Ele coleciona palestras, CNPJs e “pequenos superpoderes”. Com mais de 20 anos de experiência, Leandro Branquinho é uma das maiores referências do país quando o assunto é vendas.

Já deu palestras para mais de 1 milhão de pessoas e é o único palestrante do Brasil com mais de 1.000 notas 5 estrelas no Google. Ele percorreu o Brasil atrás dos melhores vendedores e hoje comanda o perfil de vendas brasileiro com maior engajamento do Instagram.

No último episódio da segunda temporada do Fora do Forecast, Branquinho compartilhou os bastidores da jornada de empreendedor, que começou aos 13 anos, até os palcos mais cobiçados do país.

Falou sobre leitura, games, treinamento de vendedores e o verdadeiro segredo de quem se destaca. E não, não tem nada a ver com talento!

Acesse o vídeo abaixo e confira o bate-papo completo:

Uma viagem de 17 mil km em busca dos melhores vendedores do Brasil

Em 2016, Leandro Branquinho embarcou em uma expedição de motorhome por quase todos os estados brasileiros. A ideia era encontrar os melhores vendedores do país. 

Como? Pegando a estrada, visitando empresas, batendo papo com clientes e descobrindo quem são os verdadeiros talentos comerciais do Brasil.

“O Brasil é muito maior do que a gente imagina. A cada 100 km, o sotaque muda, a comida muda, o tempero muda. E o jeito de comprar e vender também muda.

Durante a viagem, Branquinho contou com parceiros como Sebrae e Mercado Livre, que indicaram vendedores e cidades para visitar. Mas muitas descobertas vieram de interações espontâneas

“Quando a gente não tinha parceiro na cidade, a gente parava e perguntava para as pessoas na rua: onde tem um vendedor bom aqui?”

O que ele encontrou foi o Brasil que trabalha, inova e faz acontecer. “Mesmo diante da crise, tem muita gente botando pra quebrar. A minha vida é antes e depois dessa expedição. Profissionalmente, ela abriu muitas portas.

Criatividade, Consistência e Coração: os 3 Cs do vendedor imbatível

Ao final da expedição, Branquinho chegou a uma síntese: os melhores vendedores que conheceu tinham sempre três características. São elas:

  1. Criatividade para se diferenciar;
  2. Consistência para repetir o que funciona;, e
  3. Coração para fazer com verdade.

“Criatividade é fazer diferente do que a concorrência faz. Consistência é fazer o que precisa ser feito dia após dia. E coração é fazer as coisas com amor.”

Ele acredita que a diferença entre os bons e os imbatíveis está na coleção de pequenas vantagens que o vendedor acumula. “Ter CRM, presença nas redes sociais, networking, tudo isso são pequenas vantagens. Sozinhas, não fazem milagre. Quando o vendedor passa a colecionar essas pequenas vantagens, ele se torna imbatível.”

E um detalhe importante: esse acúmulo só é possível com consistência. “Não adianta ter CRM e não preencher. Ter rede social e não aparecer. Ter network e só acionar as pessoas quando precisar.”

Leitura para dominar as palavras e vender mais

Branquinho é apaixonado por livros e acredita que toda empresa deveria ser também uma escola. Em seu escritório, criou um clube do livro para sua equipe e defende a leitura como ferramenta essencial para vender mais.

“A principal ferramenta do vendedor são as palavras. E quem não domina as palavras vende pouco. Uma das melhores formas de dominar as palavras é com leitura.”

Ele cita dois autores e suas obras, como recomendações principalmente para lideranças:

“Conversando com CEOs e diretores, você percebe que a maioria lê, mas quando você vai para o interior do Brasil, percebe que esse hábito não é tão comum assim. Ainda assim, eu acredito muito no poder da leitura e da educação.”

O que anime e games têm a ver com vendas?

Leandro é fã de games e animes, e usa algumas referências dessas áreas como fonte de inspiração. Um dos exemplos citados no podcast foi o mangá do Musashi, o maior espadachim do Japão.

Bem resumidamente, Leandro contou que Musashi, em vez de treinar mil golpes, treinava mil vezes o mesmo golpe. “O Musashi era muito bom em poucas coisas. E por ser muito bom nessas poucas coisas, se tornava imbatível.”

A mesma analogia pode ser feita em vendas: não adianta saber de tudo superficialmente; é melhor ser o melhor em algo específico.

“Tem vendedor que é bom para fechar, mas odeia fazer prospecção. Assim como tem o cara que é bom de relacionamento, e o outro que gosta da caçada.”

Pensando nessas especializações de vendas e em como ser bom numa função específica (e não em todas de uma vez), Branquinho desmistifica a ideia de que toda evolução na carreira comercial precisa passar pela gestão.

“Nem todo SDR vai virar um bom closer. Nem todo closer vira um bom gerente. Assim como nem todo bom vendedor tem condições de ser um bom gestor.”

Segundo ele, muitas empresas erram ao promover um vendedor top para a liderança e acabam prejudicando os dois: o vendedor e o time. “Às vezes o cara ama vender, mas não gosta de liderar. Aí, é melhor promover de forma horizontal.”

Energia e emoção, dos treinamentos aos palcos

Com mais de duas décadas dando palestras de vendas, Branquinho coleciona perrengues e aprendizados.

Ele conta que se tornar palestrante não foi muito planejado, mas um caminho natural de um apaixonado por vendas e pelo desenvolvimento de vendedores. Não à toa, ele tem tatuado no braço a frase “eu amo vender”.

Leandro Branquinho mostra tatuagem na gravação do Fora do Forecast

A carreira de treinador começou quando um fornecedor propôs comprar sua operação com a condição de ele continuar treinando os vendedores. “Deu tão certo que outras empresas começaram a me chamar. E de repente eu estava no palco.”

De queda no palco a falta de luz, ele garante que não tem desculpa para parar suas apresentações. “Acabou a luz? Continua. Sem telão? Sem microfone? Continua. Já aconteceu de subir no palco e tropeçar, e continuei.”

Leandro sempre chega antes nos eventos para ouvir outros palestrantes, adaptar seu discurso e se conectar com o público. Nunca repete palestra, personalizando ao máximo a cada contexto, público e empresa.

“Não conto histórias tristes, minhas palestras não são motivacionais. As pessoas saem mais energizadas do que tristes. Eu acredito que vendas tem que ter energia e emoção.”

Fora do Forecast: bastidores das vendas que ninguém conta

O Fora do Forecast é o podcast do Agendor sobre as histórias que os vendedores não contam. Os hosts Júlio Paulillo e Gustavo Gomes recebem convidados para falar de vendas sem clichê, sem receita mágica e sem papo motivacional.

A cada episódio, um convidado compartilha o que viveu, o que errou e o que aprendeu nos bastidores da vida comercial.

Siga e acompanhe no Spotify ou YouTube para escutar conversas reais sobre o que realmente move as vendas, com um toque de bom humor, profundidade e autenticidade.

E não deixe de participar do grupo Fora do Forecast no WhatsApp para:

  • Receber avisos dos próximos episódios: fique por dentro dos novos episódios e não perca nenhum conteúdo relevante.
  • Trocar experiências: conecte-se com outros profissionais da área de vendas e aprenda com a comunidade.
  • Fazer networking: amplie sua rede de contatos e colabore com outros profissionais do setor.
  • Indicar entrevistados: sugira nomes de especialistas que você gostaria de ver no podcast e ajude a moldar os próximos episódios.
  • Tirar dúvidas e fazer perguntas: participe ativamente enviando suas dúvidas e perguntas sobre os temas discutidos no podcast.

Esperamos você na comunidade Fora do Forecast!