Um desafio muito frequente encontrado por gestores comerciais é garantir que todas as oportunidades de vendas estejam sendo devidamente aproveitadas.

Seja pela falta de um processo adequado de follow-up, mau controle dos contatos que chegam à equipe de vendas ou falta de disciplina dos vendedores para essa atividade, a verdade é que, independentemente da indústria, você pode estar perdendo prospects para a concorrência por não acompanhar esse possível cliente na jornada de compra.

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Esse era o principal desafio da Imbratex: acompanhar as oportunidades que chegavam à empresa e prosseguir com as negociações.

Neste artigo, a gestora Ana Mayra descreve o cenário da empresa antes de começar a utilizar o Agendor e como o uso da plataforma vem mudando essa realidade.

Acompanhe:

Sobre a Ibratex

A Ibratex é uma fabricante de revestimentos texturizados, tintas imobiliárias, e complementos para pintura situada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A marca já está há 18 anos no mercado.

A equipe de vendas da empresa conta com vendedores internos e externos, que fazem desde à emissão de orçamentos à visitas em obras para acompanhar as vendas dos produtos.

Maior desafio: perda de orçamentos e oportunidades

A falta de acompanhamento de prospects após a entrega de orçamento era o desafio mais crítico na Ibratex.

“A gente não conseguia aproveitar bem os orçamentos, nem ter visibilidade dos processos de negociação”, conta a gestora.

Além disso, entender em qual etapa cada negócio estava e porque estavam perdendo vendas era outro problema na operação comercial da empresa.

“Antes, quando alguém ligava e fazia um orçamento conosco, mas a venda não era fechada de imediato, acabávamos perdendo o acompanhamento desse orçamento.”

A ausência de uma rotina de follow-up e acompanhamento por parte da gestão sobre as negociações em aberto geravam perda de oportunidades. E o pior: sem que a equipe entendesse em detalhe a razão pela qual o cliente não fechava a venda.

Por isso, Ana conta que decidiram optar pela adoção do Agendor: “Como já conheciam o sistema, não procurei outra ferramenta, escolhemos o Agendor de primeira.”

Processo de implementação: facilidade e rapidez no onboarding

De acordo com a gestora, implementar o sistema na empresa não foi tarefa difícil. “Somos uma equipe pequena, então consigo estar mais próxima e administrar as atividades de todo mundo”.

Com o onboarding realizado com a equipe de atendimento ao cliente do Agendor (oferecido gratuitamente para contas acima de quatro usuários), Ana conta que conseguiu ter uma visão mais global da ferramenta.

“A princípio, por já mexer na plataforma, entendia um pouco como funcionava. Com a assistência do time de onboarding, aprendi a usar tudo, personalizei o sistema para o nosso negócio, achei tudo muito didático. Também vi os vídeos e consegui passar tudo para a minha equipe”, diz ela.

Para conferir os vídeos de treinamento da plataforma, é só acessar:

O treinamento da equipe aconteceu durante uma reunião. Ana conta que apresentou o sistema, explicou como usá-lo, e tirou as dúvidas individualmente com cada vendedor. De acordo com ela, “todo mundo se ajudou e também pudemos contar com o time de suporte do Agendor”.

No começo, devido à transição do uso do Excel para o Agendor, os vendedores se queixaram por ter que alimentar duas plataformas.

“Achavam que o Agendor seria ‘perda de tempo’, mas agora entenderam que não é, que o sistema ajuda muito. Inclusive, recentemente pedi feedback para os vendedores sobre a ferramenta. Eles disseram que o Agendor trouxe mais organização e praticidade, estão gostando bastante.”

Mais organização e aproveitamento de oportunidades

A organização foi o principal benefício trazido pelo Agendor, de acordo com a gestora.

O processo está mais estruturado e claro, e a gestora tem mais visibilidade de como a operação comercial está sendo feita.

“Não perdemos mais negócios pela falta de monitoramento. É mais fácil controlar aquelas oportunidades que não fechamos na hora”, acrescenta.

Todos os novos negócios da Ibratex já são cadastrados diretamente no Agendor. “A equipe de vendas internas alimenta a ferramenta diariamente, enquanto os externos fazem isso semanalmente, uma vez que o nosso sistema de emissão de orçamentos só existe na versão web, então fica mais fácil para eles fazer o processo no computador”.

O aplicativo do Agendor (disponível nas versões iOS e Android) também é utilizado pela equipe externa e pela gestora, que agora  monitora de perto o status de cada negócio.

Para garantir que nenhum cliente seja perdido por falta de acompanhamento, a orientação é que todos os orçamentos e negociações sejam colocadas no sistema. Dessa forma, Ana diz que consegue estar a par de tudo: “quero deixar minha supervisão ainda mais próxima e poder acompanhar todos os processos.”

Conclusão

A adoção de um sistema de CRM e sua utilização constante e disciplinada podem trazer inúmeros benefícios para a rotina comercial como um todo, tanto para o dia a dia dos vendedores, quanto dos gestores.

No caso da Ibratex, a contratação do Agendor gerou uma rotina de vendas mais organizada, tornou o acompanhamento de negócios mais eficaz, além de trazer mais oportunidades de vendas e, consequentemente, mais negócios fechados.

“Meu conselho para quem não tem um CRM ainda é: contrate o mais rápido possível. O custo não é alto e os benefícios são muito grandes, então vale muito a pena”, afirma Ana. “Se eu tivesse conhecido o Agendor antes, com certeza já teríamos a ferramenta há mais tempo”, finaliza.

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