Um bom CRM para imobiliárias deve contar com uma série de funcionalidades. Algumas delas especialmente úteis para quem trabalha no ramo. Afinal, com tamanha concorrência, é preciso investir na transformação digital para satisfazer melhor os clientes e elevar a vantagem competitiva.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O CRM para imobiliárias oferece diversos recursos essenciais para os corretores, como cadastro de clientes, integração com WhatsApp, histórico de contato e vendas, relatórios de desempenho em tempo real, agendamento de compromissos e tarefas etc.
  • Para escolher um bom CRM para empresas imobiliárias é fundamental se atentar a algumas características e funcionalidades, como SaaS, funil de vendas, personalização, app no celular, calendário de atividades, mapa de localização de clientes, relatórios, segmentação de carteira etc.
  • O sistema de CRM pode ser usado também para gerenciar leads, automatizar tarefas e integrar dados provenientes de outros sistemas, como automação de marketing.
  • O melhor CRM para imobiliária é o Agendor. Esse software simples e completo é 100% brasileiro e funciona em nuvem, com acesso de qualquer lugar.
  • Ele possui recursos indispensáveis para alavancar as vendas e entender profundamente seus clientes para personalizar o atendimento: fluxos inteligentes de atividades, dashboard personalizável, integração com mais de 1.000 ferramentas e muito mais!
  • Faça um teste gratuito do CRM do Agendor por tempo ilimitado!

Apesar do setor imobiliário ser conhecido como mais conservador, essa reputação está mudando. Já é hora de deixar de lado tanta papelada e perder tempo com tarefas que sistemas modernos podem realizar mais rapidamente.

E o momento de investir em tecnologias que realmente façam a diferença na experiência do cliente que deseja comprar ou alugar um imóvel é agora! De acordo com especialistas, há previsão que o mercado imobiliário seja aquecido em 2024 pela queda da taxa de juros e pelo crescimento econômico esperados.

Para você não perder nenhuma oportunidade e elevar a gestão do relacionamento com seus clientes, apresentamos neste texto as vantagens do CRM para as imobiliárias, funcionalidades mais importantes e qual é o sistema mais indicado. Boa leitura!

CRM para empresas imobiliárias: maiores vantagens

Como você já deve saber, um CRM é um sistema de gestão de relacionamento com os clientes que, de modo automatizado e integrado com outras plataformas, centraliza todos os dados relevantes sobre leads, consumidores e vendas.

E para imobiliárias, essa plataforma é a chave para conhecer profundamente seu público, atendê-lo com muito mais personalização e, claro, fechar mais negócios!

Isso porque o CRM possibilita:

  • criar e gerenciar funil de vendas;
  • emitir relatórios completos, com métricas e indicadores personalizáveis;
  • acompanhar as preferências dos clientes;
  • personalizar o atendimento;
  • entender o perfil do cliente ideal de acordo com os imóveis oferecidos;
  • identificar tendências e padrões;
  • agendar tarefas e compromissos, com envio de lembretes;
  • fazer follow-up no momento adequado;
  • e muito mais!

Portanto, é possível entender a fundo seu público, saber como se relacionar com ele e oferecer uma experiência única. E essa consequência será vista na produtividade e no aumento do faturamento da imobiliária!

Por isso, é essencial ter um CRM para empresas imobiliárias. Porém, é preciso saber escolher bem um que atenda às suas necessidades!

Como escolher um CRM para imobiliária: 10 características que não podem faltar

  1. SaaS

SaaS significa Software as a Service. Tratam-se de softwares comercializados como serviços pagos por assinatura mensal e acessados pela nuvem.

Quais as vantagens dos SaaS? Você não paga uma licença cara para instalar seu CRM em cada uma de suas máquinas.

Você escolhe um plano para a quantidade de usuários que necessita, paga um valor mensal bem mais em conta, pode acessar o CRM de qualquer máquina ou dispositivo móvel, de onde estiver e, além disso, as atualizações do sistema são gratuitas e automáticas.

Leia também: Guia de vendas SaaS: tudo o que você precisa saber para ter um modelo de vendas eficiente

  1. Funil de vendas

O funil de vendas é uma ferramenta visual e intuitiva que ajuda a entender todas as oportunidades em andamento em seu negócio.

Com ele, você visualiza quantos negócios se encontram em cada uma das etapas de venda (contato inicial, apresentações do imóvel, envio de proposta, negociação etc.), os valores envolvidos, a probabilidade de sucesso e muitas outras.

Veja este exemplo de como funciona o funil de vendas no CRM do Agendor:

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Leia também: Como ser um bom corretor de imóveis? 11 dicas para colocar em prática

  1. Personalização

Como você viu na imagem anterior, o funil de vendas não costuma seguir as etapas convencionais dos negócios imobiliários.

Por isso, um bom CRM para imobiliária, como Agendor, precisa permitir a total personalização das etapas do funil de vendas.

Leia mais: Como criar um funil de vendas imobiliário para atrair, conquistar e fidelizar clientes

  1. App no celular

Já foi o tempo em que andar por aí com um notebook era símbolo de status. Não que essas máquinas não sejam incríveis. E na hora de redigir um contrato ou fazer uma proposta de compra e venda em seu café preferido ou espaço de coworking predileto, não hesite em usar um.

Porém, muito do que se fazia em um notebook há alguns anos atrás, hoje se faz até com mais facilidade em um smartphone. E essa é uma regra que funciona também para um bom CRM.

Ter a possibilidade de usar seus recursos no celular, com certeza, é um diferencial que você deve procurar em um CRM para imobiliária.

