A administração por objetivos é uma metodologia de gestão que surgiu há quase 60 anos, mas que continua sendo usada até os dias de hoje com bastante sucesso por algumas empresas. Você já tinha ouvido falar nela?

Principais aprendizados deste artigo:

  • APO significa administração por objetivos e é uma metodologia de gestão criada em 1954 que é usada até os dias de hoje. 
  • Para adotar esse método, é necessário definir os objetivos centrais do negócio, incentivar a participação dos colaboradores, acompanhar o desempenho e dar feedbacks constantes sobre os resultados. 
  • A APO pode ser de grande ajuda na definição do seu processo comercial. Para entender melhor, confira nosso guia sobre como elaborar um processo de vendas e suas etapas
  • Aproveite também para adotar uma ferramenta de CRM e ter acesso a todos os dados para monitorar a sua gestão. Faça o seu cadastro agora mesmo no Agendor e confira como ele pode ajudar!

Pois bem, na prática a administração por objetivos foca no trabalho em equipe entre gestores e colaboradores para a definição de metas para a companhia. Isso é, depende fortemente de um bom engajamento entre a equipe. 

Quer aprender se vale a pena adotar esse método no seu negócio? Então, siga com a leitura, porque neste artigo explicamos:

  • o que significa APO; 
  • quais as principais características dessa metodologia; 
  • exemplo de administração por objetivos; 
  • principais vantagens e desvantagens; 
  • dicas de como adotar.  

Não perca tempo e confira!

O que significa APO?

APO é a sigla para Administração Por Objetivos. Na prática, é uma metodologia que incentiva a colaboração entre os gestores e colaboradores em busca dos objetivos da empresa. Como um time. Porém, isso só é possível se houver uma compreensão bem clara dos objetivos da companhia.

A ideia por trás da prática é melhorar a performance dos colaboradores ao especificar o que é esperado de cada um deles e incentivar a colaboração entre todos os membros da empresa. 

Ou seja, como eles colaboram com a busca dos resultados e participam, ativamente, do desenvolvimento do plano de ação da companhia. 

E este conceito não é nada novo, viu? Na verdade, ele surgiu em 1954, quando foi criado por Peter Drucker no seu livro “A Prática da Gerência”. 

Quais são as características da administração por objetivos (APO)?

A principal característica da APO é a definição clara dos objetivos da empresa. Porém, não é qualquer separação, mas sim dividir conforme cada departamento ou posição ocupada pelos colaboradores. 

Fora isso, a administração por objetivos tem como princípios:

  • focar no planejamento estratégico das metas e objetivos;
  • definir as responsabilidades de cada colaborador, seja ele gestor ou o vendedor; 
  • mensurar e controlar os resultados; 
  • avaliar os resultados; 
  • monitorar o planejamento e pensar em melhorias. 

Posto isto, é preciso ter em mente que a administração por objetivos não é um processo em linha reta. Na prática, ele é realizado no formato de círculo.

Por isso, após mensurar e estabelecer melhorias, é necessário voltar ao primeiro passo e dar início a todo o trabalho novamente. Assim, você mantém o seu negócio sempre otimizado. 

Aliás, um bom exemplo de administração por objetivos pode ser aumentar as vendas em 14% no mês. Porém, essa meta deve ser decidida em conjunto — com os gestores e vendedores. No mais, é necessário acompanhar os resultados e dar feedbacks constantes.  

Quais as vantagens e desvantagens da administração por objetivos? 

É possível encontrar vantagens e desvantagens na APO. Afinal, tudo na vida tem dois lados. Confira a seguir quais os motivos para adotar ou não adotar essa metodologia no seu negócio!

Vantagens da APO

Entre as principais vantagens da APO, podemos citar:

  • ajuda para estruturar um plano de carreira mais assertivo, já que todos os colaboradores participam das decisões; 
  • aumento da produtividade, uma vez que os funcionários ficam mais engajados com a empresa;
  • melhora da definição das metas, com os tempos corretos para elas serem atingidas; 
  • otimização da comunicação interna, melhorando, assim, o clima organizacional; 
  • melhora dos resultados gerais; 
  • mais transparência para os processos internos; 
  • aumento da valorização dos colaboradores e, consequentemente, da retenção de talentos; 
  • maior incentivo ao trabalho em equipe. 

Deu para perceber que são muitos motivos para adotar a administração por objetivos, concorda? Porém, nem tudo são flores. Por isso, confira algumas das desvantagens desta metodologia!

Desvantagens da APO

As desvantagens da administração por objetivos são: 

  • prejuízos à qualidade do trabalho, caso os colaboradores busquem atingir os objetivos por qualquer meio disponível; 
  • sobrecarga dos funcionários ao tentar bater as metas estipuladas no tempo previsto; 
  • dificuldade para atingir os objetivos propostos; 
  • dificuldade para avaliar a equipe como um grupo. 

Como adotar a APO no seu negócio?

Após conferir que a avaliação por objetivos pode trazer muitos ganhos para a sua empresa, você ficou com vontade de adotar essa metodologia? Então, siga conosco e confira algumas dicas que trouxemos a seguir!

1. Determine os objetivos

O primeiro passo para adotar a APO é definir com cuidado os objetivos da companhia. Tanto os macros quanto os individuais.

Lembre-se: a definição de objetivos deve ser um trabalho em conjunto. Logo, envolve colaboradores de diversos setores para decidir o que é mais importante para a empresa alcançar no momento. 

A nossa dica é usar a metodologia SMART. Ela visa criar objetivos que sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com um prazo para serem atingidos. Para aprender a usá-la, confira nosso artigo sobre o tema!

2. Estimule o engajamento

Não basta ter a participação dos colaboradores na criação dos objetivos. É preciso que eles também se envolvam na corrida para alcançá-los no dia a dia. Por isso, é vital estimular o engajamento da equipe

Para isso, você pode oferecer premiações para aqueles funcionários que baterem suas metas, como uma boa comissão de vendas, um almoço ou, em casos mais específicos, um passeio. 

3. Acompanhe o andamento do projeto

Nenhum projeto vai para frente se você não acompanhar todas as etapas dele de perto. Essa ação permite não apenas monitorar o desempenho dos responsáveis por cada tarefa, mas também identificar gargalos e pontos de melhoria. 

Assim, é possível fazer mudanças ainda durante o andamento do planejamento — como adotar um novo software ou estratégia —, caso perceba que uma atividade não se encaixou bem com o objetivo final da organização.

4. Dê feedbacks 

Sempre que acabar o período para conclusão das metas, se certifique de dar um feedback completo aos colaboradores. Aproveite o momento para analisar o que cada um fez de certo e o que precisa ser melhorado na próxima fase. 

>>>> Este artigo pode ser útil: avaliação de desempenho e feedback — faça com naturalidade

5. Invista em tecnologia

A última dica é investir em tecnologia para ajudar no seu planejamento de APO. Por exemplo, com um bom CRM de vendas é possível acompanhar a performance do time e ter acesso a relatórios essenciais para o monitoramento dos resultados e feedbacks. 

E não para por aí, já que essa ferramenta permite ainda:

  • criar e gerenciar o funil de vendas; 
  • gerar mais leads; 
  • acessar um calendário de atividades; 
  • criar lembretes; 
  • gravar e-mails e arquivos de áudio; 
  • e muito mais. 

Por isso, indicamos o CRM do Agendor, que conta com todas essas e muitas outras funcionalidades para ajudar você a adotar a metodologia de administração por resultados. Para começar, basta fazer o seu cadastro!