Como é feito o processo de onboarding na sua empresa?

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Se quando um funcionário novo é contratado e você simplesmente realiza breves apresentações para a equipe e o direciona para assinar toda a papelada de contratação, saiba que as etapas do onboarding vão muito além disso.

Esse é um processo estratégico e que tem como objetivo promover uma melhor integração de colaboradores recém-chegados e garantir que eles se adaptem à cultura organizacional e às suas novas tarefas.

Neste artigo, vamos mostrar o que é onboarding de novos funcionários e explicar por que é tão importante que a sua empresa se dedique a esse processo de Recursos Humanos.

Além disso, convidamos você a prosseguir com a leitura para descobrir um passo a passo de como fazer treinamento onboarding com seus novos colaboradores e extrair o potencial máximo de cada um deles.

O onboarding de colaboradores é fundamental, mas e o onboarding de clientes, já ouviu falar? Então, estes artigos são para você, confira: 

O que é onboarding?

Onboarding é uma palavra em inglês que, traduzindo livremente, significa “embarcar”.

No contexto de RH, o onboarding é um processo que cuida justamente do embarque de novos funcionários à rotina e à cultura de uma organização.

A intenção do onboarding é promover a integração de colaboradores recém-contratados de modo a facilitar a adaptação desses profissionais ao seu novo ambiente profissional.

Nas etapas do onboarding, o funcionário desenvolve familiaridade com os métodos de trabalho, com a estrutura hierárquica, com o clima organizacional e com as suas tarefas diárias.

Leia mais: Onboarding de vendedores: o que é e como criar um programa de integração eficaz?

Por que é importante se dedicar ao onboarding de novos funcionários?

O onboarding prepara os colaboradores que acabaram de ingressar na empresa para que eles possam assimilar gradativamente suas novas tarefas e rotinas partindo logo do primeiro dia de trabalho.

Com o processo de onboarding de novos funcionários, esses profissionais ficam mais bem preparados para enfrentar obstáculos comuns nas primeiras semanas e podem atingir o seu potencial máximo em menos tempo.

A importância do treinamento onboarding também pode ser percebida em dados. Segundo um estudo recente realizado pela Glassdoor, um eficiente onboarding de novos funcionários pode aumentar em 82% a retenção desses talentos recém-chegados.

Além da redução significativa do índice de turnover nos meses iniciais, conduzir as etapas do onboarding de maneira eficaz tende a melhorar também a produtividade e o engajamento dos colaboradores.

Quer mais detalhes de como fazer um bom treinamento de uma equipe de vendas? Então, assista GRATUITAMENTE a este webinar gravado com Júlio Paulillo (Agendor), Gustavo Gomes (Agendor) e Paulo Krieser (Econodata) e conheça os segredos desses feras na hora de treinar vendedores!

[GRAVAÇÃO DO WEBINAR] – Como treinar equipe de vendas em prospecção

Passo a passo: como promover treinamento de onboarding de novos funcionários?

Para que seja bem sucedido na sua empresa, o treinamento de onboarding precisa ser muito bem estruturado.

Para te ajudar, separamos aqui um passo a passo com as etapas do onboarding para você seguir com os seus novos funcionários e reduzir custos com treinamentos futuros.

Passo 1 – Crie um planejamento

A primeira etapa para o treinamento onboarding consiste em criar um planejamento com tudo o que os novos profissionais precisam saber sobre a empresa e sobre sua nova rotina de trabalho.

Dessa forma, você organiza as informações e as atividades que deverão ser concluídas.

Veja mais: Como montar um treinamento de vendas: é preciso dar um show?

EXEMPLO PRÁTICO: lembre-se que o colaborador precisa estar a par de uma série de burocracias da empresa, além de seus valores, missão, visão e outros dados corporativos que resumem sua proposta de valor.

Assim, além de apresentar esses conceitos importantes, não deixe de incluir em seu planejamento informações como: onde estacionar o carro, como tirar cópias, onde fica o ambulatório, quais são e onde ficam os departamentos da empresa, como pedir auxílio para configurar o computador, como conseguir a caixa de e mail da empresa, cartões de visitas etc.

