Para buscar um melhor desenvolvimento de seus negócios, é importante considerar um fator em específico: ter um mix de produtos e serviços adequado. Mas, para alcançar esse objetivo, é imprescindível ter um bom planejamento.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Um mix de produtos é, simplesmente, uma estratégia de vendas que utiliza o conceito de oferecer diversos produtos ou serviços em uma mesma empresa. 
  • Adotar essa estratégia é importante para o crescimento da empresa, ao permitir que a companhia expanda seu mercado, atinja mais clientes, seja mais competitiva e não dependa de um único produto para obter lucros. 
  • Antes de pensar em criar um mix de produtos e serviços, é fundamental conhecer a empresa, saber qual é o perfil do consumidor, pesquisar a situação do mercado e avaliar os resultados de vendas, para descobrir se a estratégia é assertiva. 
  • Para que a estratégia de oferecer um mix de produtos e serviços dê certo, é crucial saber como elaborar um processo de vendas e suas etapas. Por isso, baixe nosso e-book gratuito sobre o tema e fique preparado!

Afinal, apenas criar novas opções para o cliente e aprender na prática de tentativa e erro, não só é uma opção muito arriscada. É também uma decisão completamente equivocada e que, provavelmente, trará muitos prejuízos à empresa.

Por isso, é preciso se atentar a alguns detalhes e passos importantes antes de ampliar as opções de produtos ofertados em um negócio. E é justamente dicas de como contornar isso e ter sucesso nos negócios que trouxemos no artigo a seguir. Confira!

Primeiramente, o que é mix de produtos e serviços?

Para o marketing, um mix de produtos e serviços é um conceito utilizado para indicar a variedade ofertada por uma empresa ao mercado. Ou seja, a diversidade de produtos ou serviços que serão vendidos aos clientes.

Nesse sentido, possuir um bom mix de produtos amplo e bem segmentado para diferentes perfis de clientes é um objetivo de praticamente todas as empresas. É uma vantagem comercial. 

Isso porque essa estratégia proporciona uma maior abrangência no mercado, fazendo com que as companhias atinjam diversos segmentos e setores.

Uma excelente maneira de divulgar seu mix de produtos ou serviços é com o uso da internet, confira em nosso blog: como um catálogo de produtos online pode aumentar suas vendas?

Qual a importância do mix de produtos e serviços?

Essa estratégia de inovação da linha de produtos e serviços está entre as mais importantes adotadas pelas empresas. Normalmente, as organizações buscam oferecer uma variedade crescente de produtos ou serviços ao mercado.

Mas por quê? Para ficar claro, confira alguns benefícios de oferecer um mix de produtos e serviços aos clientes abaixo!

Oportunidade de expandir o mercado

Vendendo produtos variados, há maior oportunidade de alcançar diferentes setores e segmentos, expandindo o alcance de sua marca. Isso acontece porque a companhia atinge clientes que, originalmente, poderiam nem estar na sua lista de consumidores ideais. 

Maior chance de conseguir clientes 

Com maior variedade de produtos ou serviços, as chances de conseguir mais clientes aumentam, pois mais necessidades e problemas podem ser resolvidos com as ofertas da empresa.

Mais competitividade

Atualmente, há uma forte tendência de atingir cada vez mais segmentos através da variedade de produtos. 

Assim, adotar um mix de produtos e serviços é uma forma de se adaptar ao mercado, e, consequentemente, ganhar maior competitividade diante de concorrentes. Por isso, lance novos produtos ou serviços antes que os demais players o façam!

Menor dependência de um só produto ou serviço

Ter uma variedade de produtos ou serviços causa menor dependência de um único produto, diminuindo riscos. Assim, caso ocorra prejuízo na venda de um deles, esse valor pode ser dissolvido com os lucros obtidos através de outros produtos da companhia. 

Como definir um mix de produtos ou serviços ideal?

Agora que você já sabe o que é mix de produtos, chegou o momento de aprender como definir o mix de vendas ideal para a sua empresa. Aqui, é crucial se atentar aos pontos que trouxemos a seguir, para garantir o sucesso da estratégia, viu? 

1. Conheça seu negócio

O primeiro passo antes de definir essa opção é conhecer profundamente a situação e características de sua empresa. Afinal, não adianta optar por expandir os produtos oferecidos se não há capacidade de produção ou qualquer familiaridade com a atividade.

Por isso, tente responder questões, como estas que trouxemos abaixo!

