Descubra, com a ajuda deste artigo, os erros em vendas que você está cometendo e que impedem seu crescimento.

Antes de conquistar a otimização de seus resultados, empresários e vendedores precisam consertar os erros em vendas que cometem no dia a dia — muitas vezes, sem perceber!

Tanto entre vendedores tradicionais ou profissionais autônomos, percebemos uma série de erros comuns de vendedores e práticas que influenciam negativamente na negociação.

Guia: como elaborar e implementar o processo de vendas

Elaborando e tirando o processo de vendas do papel para colocá-lo em prática

Afinal, apesar de experientes, nem todos os profissionais estão capacitados para atender as demandas pelas quais são responsáveis.

É fundamental entender que, antes de realizar qualquer venda, é preciso conquistar a confiança de seu cliente e entender seu problema — para, então, oferecer a solução ideal no momento certo.

Para ajudar você a identificar e solucionar seus erros em vendas, apresentamos aqui os erros comuns de vendedores.

Continue a leitura, anote as dicas para vendedores e potencialize seus resultados de forma definitiva! Vamos lá?

erros-em-vendas

5 erros em vendas que você deve parar de cometer hoje

Dicas para deixar de ser um vendedor ruim e passar a conquistar mais e melhores clientes.

1. Deixar de agregar valor ao produto comercializado

Um cliente não está buscando apenas bom preço, mas uma solução para um problema específico. Nesse sentido, um dos erros comuns de vendedores é não mostrar, de forma clara e objetiva, como aquele produto ou serviço influenciará positivamente na vida do consumidor.

Para corrigir esse problema, é importante que os vendedores evidenciem todos os benefícios do produto, mostrando os diferenciais de sua empresa e como o cliente fará a melhor escolha para a sua necessidade.

2. Não saber ouvir o cliente

Um vendedor ruim não sabe ouvir o cliente, e consequentemente, não saberá se posicionar adequadamente para resolver seu problema.

Lembre-se que o consumidor sabe o que quer e, quanto mais falar a respeito de suas necessidades, melhores serão as chances do profissional avançar na negociação.

Dicas para vendedores: é preciso saber ouvir pacientemente o que o cliente tem a dizer, para depois oferecer as soluções de sua empresa de acordo com suas reais necessidades. Um dos principais erros em vendas é fazer justamente o contrário.

erros-em-vendas

3. Falar demais

Um dos segredos de como ter sucesso de vendas é a percepção e o controle. Como explicamos, é fundamental conhecer e apresentar bem o produto, mas o excesso de informações pode assustar os clientes.

Entre erros comuns de vendedores é falar demais e acabarem sendo taxados como chatos e, muitas vezes, invasivos.

Além de saber ouvir, é preciso conseguir identificar o momento certo para falar e dar continuidade à negociação.

Saber se relacionar com seus clientes é a chave para obter mais vendas!

4. Não conhecer seus produtos

Um dos erros em vendas que pode ser fatal!

Se o comprador está procurando por uma solução específica, então certamente possui algumas dúvidas e questionamentos de diversas naturezas em relação ao produto ou serviço oferecido por sua empresa.

Nesse contexto, quando o vendedor é pego de surpresa com uma pergunta que não sabe responder, proporciona uma experiência negativa no atendimento. O cliente perde a confiança no profissional, aumentando as chances de procurar outras opções para suprir sua necessidade.

Para evitar esse, e outros erros em vendas, o profissional de vendas deve estudar a fundo todas as soluções que sua empresa oferece. Em último caso, se pintar uma dúvida na hora da negociação, não minta.

Diga que vai buscar a informação e seja rápido para dar o retorno ao cliente.

erros-em-vendas

5. Não oferecer um atendimento personalizado

Cada pessoa possui suas características pessoais e, por isso, todo consumidor é diferente. Portanto, um dos erros em vendas, comum, é oferecer um atendimento padronizado para todos os clientes.

É muito importante conversar de forma personalizada e aconchegante, criando vínculos através da empatia e características daquelas pessoas.

Um das principais dicas para vendedores é tentar se colocar no lugar do comprador. Esse comportamento aumenta suas chances de venda, porque consegue ver os processos a partir do ponto de vista do consumidor. Com isso, é possível refinar as etapas do processo de venda e oferecer um atendimento personalizado para cada cliente em especial.

Identificar e corrigir esses recorrentes erros em venda vai potencializar as operações de sua empresa e, consequentemente, atrair melhores resultados financeiros.

Para tanto, é preciso investir em treinamento e capacitação, envolvendo toda a equipe em estratégias para aumentar sua força de vendas.

Se você é um gestor em busca de melhorias para sua equipe, sugerimos que conheça nosso artigo; Como montar um treinamento de vendas: é preciso dar um show?”, nele você conhecerá técnicas de capacitação que impulsionarão o resultado do seu time.

Agora, se você é um vendedor que quer melhorar seus resultados, temos outra indicação que pode se adaptar melhor às suas necessidades. Como ser um excelente vendedor? Seja um vendedor que traz resultados”, com este aritgo esperamos contribuir para diminuir seus erros em vendas.

E então, identificou algum dos erros de venda apresentados aqui em seu próprio negócio? Tem outras dúvidas ou sugestões? Experiências relacionadas a esses problemas? Deixe seu comentário e conte tudo pra gente!

Ficou claro para você as dicas para vendedores sobre o que NÃO fazer?

Para aprimorar ainda mais suas habilidades de vendas, acesse nossa Websérie com 7 vídeos exclusivos de treinamento de vendedores: Websérie Relacionamento com Clientes