Falar é fácil. Afinal, todo mundo precisa de uma casa para morar. Falando assim, parece que a demanda por imóveis é enorme e que qualquer um saberia como ser um bom corretor de imóveis. Mas a vida real não é bem assim, muito pelo contrário.

Principais aprendizados deste artigo: 

  • Um bom corretor de imóveis, precisa saber qual é seu nicho de mercado. Ou seja, quem ele deseja atingir e o que essas pessoas querem comprar.
  • É imprescindível prestar atenção à linguagem corporal usada na hora da venda e buscar entender as dores e os desejos dos seus clientes, através da empatia. 
  • Buscar entender qual é a motivação do público-alvo, tanto dos que desejam vender quanto dos que buscam comprar um imóvel, permite que o corretor se conecte com eles e tenha mais sucesso nas vendas. 
  • É essencial saber usar as técnicas de negociações e de vendas mais adequadas para cada momento, para entender o que pode ou não pode ser cedido durante a transação. 
  • Quer saber como ser um bom corretor de imóveis? Confira o nosso e-Book gratuito: desafios de vendas no dia a dia do vendedor. Aproveite e também teste o nosso CRM, 100% GRÁTIS, e veja na prática como ele pode alavancar sua carreira.

Para ajudar você que busca descobrir como ser um ótimo corretor de imóveis e fechar cada vez mais vendas, selecionamos 10 dicas para um corretor de imóveis ter excelentes resultados.

Aproveite!

>>>> Saiba mais: como sua imobiliária pode vender melhor com o Agendor

11 dicas fundamentais de como ser um bom corretor de imóveis

Veja como ser o melhor corretor de imóveis!

1. Defina um nicho de mercado

Um corretor de imóveis pode se dedicar a diversas atividades nesse ramo.

Ele pode tratar da venda de imóveis comerciais, como lojas, comércios e até escritórios.

Por outro lado, existem os imóveis residenciais e os de veraneio.

E não vamos nos esquecer de corretores que trabalham com galpões, áreas industriais e até fazendas.

Por isso, ter um nicho pode ser uma forma de se especializar.  Que saber como ser um bom corretor de imóveis? Pense em se especializar em um nicho de mercado!

Confira algumas das atividades às quais você pode se dedicar como corretor de imóveis:

como ser um bom corretor de imóveis

>>>> Veja mais: porque (e como) você deve encontrar seu nicho de mercado

2. Conheça essa área profundamente

Faça de tudo para ser reconhecido por todos como o melhor corretor de imóveis de sua especialidade.

Use redes sociais para mostrar como entende do assunto, mas de forma “despreocupada”. Um perfil no LinkedIn ou um Blog em que você dá dicas tanto para proprietários como compradores e inquilinos pode ajudar a espalhar essa fama.

Além disso, de tanto estudar e  escrever sobre o assunto, essa é uma excelente maneira de como ser o melhor corretor de imóveis.

3- Entenda de pessoas!

Saiba como reconhecer expressões faciais, linguagem corporal, pratique a empatia e técnicas de programação neurolinguística (PNL).

Principalmente para quem vai comprar um imóvel residencial, se o corretor entender suas motivações e emoções, será muito mais fácil perceber se ele está gostando dos imóveis que você está trazendo para ele.

>>>> Leia também: você sabe o que é neuromarketing? Confira 10 dicas de como usar!

Este TED Talk tem dicas incríveis que podem ajudar você:

4. Estude seu cliente que quer vender ou alugar o próprio imóvel

Lembre-se que você precisa entender o que está motivando aquele cliente a fazer a venda ou querer alugar.

Que resultado ele busca? Quer uma renda garantida para o futuro ou precisa de dinheiro agora?

O que motivou a venda (ou desejo de alugar)? Um imóvel recebido como herança? O desejo de mudar para uma casa maior?  O fim de um negócio que acabou deixando um ponto comercial vago?

Entenda profundamente seu cliente e será mais fácil atender suas necessidades.

