A gestão de talentos é um conjunto de estratégias que tem como objetivo despertar todo o potencial dos colaboradores para que se tornem profissionais de alto nível e entreguem os melhores resultados.

Essa não é uma tarefa fácil, visto que a produtividade dos colaboradores pode ser afetada por diversos fatores, sejam externos ou internos. 

Além disso, é preciso saber reconhecer as capacidades e competências das pessoas e inseri-las na área mais adequada e elevar seus talentos.

Atualmente, não basta se limitar às atividades mais tradicionais do departamento de recursos humanos. As empresas que desejam alcançar suas metas de maneira formidável, precisam evoluir seus processos de gestão de pessoas. Afinal, profissionais que se sentem valorizados e motivados produzem mais, e melhor.

Mas o que é gestão de talentos? Qual a sua importância dentro da empresa? Como fazer gestão de talentos? Vamos esclarecer essas dúvidas ao longo do artigo. Continue a leitura!

O que é gestão de talentos?

A gestão de talentos é um conjunto de estratégias aplicadas para despertar todo o potencial dos colaboradores de uma organização.

Para isso, é preciso ter um processo de recrutamento e seleção bem refinado que atraia as pessoas certas para o seu negócio, capacitá-las para que tenham os melhores recursos para executar suas atividades, e elaborar estratégias de retenção. Estes, portanto, são os três pilares da gestão de talentos:

  1. Seleção;
  2. Capacitação;
  3. Retenção.

Ao desenvolver estratégias que, durante esses três processos, possam identificar e estimular o verdadeiro potencial de cada colaborador, uma empresa é capaz de construir times de altíssimo desempenho.

Ninguém é excelente em exatamente tudo o que faz. Todos nós temos nossas facilidades e dificuldades e isso também é reproduzido em nosso ambiente de trabalho. 

Um vendedor pode, por exemplo, ter dificuldade com determinadas etapas de um processo comercial, mas isso não significa que seja um mau vendedor. Nesse cenário, é papel da gestão de talentos ajudar este vendedor a desenvolver as habilidades necessárias para aprimorar seu trabalho e exercitar aquelas que continuam trazendo bons resultados.

Confira também: Gestão de pessoas nas empresas: o que é, quais são os 5 pilares e 6 dicas para implementar na sua empresa

Qual a importância da gestão de talentos?

Uma empresa não alcança seu sucesso sem seus colaboradores. São eles que realmente tiram o planejamento estratégico do papel e fazem a mágica acontecer.

Por isso, criar uma estratégia para selecionar os profissionais mais capacitados, treiná-los, e oferecer um plano de carreira que realmente o faça evoluir pode trazer muitos benefícios para a empresa, como:

1. Melhorar o relacionamento com o cliente

Os times que estão devidamente treinados oferecem um bom atendimento e melhoram a experiência do cliente em relação à empresa. 

2. Elevar a reputação da marca

Implementar uma estratégia de gestão de talentos dá oportunidade para que a empresa atraia mais talentos capacitados disponíveis no mercado.

3. Motivar os colaboradores

A gestão de pessoas se preocupa em arquitetar o melhor cenário possível para que seus funcionários trabalhem com todo o seu potencial. Isso gera um senso de pertencimento e valorização nas pessoas, o que as motiva a darem seu melhor, como gratidão à organização.

4. Reduzir os índices de turnover

Com um planejamento de carreira construído a partir das estratégias de gestão de pessoas, os índices de turnover na empresa reduzem bastante. Este fator é crucial para que não seja disseminada uma sensação de insegurança nos colaboradores, para que não haja gastos indesejados com desligamentos e seja evitada a queda da produtividade da área com a ausência de um membro do time.

5. Aumentar a vantagem competitiva

Um estudo da Hackett Group aponta que as empresas que investiram nos talentos humanos faturaram 15% a mais que seus concorrentes. Logo, a gestão de talentos também promove o diferencial competitivo nas organizações que a aplicam.

Em quais áreas a gestão de talentos deve atuar?

A resposta é fácil: a gestão de talentos deve atuar em todas as áreas de uma empresa.

Imagine só ter um time de vendas que performa em alto nível, mas ter uma equipe de atendimento ao cliente que deixa a desejar. Isso quebra completamente a experiência do cliente e pode levá-lo a romper o relacionamento com a organização.

Ou então, ter um marketing impecável, mas apresentar falhas na elaboração dos produtos e serviços.

A empresa deve operar com excelência em todas as áreas para alcançar um crescimento sustentável, e o papel da gestão de talentos é fomentar o potencial de todos os profissionais para que atuem com alto nível.

Assim sendo, para que as estratégias de gestão de talentos realmente funcione, devem ser aplicadas juntamente aos líderes de cada área, já que a liderança possui grande peso no desempenho de cada pessoa da sua equipe.

Como fazer gestão de talentos? 3 aspectos principais

Como falamos anteriormente, os três pilares da gestão de talentos são:

  1. Seleção;
  2. Capacitação;
  3. Retenção.

É sobre estes aspectos que devem ser construídas as estratégias de gestão de pessoas.

Seleção

Os empreendedores devem se preocupar em criar um processo seletivo refinado para recrutar os profissionais certos para seu time. Nesse contexto, é importante enxergar os colaboradores como verdadeiros parceiros de negócio e não apenas funcionários.

Por isso, deve-se compreender quais são as atribuições necessárias para cada vaga da empresa para fazer uma triagem dos currículos bem refinada. A partir disso, no momento da entrevista, é imprescindível expor as expectativas da organização em relação ao cargo e também ouvir as expectativas do próprio candidato.

Então, entenda e especifique quais habilidades você precisa, e busque profissionais que sejam compatíveis. Dessa forma, você evita demissões e novos processos seletivos.

Confira 5 perguntas essenciais para o recrutamento de novos vendedores:

Capacitação

Os novos colaboradores precisam ser orientados aos processos e boas práticas da empresa. Por essa razão, marque treinamentos de onboarding e faça uma avaliação dos conhecimentos adquiridos durante este processo.

A capacitação também se faz necessária quando uma nova estratégia é implementada nos departamentos. 

Caso seja preciso aplicar uma nova técnica de vendas para melhorar os resultados das negociações, é crucial que os vendedores sejam submetidos a um treinamento para conseguirem colocar em prática a nova tática. Do contrário, as estratégias não serão bem-sucedidas.

Leia também: O que é plano de sucessão? Tudo o que você precisa saber para planejar carreiras

Retenção

O plano de carreira dos seus colaboradores está em dia? Eles possuem uma perspectiva de crescimento profissional dentro da empresa?

Isso é essencial tanto para a satisfação e motivação dos funcionários, quanto para a organização, já que poderão contar com profissionais cada vez mais completos e competentes, arcando com mais responsabilidades.

Por outro lado, pode ser que algumas pessoas sintam dificuldade em enxergar grande valor nos planos de carreira. Elas precisam de algo que vá além disso, que realmente desperte seus sentimentos mais profundos, como seus sonhos.

Imagine se você conseguisse motivar seus colaboradores por meio dos sonhos que desejam alcançar? Afinal, qual recompensa é maior do que um sonho realizado?

A boa notícia é que o Agendor tem a ferramenta perfeita para isso, que conecta os objetivos da empresa com as metas pessoais dos vendedores: o Funil dos Sonhos!

Conheça o Funil dos Sonhos do Agendor:

Crie uma conta gratuita agora mesmo e ajude seus vendedores a conquistarem seus sonhos! Quer entender melhor como aplicar essa metodologia? Assista à apresentação do Funil dos Sonhos na prática!