Este artigo foi escrito por Nathália Tameirão, Content Strategist na Samba Tech.

Toda empresa, independente de seu tamanho, precisa lidar com uma série de processos que muitas vezes são complexos e burocráticos, mas que são essenciais para o bom funcionamento do negócio.

Afinal, são esses processos que permitem que a equipe esteja sempre alinhada, trabalhando de forma eficiente e entregando bons resultados.

Porém, o que muitas pessoas não sabem é que existem formas de facilitar a execução de diferentes tarefas e fazer com que a empresa fique mais dinâmica e funcional. E na maioria das vezes, usar vídeos é a melhor delas.

Os vídeos são um formato de conteúdo cada vez mais popular. Segundo uma pesquisa da ComScore, até 2020 eles devem ser responsáveis por 80% de todo o tráfego na internet. E no contexto corporativo isso não é diferente: de acordo com dados apresentados pela Video Brewery, 76% dos executivos já assistem vídeos online pelo menos uma vez por semana e 40% assistem diariamente.

Ou seja, está mais do que na hora de negócios de todos os tipos começarem a pensar nos conteúdos audiovisuais de forma mais estratégica e como forma de solucionar pontos chave na empresa.

Então, para te ajudar a dar os primeiros passos nesse sentido, a seguir iremos falar sobre 6 processos que podem ser muito mais simples e eficientes se você começar a utilizar vídeos. Confira:

1. Onboarding

Manter um setor de Recursos Humanos competente e investir em um processo seletivo cuidadoso e de qualidade de nada adiantam se o colaborador não participar de um processo de onboarding eficiente.

O onboarding é um dos processos empresariais mais importantes de uma empresa, pois é ele que vai garantir que o colaborador seja bem introduzido à empresa, seu funcionamento e comece a produzir com eficiência total logo nos primeiros dias de trabalho.

Porém, muitas vezes ele não recebe a devida atenção, pois as pessoas estão ocupadas demais com suas próprias tarefas para oferecer um treinamento adequado ao colaborador novato.

Portanto, o uso de vídeos nesse momento é um diferencial. Por meio dos conteúdos audiovisuais, você garante que o novo integrante do time possa conhecer toda a empresa e seu funcionamento sem necessariamente ter outra pessoa o acompanhando.

Por exemplo, é possível produzir um vídeo de apresentação da empresa e de cada uma de suas áreas para que a pessoa tenha uma noção geral do que acontece no negócio como um todo.

Também é possível ter um vídeo para explicar processos e regras gerais da empresa e até um conteúdo de boas vindas, gravado pelo CEO ou outra figura importante, para manter a motivação do colaborador ainda mais alta nos primeiros dias.

E o melhor é que com os vídeos em um portal seguro, mesmo depois do colaborador ter feito o onboarding, ele pode acessar os conteúdos sempre que tiver dúvidas ou quiser consultar algo.

2. Cultura

A cultura é um dos pontos mais importantes para qualquer empresa, pois é a consolidação de tudo que ela é e valoriza e também a forma como ela quer ser percebida pelos colaboradores e o público externo.

E você já pensou como os vídeos podem ser uma ótima forma de consolidar a cultura da empresa de uma forma lúdica, simples e atrativa? Com um formato mais didático e dinâmico, os vídeos podem ser excelentes para transmitir esses pontos de sua empresa de forma atrativa e permanente.

Por exemplo, ter um vídeo que mostre toda a cultura da sua empresa, os valores pelos quais ela preza e como isso fica visível em cada parte da organização e em cada colaborador é uma excelente ideia. Além disso, é mais eficiente do que ficar fazendo discursos ou ter documentos sobre o assunto. Vídeos trazem imagens, emocionam e geram muito mais engajamento nas pessoas e isso pode ser explorado em conteúdos tanto internos quanto externos.

3. Treinamento e desenvolvimento

Manter sua equipe sintonizada com o que há de mais novo e com as tendências do mercado é uma ótima forma não só de incentivar a inovação e conseguir aumentos de produtividade, mas também de motivar os colaboradores, incentivar o capital intelectual e criar uma cultura de aprendizado dentro da organização.

Porém, treinamentos presenciais podem ser caros, complicados de organizar e, às vezes, até inviáveis de realizar. Então como resolver isso? Utilizando vídeos!

