O e-mail marketing é uma estratégia que as empresas podem – e devem – utilizar para entrar em contato com seus públicos específicos. Afinal, o e-mail marketing fortalece o relacionamento com leads e clientes.

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Uma pesquisa realizada pela Campaign Monitor revelou que 89% dos profissionais consideram a utilização de e-mail marketing uma estratégia válida, principalmente para conversão. Ao olharmos para as empresas B2B, os números são semelhantes: 83% das empresas B2B usam newsletter como parte de sua estratégia de conteúdo, de acordo com a Imagination.

Ficou interessado em entender mais sobre estratégias de e-mail marketing? Siga a leitura e entenda quais benefícios sua empresa pode ganhar, como criar sua própria estratégia e dicas para destacar seu e-mail dos enviados pelos concorrentes!

Benefícios das estratégias de e-mail marketing

Uma estratégia de e-mail marketing bem estruturada pode aumentar as vendas, aproximar o consumidor da marca, ajudar na fidelidade, além de ter baixo custo comparado à quantidade de público alcançado em outros meios. Veja abaixo mais alguns benefícios de uma estratégia de e-mail marketing:

  • Aumento do tráfego para o site;
  • Reforço do posicionamento da marca;
  • Conteúdos em diversos formatos, de texto a vídeos;
  • Envio de mensagens personalizadas e segmentadas;
  • Conteúdo que chega direto para o público, sem interferência de algoritmo de redes sociais;
  • Dados para mensurar os resultados; 
  • Acompanhamento do desempenho da campanha em tempo real. 

Como fazer uma estratégia de e-mail marketing?

Pensar em estratégias de e-mail marketing significa se preparar com antecedência pois o trabalho começa bem antes do momento de enviar o e-mail. Entenda a seguir como fazer uma estratégia de e-mail marketing. 

1. Tenha sua base de e-mails

Saber como obter uma lista de destinatários é o primeiro passo, e aqui já vai uma dica: fuja de compra de listas! O envio de conteúdo para quem não aceitou receber e-mail marketing vai contra a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e, ainda por cima, traz baixos resultados. 

Por isso, invista na produção de materiais que possibilitem a utilização de formulários para captar esses dados, com publicações de blog, redes sociais e, principalmente, landing pages.

2. Defina qual será o E-mail Service Provider 

Existem diversas ferramentas de disparo de e-mail, tanto em versão gratuita quanto paga. Leve em consideração as funcionalidades disponíveis, como segmentação de listas, personalização de texto, análise das métricas em tempo real, testes A/B e todas as informações relevantes para sua marca.

Além desses pontos, também pesquise sobre a reputação da empresa que oferecerá os serviços e se há suporte para dúvidas. Esses podem ser os diferenciais para sua decisão.

3. Foque em oferecer o melhor conteúdo 

O conteúdo da mensagem é extremamente importante para tornar o e-mail relevante e fortalecer o relacionamento com os destinatários. Para elaborar uma boa estratégia de e-mail marketing, conheça seu público, quais as preferências e a linguagem mais adequada. 

Além disso, também é importante avaliar qual tipo de e-mail marketing será utilizado em cada envio, como newsletter, promocional, sazonal, entre outros.

Veja também essas dicas:

4. Invista no design das peças

O visual do conteúdo deve seguir a identidade visual da marca, já que a padronização ajuda a fortalecer sua imagem, assim como ter uma apresentação atrativa. 

Busque escrever frases curtas para não cansar a leitura e utilize imagens que chamem a atenção do público. Além disso, estude o poder das cores: às vezes apenas a mudança de uma cor é capaz de melhorar o resultado.

5. Faça a segmentação do público

Esse ponto ajuda a melhorar a satisfação dos clientes, assim como a gestão da verba. Segmentar o público significa entender o perfil dos destinatários e quais as suas preferências. Por exemplo, se sua empresa vende um serviço específico e um cliente já o adquiriu, não faz sentido lhe enviar uma oferta sobre o mesmo serviço, concorda?

O mesmo vale ao enviar e-mail marketing voltado para um determinado cargo se não houver atualização da atual posição do lead. Quem sabe o coordenador captado há um tempo ocupa o cargo de gerente atualmente? Por isso, avalie quais dados são relevantes e busque atualizá-los constantemente.

É essencial contar com um sistema de CRM integrado à sua plataforma de e-mail marketing para garantir a atualização dos dados de clientes. Saiba mais sobre essa ferramenta: 

6. Esteja disposto a testar e a analisar resultados

Estude o melhor horário de envio, assim como a melhor frequência. O ideal é encontrar o equilíbrio na quantidade, nem muito a ponto de gerar diversos descadastros, nem pouco a ponto de perder oportunidades. 

Nesta fase, reúna todas as métricas e verifique quais mudanças geraram os resultados esperados. Apenas testando diferentes estratégias e avaliando resultados você entenderá o que funciona melhor para seu público.

4 dicas de e-mail marketing para criar seu conteúdo

Agora que você já viu como fazer estratégias de e-mail marketing de modo geral, descubra abaixo como elaborar o conteúdo das suas peças de e-mail de modo estratégico.

Entenda os interesses do seu público

Essa é uma das dicas de e-mail marketing mais valiosas, afinal, conhecer os assuntos de interesse de cada lead é essencial ao pensar em estratégias de e-mail marketing. Enviar apenas o catálogo com todos seus produtos e valores pode não ser o melhor caminho. Invista em produtos que sejam de interesse dos leads.

Personalize seus e-mails

Utilizar variáveis, como o nome do lead, o assunto de interesse dele, entre outras informações, faz com que haja maior abertura. E-mails de conteúdo geral, sem personalização, tendem a ser mais ignorados.

Entregue conteúdo relevante

Investir em produção de conteúdo, com dicas sobre o segmento, e-books exclusivos, workshops, entre outros, faz com que o lead tenha mais interesse em abrir seus e-mails. Consequentemente, há mais chance disso se tornar um hábito e ao receber um e-mail de produto ou serviço ele também poderá ser aberto.

Tenha sempre um CTA

É importante que todo e-mail tenha um Call to Action para direcionar o público ao objetivo da peça. A próxima ação do lead pode ser conhecer o catálogo de produtos ou serviços oferecidos, direcionar a uma landing page, baixar materiais gratuitos, entre tantos outros. 

Invista em botões de destaque para chamar atenção e estude a melhor posição, de preferência na primeira metade do e-mail, para facilitar a visualização. Utilizar um gatilho mental provocando senso de urgência como “acesse agora” também é uma boa prática.

Estratégias de e-mail marketing: não existe fórmula mágica

Como você pôde perceber, as estratégias de e-mail marketing envolvem diversas variáveis e não há uma solução mágica, é preciso avaliar a realidade da empresa, assim como os objetivos a serem atingidos. 

Para saber mais sobre como elaborar o conteúdo de e-mail marketing, leia nosso artigo com dicas para criar um e-mail comercial perfeito!

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