Seja sincero: os líderes de sua empresa costumam não definir prioridades dos recursos e atacar toda e qualquer oportunidade que aparece? Ou, então, não se preocupam em estudar o nicho e têm pouco conhecimento do mercado? Se a resposta foi “sim” para uma dessas perguntas, é urgente entender o que é e como definir o core business.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Core business quer dizer, em português, núcleo do negócio ou negócio principal. Ele se refere diretamente à atividade principal da marca e seu diferencial competitivo.
  • Ele pode ser focado nos produtos ou serviços, como preços mais baixos e alta qualidade, assim como nas particularidades, como atendimento ao cliente, entregas mais rápidas, serviços exclusivos etc.
  • Definir o core da companhia possibilita a criação de estratégias mais assertivas, viabilizando o crescimento escalável a longo prazo e o posicionamento efetivo com clientes, fornecedores, acionistas e investidores.
  • Para saber o core da sua empresa, é preciso identificar as características dos produtos e serviços, entender seu público-alvo e, ainda, definir os canais de vendas e pontos de contato.
  • Desenvolva mais um diferencial competitivo da sua marca com nosso audiobook gratuito! Baixe agora “Como elaborar e implementar o processo de vendas“.

O core significa justamente a essência do seu negócio: para que ele existe? O que sabe fazer de melhor? 

E, se você pensa que só grandes organizações precisam ter o core bem-definido, saiba que companhias de todos os portes e setores precisam saber se posicionar de acordo com a atividade principal. Sem isso, não há como crescer e ter bons resultados a longo prazo.

Apesar de parecer simples, esse conceito tem grande importância no mundo corporativo. E nós vamos explicar o porquê! Continue a leitura para compreender o que é core business da empresa, benefícios em defini-lo, exemplos de grandes marcas e dicas para determinar o core do seu negócio!

O que é core business?

Core business é um termo em inglês, que, em tradução livre para português, quer dizer “núcleo do negócio” ou “negócio principal”. Ele se refere à atividade principal de uma empresa, que é considerada sua essência, isto é, o que ela sabe fazer de melhor.

É importante não confundir essa definição com a de missão, visão e valores da marca. No caso, a missão significa o motivo da existência do negócio, a visão é como ela se vê daqui a alguns anos e os valores representam as boas práticas que exige dos colaboradores e líderes.

O que é o core do negócio?

O core do negócio é seu foco de atuação, ou seja, a atividade principal. Uma padaria, por mais que venda bebidas, tem como core a venda de pães. Em outras palavras, podemos dizer que é o coração da marca, que guia a estratégia e o posicionamento no mercado.

Ao compreender o que é o core da empresa, você verá que ele nada mais é do que o propósito corporativo. Uma loja de vestuário tem como função vender roupas, enquanto uma fintech pode ter um core que seja a organização das finanças.

E é justamente esse foco de atuação que determina quais dores e necessidades do cliente serão atendidas, bem como quem é realmente seu público-alvo e o perfil do cliente ideal.

O que queremos dizer é que o core business pode se relacionar com diversos aspectos da companhia. A ideia é entender em qual ponto ela se destaca da concorrência, incluindo: seus produtos ou serviços, o atendimento ao cliente, as inovações tecnológicas etc.

Leia mais: O que é e como fazer uma análise competitiva de mercado?

Benefícios de definir seu core business

Se você ainda não percebeu a importância desse conceito ao aprender o que é o core do negócio, continue a leitura e confira os benefícios de identificá-lo de forma clara e objetiva.

  • Serve como base para todo o planejamento estratégico da empresa.
  • Ajuda o negócio a crescer de forma escalável e sustentável.
  • Estabelece o posicionamento da marca no mercado, envolvendo clientes, fornecedores, colaboradores, acionistas, investidores e outros.
  • Identifica os pontos fortes e as oportunidades de negócio.
  • Possibilita dominar a atividade principal para, então, conquistar novos mercados e expandir a marca.

