O Brasil é o quinto país que mais usa o ChatGPT. E a boa notícia é que esse chatbot de inteligência artificial pode ser utilizado para potencializar os serviços prestados por empresas de qualquer porte e segmento. Um ótimo exemplo é a integração entre ChatGPT e CRM e com provedores VoIP.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O ChatGPT é um modelo de linguagem de inteligência artificial que cria textos de forma autônoma, conversando naturalmente com os usuários. Ele é treinado com alto volume de dados para elaborar conversas e conteúdos. 
  • Enquanto o ChatGPT melhora o atendimento ao cliente, potencializando o uso do chatbot e reduzindo o tempo de espera, o CRM coleta dados mais precisos por meio do sistema de inteligência artificial e machine learning.
  • Essa integração entre ChatPGT e CRM pode ser usada para atendimento ao cliente ou para atuar como um vendedor, sendo treinando para sugerir produtos/serviços com base no histórico do cliente, por exemplo.
  • Unir a automação do CRM com o ChatGPT aumenta a produtividade no trabalho, melhora a eficiência do atendimento e do processo comercial, eleva a satisfação do cliente, reduz a taxa de churn, aumenta a fidelização do consumidor e as vendas, reduz custos operacionais, entre outros benefícios.
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Atrás apenas de Estados Unidos, Alemanha, França e Índia, o Brasil representa 4,3% do tráfego no ChatGPT, com mais de 37 milhões de acessos apenas durante o mês de janeiro de 2023.

Esses números reforçam que, apesar de recente, essa ferramenta de inteligência artificial veio para ficar: entre janeiro de 2022 e de 2023 houve um aumento de mais de 42 mil por cento de acessos.

Desde seu nascimento até os dias atuais, a plataforma sofreu diversas atualizações e evoluções, o que amplia o leque de opções para ser utilizada tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.

Quando associado à rotina de equipes e integrado a sistemas inteligentes de atendimento e vendas, o ChatGPT potencializa a produtividade, a qualidade do trabalho prestado e, claro, a experiência e satisfação do cliente.

Continue a leitura e entenda as possibilidades que a integração do ChatGPT com o CRM e tecnologia VoIP oferece aos setores de vendas, atendimento, suporte técnico e marketing!

O que é ChatGPT?

O ChatGPT é um modelo de linguagem de inteligência artificial (IA) criado pela OpenAI, que conversa naturalmente com linguagem semelhante à humana. A última versão GPT-4 foi lançada em 2023 e está mais colaborativa, criativa e com maior capacidade de resolver problemas difíceis com mais assertividade e objetividade.

Essa ferramenta pode ser acessada de forma gratuita ou paga, que disponibiliza mecanismos mais avançados de pesquisa, inteligência artificial e machine learning

O ChatGPT é treinado com um altíssimo volume de dados para conversar com as pessoas e atender pesquisas, dúvidas e pedidos por meio de uma linguagem escrita. Pode ser utilizado para escrita automatizada, pesquisas sobre assuntos diversos, assistentes virtuais, análise de dados, programação e chatbot.

Ou seja: é perfeito para potencializar o uso do CRM e de tecnologias usadas no atendimento ao cliente, como o sistema VoIP!

Diferença entre ChatGPT e chatbot

O ChatGPT é um modelo de linguagem de IA que conversa com as pessoas de forma natural e amigável, fornecendo dados, suporte e conhecimentos precisos. Já o chatbot é mais limitado e não atende a todas as perguntas. Se alguma questão estiver fora de sua programação, o cliente não terá resposta.

Ou seja: o chatbot é um robô de conversa enquanto o ChatGPT é um sistema criado para conversar e dialogar como um humano, até mesmo realizando tarefas que as pessoas fazem, como escrever textos, poemas, histórias e músicas.

Esse modelo de linguagem possui aprendizado de máquina (machine learning) que possibilita aprender com cada interação realizada com os usuários a fim de elaborar respostas mais precisas, contextuais e complexas.

Como funciona o ChatGPT?

O ChatGPT utiliza a IA e o machine learning para criar textos de modo autônomo. Várias técnicas são aplicadas para seu funcionamento, como fine-tuning (ajuste fino), que consegue prever as palavras seguintes com base nas que foram geradas, e transformer, um algoritmo de aprendizado para processar a linguagem natural humana.

A técnica transformer faz com que o texto escrito pelo usuário não seja lido sequencialmente, mas por diferentes partes do conteúdo de forma simultânea.

Porém, como toda ferramenta, há limitações que precisam ser levadas em consideração pelos usuários. Lembramos que, a cada atualização, os responsáveis pela plataforma realizam ajustes e melhorias para reduzir ou eliminar tais desafios, como:

  • o sistema pode gerar respostas incorretas;
  • a versão gratuita (ainda) tem limitação de conhecimentos e da dados adquiridos até 2021.

