamos o que é mindset de vendas, os benefícios dessa mentalidade para o time comercial e dicas de como adotar na sua vida e no seu negócio!

O que é mindset de vendas?

O termo mindset pode ser traduzido para o português como mentalidade, mas algumas fontes usam a expressão “configuração da mente”. É uma maneira de pensar que determina certos padrões de comportamento, como a maneira como alguém reage frente a uma situação. Nas vendas, isso afeta a forma de enxergar e interagir com o processo comercial.

No geral, existem dois tipos de mindset. O fixo, que dita que não é possível mudar suas habilidades, já que elas são naturais. Já o mindset de crescimento acredita que sempre pode-se mudar para melhor, bastando se esforçar. 

Ademais, o mindset pode ser influenciado por uma série de fatores, como: experiências, crenças e até pessoas com quem convivemos diariamente. Portanto, ele pode mudar conforme evoluímos como indivíduos e adquirimos novas vivências. 

E nem precisamos falar que o mindset fixo não é o tipo que leva um vendedor ao sucesso, concorda? Afinal, o agente comercial precisa estar preparado para se desafiar e evoluir como profissional e como pessoa a fim de atrair e conquistar mais clientes. 

>>>> Aproveite para ler: 4 insights do livro Mindset para profissionais de vendas

Quais os benefícios de adotar um mindset de vendas?

Adotar um bom mindset no processo de vendas é uma maneira de aumentar a produtividade das equipes comerciais. Isso porque estimula o crescimento profissional dos vendedores e, consequentemente, eleva as vendas. E todo mundo quer isso, certo?

Isso acontece porque o mindset afeta a maneira como você se enxerga e percebe o trabalho, bem como as decisões que toma. Para ficar mais claro, se uma pessoa enxerga sua vida profissional com maus olhos e não se sente motivada, ela não se esforça no dia a dia. Logo, tem resultados mais baixos. 

Por outro lado, um vendedor que vê seu trabalho por um viés positivo, oferecendo ajuda para os seus clientes, sente-se mais satisfeito e motivado para fazer o que for preciso para bater suas metas. 

Sendo assim, mudar o mindset e adotar uma mentalidade de vendedor de sucesso ajuda não apenas a empresa a crescer, mas também a melhorar a saúde mental dos colaboradores, aumentando os níveis de satisfação. 

Como adotar um mindset de vendas? Dicas práticas 

Para adotar um mindset de vendas, é preciso: 

  • não se ater aos erros; 
  • aceitar os desafios de frente; 
  • ter metas pessoais; 
  • estar aberto às mudanças; 
  • trocar o achismo por dados. 

Veja como desenvolver todas essas características a seguir!

1. Não se ater aos erros

Não queremos dizer que você deve varrer os erros para baixo do tapete e fingir que eles não existem. Pelo contrário, a intenção aqui é usar os erros como uma fonte de aprendizado. 

Estude os equívocos e tente descobrir em que ponto você falhou e como a situação poderia ser melhor, caso tivesse tomado uma decisão diferente. Assim, você aprende com o erro e, mais adiante, quando se deparar com uma situação semelhante, já saberá o que fazer.

2. Aceitar os desafios de frente

Além de usar os erros como aprendizado e não se manter preso a eles, é essencial saber aceitar os desafios para ter um mindset de vendas de sucesso. Sabe quando aparece aquele cliente difícil, que ninguém quer pegar?

Pois bem, o vendedor com o mindset de sucesso vê isso como uma oportunidade de testar suas habilidades e garantir a venda. Ao mesmo tempo, isso inclui não se deixar levar pelas decepções. 

Nós sabemos que nem sempre as vendas saem como queríamos e é importante pensar em maneiras de mudar a situação. Contudo, aceitar desafios também diz que é preciso saber quando desistir. 

Afinal, abrir mão de uma oportunidade que deu errado já na etapa de negociação, depois de um esforço imenso do vendedor, é um desafio e tanto, concorda?

3. Ter metas pessoais 

Você já viu um barco sem remo? Ele não tem direção e assim é um vendedor sem metas pessoais. Ele só vai vivendo seus dias, fazendo o que mandam e não se esforça para crescer, já que não sabe o que deseja alcançar.

Onde você quer chegar daqui a 5 ou 10 anos? O que você deseja da vida?

Por isso, outra dica para alcançar um bom mindset no processo de vendas é estabelecer objetivos. Porque, sim, as metas no mindset de vendas são essenciais para definir as razões do seu esforço.

Daí, você consegue traçar um plano de ação para transformar os desejos em realidade e, ainda, fica mais motivado para trabalhar em busca dos seus objetivos. Tudo porque tem suas metas claras no mindset de vendas.

4. Estar aberto às mudanças

Estar aberto às mudanças significa adaptar-se a qualquer situação e tentar tirar o melhor de tudo o que acontecer. Um cliente pediu a revisão da proposta? Que tal oferecer serviços adicionais que podem ser úteis?

Você precisa se mudar por causa do trabalho? Saiba que isso pode ser uma oportunidade de fazer novos contatos e avançar ainda mais na carreira. Enfim, leve essa mentalidade de aceitar mudanças para tudo na vida.

5. Trocar o achismo por dados 

Para finalizar nossa lista de como adotar um mindset de vendas, a dica de ouro é: não use o achismo para definir seus próximos passos. No lugar, use dados concretos sobre os clientes — ou possíveis clientes — para guiar suas ações. 

E precisamos citar essa mudança de mindset como essencial porque muitos profissionais ainda preferem usar a intuição. Com isso, perdem oportunidades valiosas por fazer uma abordagem no momento errado ou oferecer uma solução fora do perfil dos clientes.

Por outro lado, o vendedor com o mindset certo vai analisar o histórico do consumidor para verificar o que ele costuma comprar, os valores e as formas mais assertivas de contato. Isso aumenta suas chances de fazer uma abordagem de sucesso. 

Veja uma lista com os segredos para se tornar um campeão de vendas que ninguém te contou (até agora):

Aproveite também para fazer sua inscrição gratuita no CRM do Agendor e, veja, na prática como usar dados concretos nas vendas simboliza o sucesso da sua estratégia!