Como saber o core da minha empresa? 3 passos práticos

Para definir o core da sua empresa, é fundamental refletir sobre algumas questões: qual atividade diferencia a marca? O que atrai o cliente de fato? O que é responsável pela maior parte das suas vendas? O que a empresa sabe fazer de melhor e é percebido como valor pelo público?

Indo além de explicar o que é core business e quais questões devem ser levantadas durante o brainstorming para defini-lo, elencamos um passo a passo para aprofundar sua investigação e ter a atividade principal definida.

Veja abaixo e tire suas dúvidas de “como saber o core da minha empresa”!

1. Identifique as particularidades da marca

O primeiro passo é identificar as características dos seus produtos ou serviços e o que os diferencia da concorrência. Ou seja, o que tem maior qualidade do que as outras marcas do mesmo setor de atuação e público-alvo.

Para isso, entenda que essas particularidades variam bastante. Elas podem focar nos preços mais baixos, maior diversidade de soluções, alta qualidade de produtos e serviços, entrega rápida, atividades exclusivas ou segmentadas, elevada experiência do cliente etc.

Pense no que sua empresa oferece de diferente dos concorrentes, isto é, o diferencial competitivo. E lembre-se: ele pode não envolver apenas os produtos ou serviços, mas sim atendimento ao cliente, equipe de consultores altamente especializados, experiência do cliente, inovação etc.

Quer ver um exemplo de core business? Uma marca de artigos esportivos vende muito mais do que produtos, equipamentos e acessórios. Ela vende um estilo de vida mais saudável e a melhora da performance esportiva.

Continue aprendendo: Estratégia de diferenciação: saiba vencer a concorrência por meio seu diferencial

2. Entenda seu público-alvo

Outro passo indispensável ao definir seu core business é entender quem é o público-alvo e o perfil de cliente ideal, seja ele B2B ou seja B2C. 

Assim, é fácil entender as necessidades e expectativas e como sua empresa soluciona tais dores. Dessa forma, essas soluções representam sua atividade principal.

Por exemplo, sua organização pode oferecer um atendimento impecável ao cliente com venda consultiva e profissionais altamente especializados em um mercado considerado com péssimo atendimento. 

3. Defina os canais de vendas e pontos de contato

É importante entender onde seu negócio atua para, então, determinar o core business. Para tal, verifique:

  • pontos de vendas;
  • produtos ou serviços mais vendidos em cada região;
  • canais de contato mais usados;
  • comportamento de compra do cliente;
  • clientes mais fiéis e rentáveis da empresa.

Exemplos de core business

Para aprender o que é core business da empresa e definir o seu, confira alguns exemplos de atividades principais de grandes marcas para se inspirar.

  • Nike: empresa de artigos esportivos que define seu core como acreditar no poder do esporte para mover o mundo.
  • Samsung: seu foco é “assumir a liderança em inovação tecnológica”.
  • Coca-Cola: a atividade principal é criar bebidas deliciosas e momentos de prazer e união.
  • Amazon: produtos com preços mais baixos, entrega rápida, serviços convenientes e melhor seleção de itens.
  • Nubank: o core é simplificar a vida financeira das pessoas, com segurança e transparência.

Enfim, o core business da marca mostra “para que ela veio” e o que sabe fazer de melhor. Porém, com o crescimento da companhia, é possível que mude sua atividade principal e descubra outros pontos fortes desenvolvidos com o tempo e a demanda do mercado.

Para acompanhar tudo relacionado aos clientes e suas vendas, conte com o apoio do CRM do Agendor, um sistema de gestão que melhora a relação com o consumidor e sua experiência com a marca.

Por meio da coleta, organização e integração de dados, os gestores e as equipes podem aprofundar seu conhecimento sobre o comportamento e os hábitos de consumo do público, vendas de produtos e serviços, maiores dúvidas e reclamações de clientes e muito mais!

Faça um teste gratuito e saiba como o CRM do Agendor eleva todo seu potencial de crescimento!