5. Estude seu cliente que deseja comprar ou alugar um imóvel

Da mesma forma, o comprador (ou locatário) tem algum objetivo e alguma motivação.

Ele pretende se casar em breve e quer comprar um apartamento? Foi transferido de emprego para outra cidade e precisa se mudar rapidamente? Se aposentou, recebeu uma boa rescisão e quer abrir um negócio próprio em um ponto comercial?

Não tem como ser um bom corretor de imóveis sem estudar seus clientes.

6. Busque uma solução para ambos

Este é o ponto fundamental: conciliar os interesses de ambas as partes em um negócio que atenda às necessidades dos dois lados!

E se você conhece exatamente o que cada um precisa, será muito mais fácil encontrar oportunidades para fechar bons negócios.

7. Saiba negociar

Negociar é a arte de fazer concessões em troca de contrapartidas do outro lado.

Toda vez que você cede em algo, o outro lado também precisa retribuir.

8. Nunca esqueça de um follow-up!

Não tem como ser um bom vendedor se você esquece de retornar ligações ou de enviar propostas. Negligenciar o processo de vendas é imperdoável!

Ok, não é fácil organizar as tarefas do dia a dia e você tem muitos compromissos. Mas isso não é desculpa para esquecê-los!

Que tal usar um aplicativo de vendas, um app para vendedores no celular, que possa te ajudar nessa e em outras atividades importantes de um corretor de imóveis?

>>>> Veja mais: captação de clientes imobiliários – una seu talento como corretor com a tecnologia

9. Transpareça ser uma pessoa de total confiança

Lembre-se que seu cliente está fazendo um grande investimento e quer fechar um ótimo negócio.

Você precisa ser uma pessoa em que ele pode confiar. Por isso, tenha uma postura profissional, cuidados com brincadeiras! Mostre competência e integridade. Tanto sua linguagem corporal como sua maneira de vestir podem influenciar nessa percepção.

Mas o mais importante é ser sempre sincero e lutar pelos reais interesses do cliente.

10. Estude técnicas de fechamento de vendas

Depois de tudo que falamos, vale lembrar que quem quer saber como ser um ótimo corretor de imóveis não pode deixar de fechar vendas.

Umas das principais dicas para isso é não ser afoito. Ouça mais do que fale. Evite ser insistente.

O momento do fechamento é a hora de mostrar todos os benefícios que aquele negócio trará para o cliente. Ele precisa enxergar o valor da decisão que está tomando e como ela facilitará sua vida.

Uma dica é sempre deixar uma pequena concessão final, algo pouco oneroso para a sua parte e oferecer como um estímulo para fechar o negócio.

>>>> Não deixe de conferir: corretor de imóveis – conheça 6 técnicas de fechamento de vendas, bem como nosso e-book gratuito: Guia estratégico de vendas para imobiliárias

11. Invista em um CRM de vendas 

Para finalizar, um bom corretor de imóveis sabe usar a tecnologia ao seu favor. Por isso, vale a pena investir em um sistema de CRM de vendas, como é o caso do Agendor. 

Essa ferramenta permite, entre inúmeras outras coisas, que você faça o follow-up de maneira simplificada, tenha sempre em mãos um cadastro dos clientes e agende as tarefas do dia a dia, para nunca mais esquecer de retornar aquela ligação importante. 

Além de tudo isso, o Agendor conta com um sistema de integração com o WhatsApp. Ele permite que você sincronize todas suas conversas e tenha acesso a um histórico sincronizado. 

No vídeo abaixo você aprende como isso funciona. Aperte o PLAY e confira!

Quer mais? Então saiba que com o CRM você também pode:

  • ter acesso aos relatórios de métricas; 
  • montar um calendário de atividades; 
  • criar um mapa de vendas; 
  • elaborar um funil de vendas e muito mais. 

O melhor de tudo é que você pode começar a usar o Agendor gratuitamente. Basta fazer um teste e ver o que ele pode fazer pelas suas vendas.