Como funciona o ChatGPT e CRM?

A integração entre ChatGPT e CRM possibilita que a empresa ofereça uma experiência completa ao cliente. Isso porque o ChatGPT pode atuar, por exemplo, como chatbot e atender rapidamente os consumidores sem as limitações de respostas e com fluxo conversacional mais natural.

E onde que o CRM entra nessa história? Bem, o CRM coleta, armazena e integra os dados dos clientes, inclusive de suas interações com a marca. 

Ao unir a capacidade do ChatGPT de atuar como um atendente rápido e eficiente e a capacidade do CRM de guardar as informações, pode-se fazer uma gestão do cliente mais completa e assertiva, entendendo profundamente o comportamento e as necessidades do público.

Com isso, há o aumento da escalabilidade do atendimento, pois o sistema consegue atender vários contatos ao mesmo tempo sem perder a eficiência, e da precisão da coleta de dados, com o uso do machine learning do ChatGPT e a automação do CRM.

Exemplos de integração do ChatGPT com o CRM

Para entender melhor como aplicar a integração do ChatGPT com o CRM, separamos alguns exemplos que são utilizados na prática por empresas em todo o mundo.

Além de atuar no atendimento ao cliente por meio de chatbot associado ao ChatGPT, essa inteligência artificial pode auxiliar o atendimento de vendas. Como? Interagindo com leads em tempo real e oferecendo suporte para tirar dúvidas. 

E isso também pode ser feito pelo chatbot no site, por exemplo. Basta programar o sistema de processamento de linguagem natural para atuar com foco em responder perguntas e comentários de consumidores.

O ChatGPT aliado ao CRM pode ser treinado para:

  • entender as necessidades, expectativas e preferências dos clientes;
  • coletar dados valiosos sobre os consumidores;
  • oferecer sugestões de produtos e serviços baseando-se na análise de suas demandas;
  • ser assistente virtual;
  • lidar com objeções mais comuns, fornecendo dados e respostas explicativas e relevantes.

O melhor é que há várias possibilidades de usar todo o poder dessas duas ferramentas. A Amazon e o Google, por exemplo, usam um chatbot com ChatGPT para entender perguntas complexas de clientes e dar respostas rápidas e precisas em tempo real. 

Em outras palavras, elas focam na melhora do atendimento do cliente e, claro, de sua experiência com a marca. Quando uma pessoa é bem-atendida aumentam as chances de ela fechar negócio com a empresa. Ela se sente acolhida, reconhecida e valorizada.

Por que investir em um CRM com inteligência artificial?

Unir o CRM com inteligência artificial do ChatGPT oferece diversos benefícios, como:

  • maior produtividade no trabalho, possibilitando que os colaboradores foquem em atividades mais complexas e estratégicas;
  • melhor eficiência e agilidade no atendimento ao cliente;
  • aumento da taxa de satisfação do consumidor e taxa de retenção;
  • redução da taxa de churn e do tempo de espera;
  • maior personalização do atendimento;
  • ampliação da coleta de dados do cliente, incluindo suas necessidades, preferências e seu comportamento de compra;
  • escalabilidade do atendimento, com possibilidade de atender clientes todos os dias, durante 24h;
  • redução de custos operacionais e com contratação de novos colaboradores;
  • processos mais fluidos e eficientes;
  • campanhas de marketing mais precisas e segmentadas;
  • aumento nas vendas.

Leia também: Inteligência artificial e CRM: 6 razões para integrar estas tecnologias

Integração entre tecnologia VoIP e ChatGPT para o atendimento ao cliente

Empresas de call center já estão utilizando a integração entre o ChatGPT e o sistema de telefonia VoIP, que realiza chamadas telefônicas pela internet. Isso porque a tecnologia de processamento de linguagem natural pode imitar diversos tons de voz, oferecendo soluções variadas para o mesmo problema com foco em um padrão específico.

Para exemplificar, ele pode ser usado durante o atendimento de voz para melhorar a rapidez e a eficiência no atendimento ao cliente.

A integração que é chamada de ChatGPT API é paga e possui variedade de planos, desde o mais básico até o avançado. Quando associada aos serviços telefônicos VoIP, pode:

  • fornecer assistência de voz, como Siri ou Alexa, com foco em aumentar o engajamento do cliente e melhorar sua experiência com a marca;
  • dar respostas a qualquer pergunta relacionada à empresa e seus produtos/serviços;
  • transcrever de voz para texto o conteúdo falado em chamadas e videoconferências;
  • analisar com maior precisão os dados de chamadas;
  • atuar como suporte técnico;
  • fornecer sugestões personalizadas.

Percebeu todas as possibilidades que o ChatGPT e CRM oferecem às empresas? É possível usar a tecnologia a seu favor, melhorar o trabalho da equipe de atendimento e de vendas e, consequentemente, a satisfação do seu público.

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