Quer saber como funciona um app de vendas no celular que você pode usá-lo? Então, confira este vídeo:

  1. Calendário de atividades

Quem já trabalhou como corretor de imóveis sabe que a função possui atividades todos os dias. E não se trata apenas de levar clientes a visitar imóveis ou negociar com proprietários.

Redigir contratos, enviar e receber documentos, responder e-mails, retornar chamadas e mensagens no WhatsApp e muito mais.

Por isso, contar com um calendário no CRM para imobiliária que já mostra todas as tarefas agendadas para os corretores torna o trabalho da equipe muito mais fácil e ajuda a gerenciar suas vendas de modo preciso.

DICA: Como fazer um plano de ação para vendas de imóveis em 11 passos

  1. Mapa de localização de clientes

– Onde fica aquele imóvel mesmo? Como eu chego até lá?

Que corretor de imóveis nunca passou por essa situação e acabou se atrasando para uma visita?

Assim, um CRM de imobiliária que conta com um mapa com os endereços dos clientes, certamente será de grande ajuda para os corretores. Por isso, procure essa funcionalidade no app que escolher.

O CRM do Agendor oferece esse recurso assim:

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  1. Relatórios completos

Para gerenciar vendas imobiliárias, você precisa conhecer o desempenho da equipe. Dessa forma, pode consultar relatórios de volume de vendas, quantidade de vendas realizadas por corretor, visitas efetuadas, propostas enviadas, etc.

Assim, de posse desses dados, pode planejar ações e orientar a equipe com muito mais assertividade.

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Veja mais: 7 KPI de vendas imobiliárias que você precisa ficar de olho

  1. Segmentação de carteira de clientes

É normal que cada corretor tenha sua própria carteira de clientes dentro da imobiliária. 

Dessa forma, os clientes que captou por iniciativa própria, aqueles que trouxe consigo ao entrar na empresa ou outros que lhe foram confiados em virtude de alguma segmentação (por região, tipo de imóvel etc.), ficam sob sua responsabilidade exclusiva.

É por isso que um CRM que define níveis de acesso segmentado é importante para que cada corretor foque nas suas oportunidades de negócio.

Por outro lado, gerentes e outros gestores têm acesso a todas as carteiras para administrarem o negócio e gerenciarem as vendas imobiliárias.

  1. Histórico das negociações e vendas

Saber as preferências e os hábitos de cada cliente e os detalhes de negócios fechados anteriormente é muito importante, mas guardar todos esses dados de cabeça é impossível.

Que tipo de garantia de locação este cliente prefere? Que taxa de corretagem costuma aceitar? O imóvel está em seu nome somente ou há outros proprietários?

Ficar fazendo esse tipo de pergunta constantemente ao cliente pode atrapalhar suas vendas e mostrar desorganização.

Por isso, contar com um histórico completo de tudo já foi tratado com o cliente é outra funcionalidade que você deve procurar em um CRM para imobiliárias.

Veja um exemplo de como é o histórico do Agendor:

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Existe a hora de vender e a hora de negociar. E nas vendas imobiliárias, isso é ainda mais relevante. Confira dicas neste vídeo de Guilherme Machado:

  1. Lembrete de tarefas visa SMS e e-mail

Por fim, uma solução superprática que é uma boa ferramenta para gerenciar vendas deve ter: lembretes de atividades via SMS e e-mail!

Assim, recebendo esses avisos com antecedência, nunca mais um corretor vai perder o fechamento de um negócio porque esqueceu de fazer a visita a um imóvel ou demorou para enviar a minuta de um contrato de locação.

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Confira também: Como sua imobiliária pode vender melhor com o Agendor

Como usar o CRM para gerenciamento de leads para imobiliárias?

O CRM pode – e deve – ser usado para fazer a gestão de leads de imobiliárias. Esses potenciais clientes, geralmente, são encontrados em diversos locais, como eventos, indicações, site, blog, redes sociais etc.

Portanto, é fundamental unificar todos contatos em um só local para não se esquecer de abordar um potencial cliente e perder a oportunidade de fechar mais um negócio.

Logo, para usar o CRM a fim de gerenciar leads, a chave é deixar a base de contatos sempre atualizada. Manualmente, é necessário inserir os clientes que o corretor conheceu pessoalmente ou recebeu indicação.

Porém, há como automatizar essa tarefa com o CRM, principalmente se houver integração entre ele e uma plataforma de automação de marketing que coleta leads digitalmente.

Quando todos os dados são integrados no CRM, a magia acontece: o funil de vendas é nutrido, os vendedores recebem novas oportunidades e o fluxo operacional caminha em direção a mais vendas.

Quer aprofundar seus conhecimentos sobre seu setor de atuação? Então, baixe nosso e-book gratuito: Guia estratégico de vendas para imobiliárias

Qual o melhor CRM para imobiliária?

O melhor CRM para imobiliária é o Agendor, software 100% brasileiro, que entende as necessidades do mercado local. Além disso, ele é armazenado em nuvem, o que facilita o acesso a qualquer hora e de qualquer lugar pelos corretores.

As principais funcionalidades oferecidas do CRM do Agendor são:

  • fluxos inteligentes de atividades;
  • sumário de vendas mensal;
  • dashboard com visão geral do negócio;
  • relatório de desempenho com indicadores personalizáveis;
  • níveis de acesso de equipes;
  • integração com WhatsApp;
  • múltiplos funis de venda;
  • integração com mais de 1.000 software;
  • gravação automática de e-mails e áudios;
  • e muito mais!

Faça um teste gratuito por tempo ilimitado e alavanque os resultados com o CRM para imobiliária do Agendor!