Com o funil de marketing você acelera as vendas e vê a rentabilidade da sua empresa subir

O funil de marketing é uma forma bastante prática de visualizar a jornada de compra do cliente e entender como ele se relaciona com a sua marca até o momento da conversão.

É a oportunidade de você gerar valor para um público amplo, direcionando-o de maneira natural para os seus produtos e serviços.

Você sabe medir os resultados do seu funil de marketing?

Muitas empresas ainda se perdem no momento de mensurar resultados do funil de vendas do marketing. Por isso, neste post vamos te mostrar o “caminho das pedras”. Veja a seguir:

funil de marketing

Como mensurar resultados no funil de vendas do marketing

Saiba mais: Turbine a gestão da força de vendas e marketing com estas dicas

Os três estágios do funil de vendas do marketing

Como você sabe, o funil de vendas do marketing possui três estágios principais: topo, meio e fundo de funil, cada qual com suas próprias características.

  • No topo do funil de marketing você tem uma audiência enorme, ou seja, seu público-alvo.
  • No meio do funil você tem leads em constante interação com a sua marca, buscando informações sobre como resolver um problema ou necessidade.
  • Já no fundo de funil de marketing você tem leads qualificados, prontos para a conversão.

E como mensurar resultados nestes três estágios do funil de vendas?

Veja também: Como gerar leads para vendas com o marketing?

1- Topo de funil de marketing

Como você está focado em atrair a atenção de diversos perfis de pessoas e convertê-las em leads, seus indicadores de performance também são mais amplos ou genéricos.

Sendo assim, no topo de funil você deve analisar o número de visitas únicas ao site, blog ou landing page da sua empresa, assim como o número de compartilhamentos de conteúdo, as páginas mais acessadas, o número de assinaturas e a taxa de retorno de visitantes.

Esses números revelam a você que tipo de estratégia é mais eficaz na atração e conversão de leads, onde você pode melhorar e quais canais são mais efetivos nesse processo.

2- Meio de funil de marketing

No meio de funil a quantidade de pessoas em contato com a sua marca diminui, mas você sabe que quem está nesse estágio possui algum interesse real no que você está oferecendo. Neste caso, a nutrição de leads é a chave para uma boa performance.

Por isso, você deve mensurar a taxa de conversão de leads, a origem do tráfego desses leads, quais são os conteúdos que convertem mais e o custo de aquisição de cada lead.

Ao mensurar resultados no meio do funil de vendas você identifica quais canais convertem mais, quais conteúdos contribuem mais para os resultados de negócio, quais são as principais dúvidas e problemas dos seus clientes e como acelerar o seu ciclo de vendas através dos conteúdos certos.

Confira: 5 ações de marketing para alavancar as vendas

3- Fundo de funil de marketing

Com leads qualificados você já pode passar a bola para a equipe de vendas fazer o primeiro contato, mas ainda é preciso mensurar alguns resultados para ter a certeza de que esses leads renderão bons clientes.

A qualidade desses leads, ou seja, sua afinidade com a persona do negócio; o custo de aquisição de clientes; a taxa de retorno sobre o investimento e o lifetime value são algumas das métricas que você deve definir para mensurar resultados da sua estratégia de inbound sales e verificar se está tendo êxito nos objetivos traçados no seu planejamento estratégico e como se reflete no funil de marketing.

Agora que você já sabe como mensurar resultados no seu funil de vendas do marketing, que tal conferir também o nosso post “Como alinhar a sua abordagem de vendas com a estratégia de inbound marketing”?

E se quiser mergulhar mais a fundo no assunto, baixe nosso e-book gratuito: O Funil de Vendas na Prática