  • Qual o tipo de produtos ou serviços oferecidos pela empresa?
  • Qual o ramo atual de atividade da empresa?
  • Qual a região de atuação atual?
  • Qual o tamanho da empresa?
  • Será financeiramente viável investir no desenvolvimento de outro produto?

Além disso, procure investigar o histórico de vendas da empresa. Assim, você pode apontar quais os produtos que mais venderam no passado, a margem de lucro gerado por eles e quais têm menor custo de produção, por exemplo.

Esses aprendizados, se devidamente arquivados em um sistema de informações — como o CRM, por exemplo — ajudam a desenvolver os produtos e serviços mais adequados para seu público-alvo, que é o nosso próximo tópico. 

2. Entenda seu público-alvo

Além de conhecer a própria empresa, é preciso entender o que se deseja vender e, principalmente, para quem. Para isso, responda questionamentos como os que trouxemos abaixo.

  • Será que o cliente realmente precisará desse produto ou serviço novo?
  • Ele pagará o preço planejado?
  • O diferencial do produto é suficiente para agradar ao mercado?

Uma dica é fazer uma boa pesquisa de mercado para conhecer melhor seu público, além de estudar todos os dados do seu sistema de CRM. Com essas informações em mãos:

  • trace o perfil do mercado e do público-alvo;
  • defina a sazonalidade do produto ou serviço;
  • descubra qual é a região ideal para iniciar as vendas. 

Saber quais são os tipos de clientes, pode ajudar a entender melhor o seu público-alvo. Veja quais são os principais neste infográfico:

Os 6 tipos de clientes e o que esperar de cada um

3. Observe o mercado

É imprescindível conhecer o mercado em que deseja atuar e quais serão os concorrentes. Para isso, é preciso analisar os produtos já oferecidos e as estratégias utilizadas para traçar os melhores caminhos para conseguir competir e, preferencialmente, superar a concorrência. 

Uma dica é usar a análise das 5 forças competitivas de Porter para estudar o mercado e obter resultados mais precisos. 

4. Faça avaliações periódicas

Após chegar a uma conclusão ao concluir as etapas anteriores, é o momento de colocar em prática as estratégias estabelecidas. É essencial realizar avaliações frequentes e acompanhar periodicamente os resultados da empresa, por meio de KPIs.

Esse monitoramento dos indicadores auxiliará a compreender o andamento do negócio, além de possibilitar compreender o que deve ser mantido e o que precisa de mudança para melhorar a produtividade da empresa.

Para aprender mais, confira na imagem alguns dos KPIs mais importantes para vendas internas:

5 KPIs de Inside Sales

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Exemplos de mix de produtos e serviços para você se inspirar

É preciso pensar que bons exemplos de mix de produtos ou serviços estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, mesmo quando elas não se dão conta. 

Gigantes como a Unilever, que oferece desde alimentos a produtos de higiene pessoal, por exemplo, são um caso recorrente nas relações entre empresas e consumidores finais.

E no caso do B2B, não é muito diferente. Aumentar a gama de produtos acaba sendo uma opção também cada vez mais adotada por empresas que vendem para outras.

Uma empresa que oferece serviços de telecomunicações e se expande vendendo pacotes de dados e hospedagem em servidores seguros para outras companhias é um excelente exemplo de mix de produtos e serviços ampliado.

Ou ainda um SaaS que oferece softwares de gestão financeira especializada em pequenos negócios e cria opções para médias e grandes empresas. Ambos contam como exemplo de mix de produtos renovados.

Alguns outros casos muito famosos são o da Apple, que detém produtos de telefonia, computadores e até venda e aluguel de filmes e músicas online. 

Ou ainda o Google, que além de ser o líder em sites de busca, tem diversos outros serviços, desde armazenamento de arquivos e ferramentas de análises de resultados de marketing para empresas.

Saiba que o céu é o limite

Por fim, é importante ressaltar que o mix de produtos e serviços não se limita a grandes corporações. Atualmente, cada vez mais empresas de pequeno e médio porte buscam expandir suas opções de vendas e atingir cada vez mais clientes.

Afinal, em um mundo cada vez mais competitivo, possuir diferenciais variados e sustentáveis é o objetivo de muitas empresas no ambiente corporativo.

Independente do tamanho e dos setores escolhidos para atuar, o importante é realmente estudar seu negócio, seu público e o mercado para tomar a decisão mais acertada sobre aumentar ou não a gama de produtos oferecidos por uma empresa.

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