O que é preciso para ser um representante comercial?

Para saber como ser representante comercial, é necessário entender que esse profissional atua na venda de produtos ou serviços de um determinado fabricante ou atacadista para outras empresas e instituições.

O Guia para gestão eficiente da equipe de vendas

Como ser um grande gestor e líder para sua equipe de vendas

Um representante comercial é o profissional que vende produtos para empresas ou outras organizações em nome de um fabricante, atacadista ou distribuidor.

Considerado um importante aliado da empresa que representa, o representante comercial ajuda a garantir que o produto ou serviço comercializado alcance posição de destaque no mercado.

Esse profissional é a ponte entre a marca e seus clientes, sendo essencial para a construção de um relacionamento da empresa que ele representa com o seu público. Além disso, o representante é importante para a manutenção da imagem e posicionamento da marca.

Mas, afinal, o que é preciso para ser um representante comercial?

Para responder a essa pergunta, separamos aqui 10 dicas fundamentais de como ser um bom representante comercial.

Continue a leitura e descubra quais boas práticas esse profissional deve seguir para ser bem-sucedido nesta função.

Leia também: O que precisa ter um sistema para representante comercial? Confira os 10 itens indispensáveis!

10 dicas de como ser um bom representante comercial

1. Conheça bem o produto ou serviço

A primeira dica de como ser representante comercial é conhecer bem o produto ou serviço que você está vendendo. Entenda todas as características daquilo que está à venda, bem como os principais benefícios.

Assim, você estará mais apto a responder qualquer dúvida do cliente e conseguirá convencê-lo a comprar.

2. Saiba quem é a empresa que você representa

Não há como ser um bom representante comercial se você não conhecer bem a empresa que está sendo representada. Ou seja, procure entender a história da organização, suas políticas e procedimentos, participação no mercado, posicionamento, etc.

Quanto mais íntimo você estiver da empresa, mais credibilidade você vai transmitir para o cliente.

3. Conheça o seu cliente

Para saber como conseguir uma boa representação comercial, é fundamental que você conheça quem é o seu cliente. Isso significa que um bom representante comercial deve estar ciente das principais necessidades do cliente, bem como seu posicionamento, ambições, critérios de avaliação, etc.

Assim, você poderá traçar uma estratégia de atuação mais assertiva.

4. Saiba quem são seus principais concorrentes

Identificar seus principais concorrentes e entender os produtos que eles oferecem, bem como as estratégias de venda utilizadas, é fundamental para quem quer saber como ser um bom representante comercial.

É importante saber também de que forma eles se organizam, além de seus pontos fortes e fracos.

5. Tenha uma boa comunicação

Saber se comunicar é uma característica essencial para todo representante comercial. É a partir de uma boa comunicação que ele poderá esclarecer as funcionalidades e benefícios do produto ou serviço que ele quer vender.

O representante comercial que não sabe se comunicar com clareza dificilmente conseguirá transmitir confiança e credibilidade. Portanto, ficará bem mais difícil convencer o cliente a fechar negócio.

Confira mais algumas dicas:

como ser um bom representante comercial

Veja mais em nosso blog: Representante comercial: qual é o seu papel?

6. Seja paciente e persistente

Enquanto representante comercial, nem sempre você vai conseguir fechar uma venda logo de primeira. Na maioria das vezes, você precisará ter muito paciência para convencer o cliente a comprar o seu produto, sendo necessários alguns encontros.

Cada cliente precisará de um tempo para esclarecer suas dúvidas e, por fim, tomar uma decisão. Por isso, seja paciente e persistente.

7. Estabeleça suas metas

Saber estabelecer metas é etapa fundamental de como ser um bom representante comercial. Isso porque, sem as metas, fica praticamente impossível avaliar o seu desempenho e saber em que pontos é preciso melhorar.

As metas podem estar atreladas a indicadores de desempenho, dentre os quais podemos citar:

  • quantidade de clientes contatados;
  • leads convertidos;
  • total de receita gerada em determinado período;
  • ticket médio;
  • tempo de venda;
  • custo da venda;
  • vendas por oportunidade;
  • taxa de cancelamento.

8. Saiba se organizar

Nesta dica de como conseguir uma boa representação comercial, é importante saber trabalhar de maneira organizada. Além de ter todos os documentos e dados dos clientes bem armazenados e de fácil acesso, é necessário se organizar também em relação à execução das tarefas.

Ou seja, organize seus horários, faça um roteiro de abordagem, tenha seus processos bem estruturados. Dessa forma, fica mais fácil reagir perante imprevistos e o trabalho é otimizado.

9. Atente-se ao pós-venda

Um bom representante comercial também deve estar atento ao pós-venda. Esta etapa é determinante para a fidelização do cliente e para a construção de um relacionamento mais duradouro.

Ou seja, mesmo depois de concluída a venda, não deixe de deixe de contatar o cliente. Procure saber o que ele está achando do produto, se está com alguma dúvida, etc. Mostre que você está, de fato, preocupado com a satisfação dele.

10. Faça uso da tecnologia

Utilize a tecnologia como aliada na sua representação comercial. Você pode recorrer a um software de gestão para impulsionar sua produtividade e organização no trabalho.

Com um bom sistema, você consegue centralizar todos os dados e informações mais relevantes sobre clientes, produtos, concorrentes, mercado, etc. Além disso, esse tipo de plataforma gera relatórios automaticamente para que você acompanhar os resultados e tomar melhores decisões.

Um software para representante comercial pode ajudar também na definição de orçamentos, no controle de entrega do produto, na gestão de descontos, no acompanhamento de estoque e muito mais.

Saiba mais: CRM para representantes comerciais: um grande aliado

Essas foram as nossas 10 dicas de como ser um bom representante comercial. Pronto para colocá-las em prática?

Confira este case da Romano Vendas e Intermediações e veja tudo que um CRM pode fazer por suas vendas:

Quer mais dicas de como usar CRM e vender mais? Então, baixe nosso e-book gratuito: Guia para Sucesso com CRM