Com o Inbound Sales é possível aumentar as vendas e cativar os clientes em vez de afastá-los como os métodos tradicionais

Antes de começar a ler esse artigo, pedimos que você, por um breve momento, desligue o “modo vendedor” e ative o “modo consumidor”.

Dessa forma vai ser mais fácil de entender o que é inbound sales.

Agora, siga em frente e nos responda:

Você já sentiu algum incômodo ao ser interrompido durante uma tarefa — seja no trabalho ou no lazer — para ser abordado por empresas vendendo seus produtos e serviços?

Ainda que você seja uma pessoa paciente e cordial, é bem provável que a resposta seja “sim”.

Caso a nossa previsão esteja correta, então você já conhece a essência do Inbound Sales.

Mas, caso você não saiba o que é inbound sales, aqui vai uma prévia:

É justamente o contrário da abordagem direta de vendas que tanto perturba os consumidores.

Então reative o “modo vendedor”, descubra mais sobre o significado de inbound marketing sales e como essa estratégia pode ajudar no crescimento das suas vendas.

O que é Inbound Sales e porque ele pode ajudar no crescimento das suas vendas
O que é Inbound Sales e porque ele pode ajudar no crescimento das suas vendas

O que é inbound sales e como ele ajuda seu negócio

O que é inbound sales, afinal?

O significado de Inbound Sales nada mais é do que ações que buscam fazer com que uma empresa seja encontrada de forma mais natural pelos consumidores que desejam seus produtos e serviços.

O Inbound Sales usa, para isso, blogs, podcasts, vídeos, e-books, e-mail marketing, redes sociais e outras estratégias de marketing de conteúdo e de marketing digital.

Elas são bem diferentes das iniciativas de marketing e vendas tradicionais.

Nelas, as marcas correm atrás de seus clientes por meio de cold calling, publicidade em jornais, revistas e TV, e-mail marketing “estilo spam”, entre outras.

Para alcançar os objetivos a que se propõe, o Inbound Marketing Sales busca reunir conhecimentos do universo digital, processos e tecnologias para alinhar as etapas de vendas e marketing com o ciclo de compra habitual dos consumidores, tornando as abordagens dos vendedores muito mais eficientes.

Veja também: As principais formas de captar clientes: Inbound X Outbound Marketing

Capturando e nutrindo inbound leads

A essência da estratégia de Inbound Sales reside em descobrir o que fazer com os leads.

Ou seja: os potenciais clientes que ela atraiu por meio de sua estratégia de marketing digital.

Ao trazer um novo visitante ou seguidor para seu website, blog ou redes sociais, a empresa deve acionar imediatamente a equipe de vendas interna para fazer o primeiro contato.

Em alguns casos, o novo lead já terá amplo conhecimento sobre a proposta de valor, facilitando o fechamento do negócio.

Em outros, ainda será necessário encaminhar o lead para a equipe de marketing, que irá aprimorar o relacionamento enviando mais informações sobre o produto ou serviço até que o cliente se sinta mais preparado para a compra.

Ajudando seu negócio

Uma só estatística já seria o bastante para perceber como o Inbound Marketing Sales pode ajudar no crescimento das suas vendas: de acordo com uma pesquisa do grupo Aberdeen, mais de 60% dos profissionais que não usam essa estratégia falham ao atingir suas metas.

Mas podemos destacar aqui mais uma vantagem do Inbound Sales: o aumento da produtividade da equipe de vendas, que não precisa se deslocar em campo para encontrar novos prospects.

Outro benefício é a ampliação do alcance das campanhas, pois, por meio da internet, sua empresa pode atrair consumidores em praticamente qualquer canto do planeta.

Entretanto, em meio a tantas vantagens, não pense que estamos tentando eliminar a equipe de vendas no campo.

Independente do segmento de atuação, as estratégias matadoras de vendas costumam reunir um mix de iniciativas que conseguem atingir diferentes perfis de cliente na hora e no local certos, exigindo que a sua empresa identifique aquelas que mais se adéquam à sua realidade.

Se você quer ter cada vez mais sucesso no seu negócio, não deixe de usar a tecnologia e as estratégias de inbound marketing sales a seu favor!

Confira em nosso blog: Entenda o que é Inbound Marketing e Sales e conheça 4 estratégias que funcionam

10 erros que vão fazer suas vendas inbound naufragar

Agora que o inbound e o que significa já são conceitos que você domina, evite cometer erros em sua estratégia de captação de inbound leads!

Para ajudá-lo a mapear tais erros e salvar sua estratégia do naufrágio, em parceria com o pessoal da Clint.digital e do Marketing de Conteúdo, elaboramos um infográfico.

Ele mostra os 10 erros comuns de Inbound Marketing e Vendas que podem ser fatais para sua estratégia de Inbound.

CLINT_CTA_Infografico

Baixe agora o infográfico “10 erros que vão fazer sua estratégia de Inbound naufragar”.

Entenda o que você pode estar fazendo de errado em vendas inbound programe-se para não cometer mais falhas!

Aproveitando, nós recomendamos também mais materiais que podem ser bastante úteis para impulsionar os resultados de seu negócio.

Boa leitura!

  • Guia: como ser mais produtivo e eficiente nas vendas – aprenda por que é importante o relacionamento na experiência de compra do cliente, qual é o papel do processo de vendas no relacionamento com o cliente e como obter sucesso nas vendas com um sistema de CRM.
  • eBook Gratuito: O Funil de Vendas na Prática – entenda o que é e para que serve o funil de vendas, como estruturar o funil de vendas da sua empresa e conduzir o cliente pelas fases da venda e ainda saiba como aperfeiçoar seu funil de vendas para otimizar o desempenho.
  • Guia: como elaborar e implementar o processo de vendas – veja como o processo de venda pode influenciar no desempenho de sua equipe comercial, qual é o papel do gerente no processo de vendas e como medir a eficiência do seu processo de vendas.