O iPad pode se tornar uma ferramenta criativa e diferenciada para as vendas, veja como…

Agora você não precisará mais ficar com peso na consciência ao comprar o tão desejado tablet que há tempos estava namorando.

Estamos vivendo uma era dos dispositivos móveis. Diariamente várias pessoas adquirem um aparelho, seja ele um smartphone ou tablet, iOS, Android ou Blackberry.

É difícil resistir a tentação de ter um, porém, é importante comprar com a razão (e não com a emoção). Sendo assim, aqui vão alguns motivos para você realizar uma aquisição racional. Afinal, seu novo tablet pode ser usado para vendas e causar boa impressão em seus clientes!

Apesar do iPad ser o tablet mais popular hoje em dia, as ideias apresentadas aqui podem ser usadas também em tablets Android.

1. Catálogo de produtos

Sua empresa oferece produtos? Então que tal apresentá-los através da tela de um tablet? Algumas empresas estão desenvolvendo aplicativos para esse propósito, como a Fluid Objects. Imagine sua força de vendas visitando clientes e apresentando seus produtos com esses catálogos dinâmicos.

2. Anotações

Na hora em que itens importantes estão sendo discutidas em reuniões, ao invés das típicas agendas e cadernos de anotação, um app para anotações pode resolver o problema.

No começo, o teclado touchscreen pode apresentar mais dificuldades na digitação em comparação com um teclados tradicionais. Mas após um tempo, você acaba se familiarizando e a coisa flui naturalmente.

Além de ser mais prático carregar um único tablet do tamanho de uma agenda, ao invés de um notebok, a grande facilidade está no envio das anotações por email e backup nas nuvens.

3. Softwares para gestão de vendas

Para facilitar as vendas, sua equipe pode utilizar softwares que funcionam em tablets e registrar as anotações importantes no próprio aplicativo. Se o tablet tiver 3G, melhor ainda, pois os gestores terão a informação das reuniões em tempo real, com a ferramenta conectada à internet.

4. Edição de documentos

Alguns aplicativos permitem a criação e edição de documentos no próprio tablet. São muito úteis para a elaboração de propostas comerciais ou a alteração de algum contrato, quando você ou sua equipe de vendas estiverem fora do escritório.

Um desses aplicativos é o Documents To Go, um dos mais bem avaliados aplicativos para o iPad, que está disponível também em uma versão para Android.

Outra possibilidade é utilizar o Google Docs, que é FREE! Achei o editor de texto um pouco precário, porém, pode ser de grande utilidade para realizar pequenas modificações nos documentos.

5. Apresentações

A apresentação de um case, um novo produto, ou uma nova ideia, precisa causar impacto. Para isso, há uma ferramenta espetacular para criação de zooming presentations: o Prezi.

São apresentações com recursos de zoom e navegação, como se os objetos, imagens e palavras estivessem em um painel. A proposta inovadora é diferente dos slides. Vale a pena dar uma conferida em uma delas (que é o vídeo institucional):

Infelizmente, eles criaram o aplicativo de visualização, Prezi Viewer, somente para o iPad. Pesquisei um pouco nos fóruns do Prezi e percebi que eles não divulgam se irão desenvolver um app para o Android. Porém, não negam a possibilidade! Quem sabe em breve…

O que você achou dessa ideia? Conhece alguma outra forma inovadora de usar a tecnologia para as vendas?