Na segunda conversa da 3ª Semana de Prospecção, abordamos as melhores práticas durante a estruturação da equipe de pré-vendas. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • O objetivo de pré-vendas é gerar eficiência para criar mais oportunidades e reduzir o custo de aquisição por cliente (CAC).
  • Para entender se o departamento de pré-vendas pode ser benéfico para sua empresa, é preciso considerar o modelo de negócio, a complexidade da solução, o ticket médio e o ICP (perfil de cliente ideal). Saiba mais sobre o conceito de cliente ideal em: Guia como ganhar tempo vendendo aos clientes ideais.
  • O profissional de pré-vendas deve ter sede de conhecimento, estudar novas técnicas de prospecção, acompanhar as novidades do mercado e analisar o público-alvo.
  • Para definir o tamanho ideal do time de pré-vendas, analise indicadores como: volume de leads gerados; taxa de conversão do funil de vendas; ciclo de vendas e quantidade de reuniões que os pré-vendedores conseguem agendar.
  • É essencial oferecer onboarding para os novos pré-vendedores para que conheçam a cultura organizacional, suas responsabilidades e as metas de vendas.
  • Um CRM ajuda a ter acesso aos indicadores necessários para começar a estruturar o time de pré-vendas. TESTE GRATUITAMENTE O AGENDOR e acompanhe os KPIs de vendas em poucos cliques!

A ideia é que, até o final do evento, os participantes possam entender como iniciar, planejar e gerenciar todo o processo de prospecção. Logo, é vital continuar acompanhando todas as conversas com os especialistas para aprender a conduzir um processo de prospecção com os melhores nomes do mercado!

>>> Confira como foi o primeiro dia: Construindo processos de prospecção efetivos: dicas dos especialistas

Então, se você perdeu a palestra do segundo dia e não conseguiu ver as reprises, não deixe de acompanhar a leitura desse artigo para conferir todos os ensinamentos que Luana Laguna (Co-Founder e COO na Vendas2B) e Emília Xisto (Founder e CEO na Vendas2B) compartilharam conosco!

Sobre as especialistas 

Trouxemos uma dupla de peso!

Emília Xisto, fundadora e CEO da Vendas2B, uma assessoria de vendas e treinamentos focada em empresas B2B. 

Especialista de vendas há 8 anos, Emília passou por todos os cargos de vendas e conhece muito bem todos os desafios da área. 

Além disso, a expert é hipnoterapeuta e analista comportamental. Quer saber quais são as skills essenciais para o time de pré-vendas? Ela pode te ajudar com isso!

Luana Laguna, sócia da Emília e COO da Vendas2B, também já atuou de ponta a ponta em vendas. 

É a terceira vez que Luana é convidada para a nossa Semana de Prospecção, ou seja, confiamos muito nos ensinamentos que ela tem a nos oferecer!

Veja, a seguir, quais foram os principais pontos abordados na segunda conversa da nossa 3ª Semana de Prospecção B2B!

O melhor para qualquer negócio é separar a área comercial entre venda e pré-venda?

Qualquer negócio é muito forte. Isso depende do modelo de negócio, do momento atual da empresa, do tamanho da operação, da estratégia adotada, entre outros fatores”, destaca Emília. 

A primeira coisa que precisamos entender é o que exatamente é pré-vendas“, complementa.

Emília reforça o objetivo de pré-vendas: gerar eficiência para criar mais oportunidades e reduzir o custo de aquisição por cliente (CAC).

“Quando reduzimos o CAC e geramos eficiência, criamos mais oportunidades de vendas, geramos mais receita e vendemos mais, e melhor.” — Emília Xisto

É isso o que um pré-vendedor consegue fazer. Ele gera oportunidades qualificadas para a área de vendas, fazendo perguntas para entender se determinado lead é um potencial cliente para a empresa. Com isso, o vendedor não desperdiça tempo e esforço com oportunidades desqualificadas.

A área de pré-vendas é essencial em muitos negócios, principalmente nos modelos B2B, de SaaS e franquias“, sublinha a fundadora da Vendas2B.

Então, para entender se o departamento de pré-vendas pode ser benéfico para sua empresa, Emília recomenda que os seguintes pontos sejam analisados:

  • o modelo de negócio;
  • a complexidade da sua solução;
  • o ticket médio;
  • o ICP (perfil de cliente ideal);
  • os objetivos de crescimento da sua empresa.

Luana complementa a fala de Emília destacando que os perfis ideais de profissionais de vendas e pré-vendas são muito diferentes.

O pré-vendedor deve ser mais resiliente, enquanto o vendedor deve dominar as técnicas de negociação.

Nesse sentido, você pode estar colocando somente um destes profissionais no processo de vendas e, como consequência, faltam habilidades para complementar todo o processo, desde prospecção até o fechamento dos negócios.

Quais características preciso considerar para identificar o perfil ideal para um pré-vendedor?

Luana destaca um cenário típico em pré-vendas: os inúmeros “nãos” que recebemos. 

O pré-vendedor é a pessoa que vai lá e tenta abrir novas portas, e não o vendedor. Ou seja, você pode dar de cara com a porta fechada muitas vezes.”, diz a especialista.

Por isso, é essencial que o pré-vendedor saiba lidar com seu emocional. Parece ser uma coisa banal, mas isso é determinante para a consistência do processo de prospecção.

