Um dos grandes desafios das pessoas que buscam ter sucesso em um negócio EAD é descobrir a melhor maneira de como vender cursos online. Afinal, esse tipo de venda pode ser uma das grandes objeções de empresas desse segmento e pode impedi-las de crescer no mercado, caso não seja trabalhada da forma correta.

Principais aprendizados deste artigo: 

  • Uma das maneiras mais eficientes para vender cursos online é investir em propaganda para prospectar novos clientes.
  • As redes sociais são ferramentas poderosas para vender cursos na internet e oferecem uma oportunidade imperdível de marketing digital com baixo custo. 
  • Também é importante que a experiência do cliente seja personalizada, gere identificação e seja completa, para que ele se interesse pelo material oferecido. 
  • Está com dificuldades de bater as metas? Baixe a nossa apresentação 8 dicas de como vender mais e bater suas metas e confira mais dicas que podem te ajudar a vender cursos online. Confira também o nosso sistema de CRM e automatize todo o seu processo de vendas.

É importante sempre estar atento para fazer com que todo o processo de venda de cursos online seja eficiente e faça com que você adquira mais clientes e aumente seus lucros.

Mas, afinal, como vender cursos pela internet? 

A boa notícia é que o Edools, em parceria com o Agendor, criou um e-Book gratuito que pode te ajudar: guia como aumentar as vendas do seu EAD

Além do mais, no artigo a seguir trouxemos algumas dicas para te ajudar a aprender como vender cursos na internet de maneira objetiva, organizada e dinâmica. Confira!

Afinal, como vender cursos online?

Aprender como vender cursos online é uma questão vital para quem atua no ramo do EAD. E esse é um processo que precisa de atenção, já que é preciso saber trabalhar pontos importantes, que no final, podem representar o sucesso ou o fracasso das vendas.

Dito isso, confira abaixo algumas dicas para vender cursos online com sucesso e bater as suas metas.

1. Tenha uma divulgação eficiente 

Você já deve ter ouvido a frase “a propaganda é a alma do negócio”, não é mesmo? O que podemos falar é que ela pode até não ser a alma, mas continua sendo um recurso de extrema importância no mundo das vendas.

Isso acontece porque, com uma divulgação bem estruturada, é possível criar formas diferentes para que os seus alunos em potencial encontrem e se matriculem ou comprem o seu curso online.

Mas por quais meios fazer isso? Bem, hoje em dia, com a internet, você tem ao seu dispor inúmeras plataformas e redes sociais nas quais pode fazer propaganda gratuitamente e atingir potenciais clientes. 

Por isso, use e abuse desses recursos. Afinal, de que outra maneira você conseguiria divulgar o seu material para uma pessoa que mora em outro país? 

Justamente por isso, existem diversas maneiras de você trabalhar a sua divulgação para vender cursos online. Algumas das melhores plataformas para criar uma ampla rede de divulgação são: 

Youtube 

O Youtube é uma plataforma muito válida para quem deseja vender cursos online. Nele, você pode publicar desde vídeos promocionais, aulas grátis e até mesmo fazer workshops gratuitos para chamar atenção para o seu material pago.

O melhor é que é uma divulgação grátis e relativamente fácil de fazer. O ideal é apenas que você utilize as tags certas, para que seu vídeo chegue diretamente aos potenciais clientes.

>>>> Veja também: 7 dicas de como vender pelo YouTube

Blog 

Os blogs também podem ser utilizados para vender cursos onlines. Você pode, por exemplo, escrever posts ou artigos, mostrando aos seus alunos em potencial uma pequena parte do que eles poderão ver nos seus cursos. 

Se aprofunde mais no assunto:

E-mail marketing

O e-mail é outra ótima ferramenta na lista de como vender cursos online. Com ele, você pode enviar mensagens segmentadas para conquistar o seu público-alvo e despertar o interesse dele no seu material. Também é possível divulgar promoções, futuros lançamentos e utilizar diversas técnicas de venda.

Para mais dicas, recomendamos a leitura:

Redes sociais 

Redes sociais, como o Instagram e o Facebook, contam com um sistema de anúncios pagos. Ou seja, você paga um valor para que a propaganda do seu curso seja exibida para pessoas que fazem parte do público-alvo que você delimitou. 

Elas ainda dão a oportunidade única de fazer marketing orgânico. Para isso, invista em reels ou stories, falando ou dando um gostinho sobre o que as pessoas podem ver no seu curso online. 

As redes também possibilitam o contato com influenciadores digitais, que podem indicar o seu material para os seguidores deles. Essa forma de propaganda, inclusive, ajuda a dar ainda mais valor para a sua empresa, pois transmite mais confiança. 

Para você ter uma noção, um levantamento feito pela plataforma Cupom Válido mostrou que mais de 43% dos brasileiros já compraram algo por causa de um influenciador. Ou seja, vale muito a pena investir nelas.

Vale destacar que o ideal é que todos esses canais sejam trabalhados de forma integrada, de maneira que todos se mostrem relevantes para conquistar o seu objetivo: vender cursos online e fidelizar mais clientes.

2. Invista em personalização 

Outro ponto importante para quem quer saber como vender cursos online, diz respeito a personalização da sua plataforma EAD. O ideal é que ela ofereça uma experiência que gere identificação do aluno com o seu material. 

Deste modo, ele poderá escolher entre uma lista de cursos distintos, por aquele que oferece um design personalizado para as suas necessidades no momento. Ou seja, que ele se identifique como sendo o mais relevante, completo e atrativo. 

Você pode, por exemplo, elaborar diversas jornadas de conhecimento com diversos cursos relacionados. 

3. Não esqueça de ter um E-commerce para vender os cursos online 

Por fim, para vender cursos online é importante ter uma página destinada a e-commerce, que seja otimizada e bem estruturada para vendas.

Além disso, invista diversos tipos de integrações que são eficazes e de suma importância para a boa experiência do aluno, e isso faz a diferença na hora da contratação.

No artigo Como criar uma Landing Page de sucesso para vender cursos online, damos um passo a passo com todas as informações relevantes para você criar uma página para vender cursos online otimizada e com foco em conversões de alunos.

O Edools possui uma plataforma para gerenciar, hospedar e comercializar cursos online de forma prática e intuitiva, além de contar com o sistema de personalização mais completo do mercado.

Trabalhar com uma plataforma de ensino a distância robusta e completa ajuda muito no processo de vender cursos online e conseguir mais clientes.

Sobre o autor: Bruno Mendonça é, atualmente, responsável pelo marketing e comunicação do Edools, uma plataforma EAD. Ele já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. Bruno é publicitário formado pela ESPM-RJ e possui um MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet. 

E aí, ficou claro para você como vender cursos EAD? Fique à vontade para fazer perguntas para a gente nos comentários!