Com um pouco de estudo e os materiais certos, você consegue criar vídeos de treinamento básicos para novos funcionários, e também conteúdos mais aprofundados para equipes e necessidades específicas. E o melhor é que utilizando vídeos você economiza tempo, esforço e, principalmente o dinheiro que gastaria em treinamentos presenciais!

Além do mais, com os vídeos, você não precisa ficar repetindo o treinamento caso alguém entre na equipe ou precise de uma atualização. Os materiais ficam armazenados e, sempre que preciso, é possível consultá-los!

4. Demonstrações de produtos e serviços

Você vende um produto ou serviço que é intangível ou difícil de explicar em termos mais atrativos? Então que tal fazer um vídeo de demonstração, em vez de se embolar com discursos e textos grandes e cansativos?

De acordo com uma pesquisa do PageWiz, 60% dos visitantes de uma página na web com vídeo clicam para assisti-lo antes mesmo de ler uma palavra sequer do conteúdo. Isso acontece porque o vídeo é naturalmente mais atrativo e, na maioria das vezes, muito mais fácil de compreender do que os conteúdos em outros formatos.

Um vídeo, além das imagens, permite que você insira outros tipos de mídias, como gráficos, screencasts, esquemas, áudios, textos, e tudo isso vai ajudar a tornar as coisas mais claras para o cliente final.

Com vídeos, você atrai a atenção de seu espectador logo de cara e ainda explica de forma muito mais dinâmica sobre seu serviço ou produto, agregando muito mais valor a ele.

5. Aumento das vendas

Quando se trata de realizar uma venda, o foco da maioria das empresas é em demonstrar o produto ou serviço e sua capacidade de resolver um problema específico. Porém, se você conseguir fazer com que o possível cliente se sinta “encantado” pelo que você está oferecendo, e também por sua equipe de vendas, as chances dele fechar negócio com você serão muito maiores.

O fator emocional conta muito na hora de realizar uma negociação e os vídeos podem te ajudar muito nesse contato com o cliente e na criação de vínculos e de uma relação de confiança.

Portanto, que tal enviar um vídeo personalizado para seu cliente, em que o CEO, ou outra figura estratégica da empresa apresenta em pessoa o produto ou serviço e como ele pode resolver um problema? Ou então enviar um material apresentando a equipe e a empresa e dizendo o quanto vocês gostariam de fechar aquela conta e ter uma pessoa como cliente?

Isso, aliado aos vídeos de conteúdo e demonstração, vai ajudar muito na hora da negociação e fazer com que o possível cliente tenha mais consideração por sua empresa. Em uma era de relações interpessoais tão frias e distantes, apostar nesse tipo de abordagem com certeza será um diferencial para sua empresa vender mais e ter ótimos resultados.

6. Compartilhamento de conhecimento

Se você tem pessoas que se destacam na equipe e estão aptas a compartilhar seu conhecimento com o resto da empresa, é importante incentivar isso, para que as outras pessoas possam se especializar e conseguir um desempenho igual ou parecido.

Porém, realizar reuniões presenciais recorrentes com o time é complicado e em alguns casos – como quando a empresa tem muitas filiais – até inviável. Então, mais uma vez os vídeos podem ajudar.

Criando um canal de compartilhamento de conhecimento, os colaboradores de sua empresa podem compartilhar técnicas para aperfeiçoamento profissional e melhorar o desempenho do negócio como um todo.

Por exemplo, se um vendedor conseguiu fechar muitas contas usando uma abordagem específica, ele pode gravar um pequeno vídeo contando sobre essa abordagem, ensinando aos outros colaboradores, e assim todos poderão ter resultados parecidos ou até melhores!

No fim, isso representa benefícios para todos, em vários aspectos: motivacional, profissional e, claro, financeiro.

Pronto para ser mais eficiente?

Utilizar vídeos em sua empresa é fundamental para que os funcionários se mantenham motivados, engajados e mais a vontade em sua organização.

Essas são apenas algumas das aplicações dos vídeos para facilitar processos empresariais e tornar sua comunicação empresarial, tanto interna quanto externa, muito mais eficiente, dinâmica e pessoal.

Comece já a gravar seus vídeos e veja como eles vão impactar positivamente no desempenho da sua equipe e nos resultados do seu negócio!

Aproveite também para conferir este material sobre as melhores técnicas de comunicação para PMEs. Com certeza vai te ajudar 🙂