“É preciso saber lidar com o dia a dia de atividades de pré-vendas. O pré-vendedor fará várias ligações, mandará vários emails, fará diversas abordagens, e seguirá a nossa cadência de prospecção. Então, ela tem que ter mais esse tipo de atitude de resiliência”. — Luana Laguna 

Muitas pessoas acreditam que o pré-vendedor é um profissional com menos qualificações que o vendedor. Pelo contrário!

Ele deve ser um profissional com muita sede de conhecimento, estudar novas técnicas, acompanhar as novidades do mercado e analisar seu público-alvo.

Para Luana, ter noção da importância da qualificação do perfil dos pré-vendedores é essencial no momento da contratação. Caso contrário, o processo pode ser custoso e falhar.

Emília concorda e diz: “Eu gosto muito do perfil de pré-vendedor que tem aquele gosto por aprender, que gosta de estudar, que pega livros como o Prospecção Fanática para conhecer novas técnicas”.

Mas, além disso, Emília reforça a importância das habilidades comportamentais dos pré-vendedores. 

Muitas pessoas olham somente para a técnica. Técnica é importante? Total. Mas quando você olha contrata só apenas olhando para técnica e deixa o comportamental de lado, você muitas vezes contrata por técnica e demite depois por contamental.”, sinaliza Emília.  

Como determinar o tamanho ideal para minha equipe de pré-venda? Que indicadores eu devo considerar? 

Não existe uma fórmula mágica, mas alguns pontos devem ser considerados para determinar o tamanho ideal da equipe.

Para Emília, uma empresa que não tem processos, métricas ou metas, dificilmente terá acesso a dados para fazer dimensionamento de equipes. 

“Se você está começando agora e busca fazer um benchmark no mercado, com concorrentes ou empresas de um segmento semelhante ao seu, você consegue ter um um bom parâmetro para começar. Mas isso não é sustentável.” — Emília Xisto

Mesmo no início de um negócio é essencial que você comece a construir seus processos, estabeleça metas e entenda sobre métricas de negócio para dimensionar o tamanho ideal da sua equipe. 

E quais indicadores acompanhar? Emília sugere alguns:

  • volume de leads;
  • taxa de conversão do funil de vendas;
  • ciclo de vendas;
  • objetivo de crescimento;
  • complexidade da solução;
  • quantidade de reuniões um pré-vendedor consegue agendar;
  • quantidade de reuniões um closet consegue fazer.

Então, se você não tiver processos e métricas, será muito difícil dimensionar o time. 

Se você não tiver, comece a fazer isso hoje mesmo para que você realmente possa ter dados. Um CRM te ajuda a começar a ter essa noção para definir isso”, indica Emília. 

Confira mais 5 dicas para definir o tamanho da equipe de vendas:

Qual é a orientação para quem está estruturando uma área comercial do zero, da prospecção ao fechamento?

Para Emília, é crucial entender sobre a divisão de funções do processo de vendas para compreender os objetivos de cada uma delas, como as especialistas reforçaram no início da conversa.

Nesse momento, C-levels da Vendas2B destacam a resiliência e paciência para começar a estruturar a equipe, e se necessário, procurar a ajuda de um especialista para saber o que é realmente menor para o seu modelo de negócio.

Com isso, é possível obter respostas para as perguntas:

  • Quem são as pessoas que vão conduzir os processos de pré-vendas e vendas?
  • Quais são as ferramentas que podem ser utilizadas? 

Como comissionar o time de pré-vendas?

De acordo com Luana, é necessário considerar o cenário da empresa e da equipe.

Luana sugere trabalhar da seguinte forma: o time de pré-vendas precisa ser remunerado pela sua função, isto é, gerar oportunidades qualificadas

Mas as oportunidades qualificadas não são todas que realmente fecham negócio. É preciso ser um cliente realmente potencial, e não agendar reuniões para os closers sem nenhum critério. 

Para Luana, é um erro comissionar os pré-vendedores somente por vendas fechadas, até porque os pré-vendedores não são os responsáveis por essa etapa e por vezes se sentem desmotivados neste modelo.

Não remunerem apenas pelo fechamento de vendas. Eu considero as vendas fechadas como um bônus, então eu geralmente coloco remuneração por oportunidade qualificada e mais um bônus que aquela oportunidade fechou. Claro que vai ser proporcional, né? Não vai ser o mesmo ganho que o vendedor que fechou a venda”, explica Luana.

Veja também 5 dicas para calcular a comissão de vendas:

Como fazer o treinamento e integração dos pré-vendedores na empresa?

Na Vendas2B, as especialistas dividem o onboarding em dois: institucional e técnico.

Isso porque os novos colaboradores precisam conhecer a sua cultura, os valores da empresa, o mercado que está inserida e quais são os seus objetivos de crescimento. 

O onboarding institucional deve conter também informações sobre RH, acessos às ferramentas e processos organizacionais. 

Já no onboarding técnico, é necessário abordar os objetivos da área, as metas do cargo, qual a função o novo funcionário dentro da sua empresa, o que ele deve entregar como resultado.. 

“Quando você deixa as regras do jogo bem claras e bem definidas, a outra pessoa sabe quando ela está acertando e errando e você não precisa falar nada quando ela não está entregando. Ela sabe que ela não está entregando” — Luana Laguna

E aí, pronto para começar a estruturar sua equipe de pré-vendas com as dicas das nossas especialistas?

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