Passo 2 – Prepare o local para recepcionar o colaborador

Nesta etapa, o local de trabalho deve estar pronto para receber o funcionário recém-contratado. É importante que já esteja definido onde ficará a mesa dele, o login de acesso à intranet da empresa, e-mail corporativo e os materiais necessários.

Vale ler: Como elaborar um treinamento de vendas: a relação com a disciplina para alcançar o sucesso

EXEMPLO PRÁTICO: Sua empresa conta com um pequeno auditório? Se não, organize uma sala de reunião onde caibam todos os novos colaboradores que vão passar pelo onboarding. Veja se há como projetar os slides, microfones etc. Não esqueça de água e uns lanchinhos, além dos materiais de apoio e, é claro, acesso fácil a banheiros.

Passo 3 – Crie um material de apoio para novos colaboradores

Todas as tarefas, métodos e regras internas devem estar descritas de forma didática para os novos funcionários em um manual ou material de apoio. Assim, sempre que ele tiver dúvidas, ele poderá fazer consultas independentes.

Leia também: 6 formas de usar vídeos para facilitar processos empresariais 

Quer um exemplo prático de como usar vídeos em treinamentos? Então assista a nossa webserie: Websérie do Agendor: Relacionamento com clientes – Como um App de Vendas pode ajudar

Confira o primeiro episódio:

EXEMPLO PRÁTICO: uma pequena brochura com  tudo que os colaboradores precisam saber sempre será um material interessante. Você também pode enviar slides para as caixas de e-mail deles. Um  brinde personalizado da empresa pode cair bem, como uma agenda, canetas legais, porta-coisas para escritório, etc.

Passo 4 – Determine mentores para acompanhar o funcionário

Nomeie colegas para atuarem como mentores dos novos funcionários. Eles serão responsáveis por acompanhar e orientar de perto o trabalho dos recém-chegados e garantir que eles se adaptem mais rapidamente ao dia a dia da empresa.

Confira em nosso blog: 5 tipos de treinamentos para vendas e 3 dicas essenciais de como implementá-los

EXEMPLO PRÁTICO: selecione alguns colaboradores seniores ou gerentes de área para serem mentores de seus colaboradores novatos, dando dicas que só a experiência na empresa pode proporcionar.

Passo 5 – Defina as métricas de desempenho e forneça feedbacks

Defina as métricas necessárias para acompanhar o desempenho dos colaboradores no treinamento onboarding. Dessa forma, ele já vai se familiarizando com as metas da equipe.

Não se esqueça também de fornecer feedbacks constantes para que o funcionário tenha clareza sobre o que se espera dele.

Veja também:

EXEMPLO PRÁTICO: quanto tempo demora para o vendedor fazer a primeira venda, depois do onboarding? Essa é uma métrica interessante. Analise sua empresa e pense nas métricas mais indicadas para medir a eficiência de seu processo de integração de novos colaboradores.

Estruture seu treinamento de onboarding com nossas dicas!

Bom, como você pôde perceber, o treinamento onboarding possui valor estratégico para a gestão de recursos humanos.

Dedique-se a esse processo crucial e obtenha melhores resultados com seus novos colaboradores.

Saiba mais: Onboarding de clientes e funcionários: descubra o que é, por que é importante fazer e 6 dicas para implementar na sua empresa

Este texto também pode interessar a você: Ramp up de vendas: entenda o que é, por que é importante e como implementar com os novos vendedores do seu time comercial

Quer entender profundamente como fazer o onboarding do seu time de vendas? Então, confira estas dicas práticas e um exemplo real de como é feito o onboarding do time comercial do Agendor! Baixe agora – GRATUITAMENTE – esta matéria exclusiva da Revista Venda Mais e conheça todos os segredos do onboarding de vendedores: MATÉRIA EXCLUSIVA | REVISTA VENDAMAIS – Onboarding de vendas: otimize o treinamento de novos vendedores