Iniciar uma carreira na área comercial é algo, no mínimo, desafiador. Afinal, a arte da argumentação e da persuasão não é algo que se aprende da noite para o dia.

Se você deseja se aventurar pelo universo das vendas, então precisa ler este artigo, em que separamos 8 dicas de vendas para iniciantes.

Kit: Indicadores de desempenho

O guia completo para medir os indicadores de desempenho da sua equipe de vendas


Continue a leitura e saiba quais boas práticas seguir para se destacar e conquistar cada vez mais clientes.

Leia também: 8 dicas de como vender mais de maneira eficaz

8 dicas de vendas para iniciantes

Ao contrário do que muitos dizem, vender bem não é algo que se nasce sabendo, mas uma habilidade que se pode sim aprender.

Algumas características de personalidade, é claro, podem ajudar. Porém, sem dúvida, o estudo de técnicas de venda e principalmente a prática podem ajudar você a se tornar um excelente vendedor.

Confira algumas dicas e comece com o pé direito!

1. Conheça a sua solução

O primeiro item da nossa lista de dicas para vendedores iniciantes é conhecer bem o produto ou serviço que está sendo oferecido. Isso porque dificilmente você vai conseguir converter um cliente se não tiver pleno conhecimento sobre a solução que deseja vender.

Pode parecer algo óbvio, mas você precisa se lembrar que o consumidor 3.0, hoje, tem muitas informações à sua disposição, através da internet.

Dessa forma, muitas vezes conhecem muito bem seu produto ou serviço e, por isso, é preciso conhecê-los ainda melhor que eles!

Já pensou se o potencial cliente começar a fazer perguntas sobre seu produto e você não conseguir responder porque não o conhece tão bem?

Com certeza, seu prospect não sentirá confiança para fechar negócio e você perderá uma venda.

Portanto, estude a sua solução.

Dica extra em vídeo do Thiago Concer:

2. Pesquise sobre seus concorrentes

Saber o que seus concorrentes andam fazendo e oferecendo ao mercado é essencial para que você saiba o que fazer para se destacar.

Se você está começando agora a sua carreira como vendedor, informe-se sobre as soluções desenvolvidas pelos seus concorrentes, bem como os preços por eles praticadas e as vantagens e limitações que eles apresentam.

Assim, será possível criar uma argumentação mais sólida e convincente.

3. Conheça seu prospect

Entender quem é o seu cliente em potencial fará toda a diferença para as suas futuras conversões e, por isso, esta é uma das mais importantes dicas para vendedores iniciantes.

Quanto mais você sabe sobre o perfil do prospect, bem como suas dores e necessidades, mais fácil fica oferecer a solução certa no momento certo.

Entender a personalidade de quem você está falando ajuda a definir as técnicas e abordagens de vendas que funcionam melhor com esse perfil de pessoa.

Dica extra em vídeo do Raul Candeloro:

4. Seja organizado

Dando continuidade às nossas dicas de vendas para iniciantes, é fundamental que você saiba organizar a sua rotina.

Ou seja, defina quantos contatos você precisa fazer por dia e suas metas mensais. Além disso, organize também a sua lista de contatos.

Um CRM de qualidade vai te ajudar muito, nessa hora…

Veja esta dica: Qual o melhor CRM do mercado para sua equipe?

5. Saiba gerenciar o seu tempo

Uma das dicas de vendas para iniciantes que você deve levar consigo por toda a sua carreira na área comercial é saber gerenciar o seu tempo disponível.

Concentre-se em tarefas de maior valor para as suas conversões e automatize as demais. Em vez de ficar atualizando planilhas durante horas, por exemplo, utilize um software de gestão para fazer isso automaticamente.

Existem algumas ferramentas também que podem te ajudar a organizar melhor seus afazeres e otimizar o seu tempo, como o Trello.

Dica extra em vídeo do Luciano Giarrochi:

6. Não tenha medo de receber um “não”

É comum que vendedores iniciantes recebam muitos “nãos” antes de conseguir fechar grandes negócios com clientes.

No entanto, não deixe que essas negativas te desanimem ou abalem a sua autoconfiança. Encare-as como oportunidades para melhorar sua argumentação e suas estratégias.

Assim, à medida em que você for ganhando mais experiências, esses “nãos” darão lugar ao “sim”.

Também não tenha medo de DIZER NÃO!

Dica extra em vídeo do Thiago Concer:

7. Crie uma rede contatos

Quem trabalha com vendas não deve subestimar o poder do bom e velho networking, especialmente se você é um vendedor iniciante.

Criar uma rede de contatos vai te ajudar muito a prospectar clientes, a construir uma reputação e a ganhar credibilidade no mercado.

8. Busque aprimorar seus conhecimentos

Encerrando nossas dicas para vendedores iniciantes, é preciso que esse profissional em começo de carreira esteja sempre em busca conhecimento.

Busque ler livros sobre a temática comercial, faça cursos, workshops e especializações, participe de palestras e demais eventos que possam agregar conhecimento.

Aprimorar as técnicas de venda, saber quais são as principais tendências do mercado e investir na sua própria formação fará de você um vendedor mais completo e com capacidade de ir mais longe.

Veja mais: 10 dicas de como vender mais e melhor para maior produtividade comercial

O que achou das nossas 8 dicas de vendas para iniciantes?

Lembre-se de que o caminho para o sucesso na área comercial é longo e árduo. Por isso, seja persistente nesse início e procure melhorar sempre.

Coloque em prática as dicas que citamos neste artigo e tenha um começo de carreira mais próspero.

Leia mais: 6 ideias para melhorar vendas e bater suas metas

DICA BÔNUS: use a tecnologia de um bom CRM

Se você quer saber todos os dados dos clientes na ponta língua, não perca tempo decorando tudo isso, use um software de CRM!

Ele te mandará lembretes de follow-up por mensagem de texto e e-mail, conterá todo histórico de sua conversas com clientes e até te dará dicas dos próximos passos, sempre que terminar uma tarefa!

Conheça essas e outras vantagens do Agendor:

Quer dominar os conceitos do CRM e aplicar em seu dia a dia? Então, baixe nosso e-book gratuito: CRM – Atraia, Fidelize e Satisfaça mais Clientes

Confira também: Sistema de CRM gratuito de verdade, com app no celular! Atraia, conquiste e fidelize seus clientes!