Selecionamos 3 dicas importantes para melhorar a gestão de sua produtora com CRM

Alguns segmentos não conseguem se enxergar sem uma ferramenta de CRM para gerenciar as vendas, contatos comerciais, prospects, indicações, agenda comercial e a rotina de equipe de vendas.

Por outro lado, algumas empresas acreditam que um sistema de CRM não pode ajudar a sua empresa a vender mais e que não foram feitas para isso, o que é uma total inverdade.

Bônus: faça seu time alcançar a alta performance em vendas com nossa plataforma de CRM

O Agendor é uma plataforma de CRM e gestão comercial que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas B2B. Cadastre-se abaixo e ganhe um teste cortesia de 14 dias, com todos os recursos!

O CRM não foi feito apenas para uma modalidade de empresas, mas sim desenvolvido para equipes de vendas, seja você uma empresa de automação comercial, uma distribuidora, agências de turismo e milhares de outros segmentos que você nem imagina.

Por via de regra, qualquer empresa que tenha uma equipe de vendas, vendedores, metas de vendas, produto ou serviços a serem vendidos, são empresas em potencial para o CRM.

Isso mostra que o CRM pode ter funções muito importantes para o crescimento e melhoria do dia-a-dia dessas empresas.

Outro mito é que o CRM não foi desenvolvidos para empresas B2B ou B2C. A ferramenta é útil para ambos os mercados, porque em todos eles a empresa enfrenta concorrência, pesquisa de preços, clientes indecisos, tempo de decisão do cliente, processo comercial e etc.

Da mesma maneira que um comprador de uma empresa pode demorar 6 meses para decidir assinar um contrato de prestação de serviços ou comprar um equipamento, um cliente pode demorar 6 meses ou mais para comprar uma máquina de lavar, um sapato dos sonhos e etc.

O que isso significa? Que independentemente de B2B ou B2C estamos suscetíveis ao comportamento dos clientes precisamos de uma ferramenta que nos auxilie a gerenciar o processo comercial, passando da prospecção até o fechamento, nos ajudando a lembrar de todas as propostas que temos na rua, todas as informações que necessitamos dos clientes, todos os prazos, todas as promessas e preços.

E infelizmente, nosso cérebro não consegue assimilar isso tudo sem esquecer. É justamente por isso que precisamos de lembretes, de notas e de metas.

Porque é impossível tomar conta de todos os detalhes sem se perder. Por isso falamos em produtividade e gestão do tempo, porque muitas vezes não sabemos onde devemos nos concentrar, o que é um problema.

Sim, nosso cérebro é uma ótima máquina e, por enquanto nenhuma tecnologia chega aos pés da sua complexidade e capacidade de computação.

Mas, infelizmente não conseguimos programar alertas e colocar a agenda nele como fazemos com nossos sistemas de produtividade e relacionamento com o cliente.

Muitas vezes precisamos de apoio. E isso serve para uma produtora de vídeos, que tem milhares de prazos de produção e também de vendas, que muitas vezes acabam ficando em segundo plano.

Uma produtora de vídeos tem prazos apertados, mas também metas de vendas. Veja nossas dicas para conciliar prazos e meras de vendas para a sua produtora.

Será que um CRM pode ajudar na gestão de uma produtora?

Será que um CRM pode ajudar na gestão de uma produtora?

#1. Fique por dentro das preferências dos clientes com o seu histórico

Quando você vai ao médico da sua família, que acompanhou seus avós, pais e cuida de você, ou na clínica que te atende desde criança, os médicos têm um histórico completo de informações sobre a sua saúde, histórico familiar e, dos principais problemas que você e sua família já passou.

Isso é muito útil não apenas no momento de diagnosticar o seu problema, sabendo o que você já teve e como isso pode influenciar a sua saúde no futuro, bem como também em prevenir que os problemas novos aconteçam.

O CRM pode ajudar da mesma maneira. Ao saber o que o cliente comprou, a equipe de vendas pode oferecer mais vezes o produto, além de oferecer produtos parecidos com o que o cliente adquiriu.

Além do vendedor saber o que o cliente compra, ou comprou e oferecer produtos e serviços que vão de acordo com essas necessidades, eles podem conhecer um pouco mais sobre os hábitos de compras e, adaptar o processo comercial a esses hábitos.

#2. Ofereça novamente seus serviços nas mesmas épocas de contratação

Existem clientes que só compram em uma determinada época do ano. Da mesma maneira que nós compramos mais vinho, tender, perú e panetone perto do natal (e fora dessas épocas a oferta é bem menor), alguns clientes só compram serviços em uma determinada época do ano.

Portanto, faça um diagnóstico de quando o seu cliente compra o seu produto e, porque ele compra para que você possa saber a melhor época que deve oferece-lo.

É bom você saber quais são as épocas que seus clientes mais compram de você, porque eles compram nessas épocas para que você possa intensificar os esforços de vendas nesse período e aumentar a produtividade da sua empresa.

E não existe melhor lugar para isso do que o seu histórico de produtos e serviços dos clientes. Lá você consegue saber quem comprou o que e quando e, pode traçar estratégias para aumentar as vendas de cada produto, explorando o melhor momento para vender cada um deles.

Saiba quando as pessoas mais compram seu produto e por que compram.

Saiba quando as pessoas mais compram seu produto e por que compram.

#3. Segmente seus clientes por segmento ou categoria

Produtoras prestam serviços para muitos segmentos de clientes: passando de outras produtoras maiores, profissionais, empresas pequenas médias e grandes.

Cada um desses segmentos têm um hábito peculiar de compra e, um maneira de comprar, com um processo único e personalizado.

Isso significa que não adianta querer criar um processo padrão para todos os clientes de todos os segmentos, por que isso simplesmente não vai surtir o efeito esperado.

Divida seus clientes em segmentos e crie processos comerciais úteis pra ajuda-los a comprar o seu produto da melhor maneira possível.

Saiba o que é importante para cada cliente e isso vai facilitar não apenas a melhor abordagem comercial, mas também o relacionamento com cada segmento atendido pela sua empresa.

Use o CRM para segmentar os clientes por ramo

Use o CRM para segmentar os clientes por ramo

Conheça melhor seus produtos e clientes

O CRM não é apenas uma oportunidade de conhecer melhor os hábitos de compra de seus clientes.

Com o CRM você consegue também se relacionar melhor com os seus clientes porque sabe o que importa para eles e como tirar proveito disso sem desperdiçar o tempo deles.

Ao usar o CRM para melhorar o seu relacionamento com clientes, você vai melhorar o seu conhecimento sobre o que é importante para eles e assim saber o tipo de abordagem que funciona para eles.

Quanto mais informações e relacionamento com os clientes, mais fácil para um vendedor se torna realizar a venda. Por isso, independente do tipo de cliente que a sua produtora atenda, conhecer os clientes e saber o que importante para eles é uma excelente maneira de aumentar a produtividade e as vendas da sua empresa.