Você costuma oferecer treinamento pós-venda para sua equipe comercial?

Treinar os colaboradores é uma prática essencial para nivelar habilidades e conhecimentos e mantê-los atualizados e devidamente orientados sobre como melhorar a performance no dia a dia.

O Guia para gestão eficiente da equipe de vendas

Como ser um grande gestor e líder para sua equipe de vendas

No caso do pós-vendas, o treinamento é importante para que os vendedores possam dominar as melhores estratégias que vão ajudar a satisfazer e fidelizar os clientes da empresa.

E como você já deve saber, clientes fidelizados não só representam uma fonte de receita recorrente, como também trazem novas oportunidades de negócio.

Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo com 5 dicas essenciais de como treinar equipe de vendas para o pós-vendas:

  1. Identifique e analise as verdadeiras necessidades da equipe de vendas
  2. Monte um planejamento para treinar a equipe no pós-vendas
  3. Estabeleça as metas para o treinamento pós-venda
  4. Monitore e avalie os resultados durante o treinamento
  5. Faça uso de mentoria

Continue a leitura e saiba que boas práticas implementar para alavancar os resultados do seu time comercial.

Leia também: Escolha e saiba montar o treinamento de vendas para sua equipe em 10 passos

Confira esta apresentação de slides com os 10 passos:

Treinamento pós-venda: 5 dicas de como treinar equipe de vendas

O treinamento pós-venda é indispensável para melhorar a retenção e a fidelização de clientes, padronizar determinados processos e metodologias e adquirir vantagem competitiva para a sua empresa.

Veja a seguir que dicas colocar em prática para oferecer um treinamento de qualidade para a sua equipe de pós-venda.

1. Identifique e analise as verdadeiras necessidades da equipe de vendas

Sim, o treinamento é com foco no pós-vendas. Mas que aspectos específicos dessa etapa do processo comercial você considera mais urgentes para serem passados no treinamento?

Nesta dica, é importante que você identifique e analise os pontos do pós-venda que precisam ser melhorados e que merecem ser tratados com prioridade.

Pode ser, por exemplo, que a sua equipe comercial precise aprender a manusear melhor o software de Customer Relationship Management (CRM); ou então melhorar a maneira com a qual os clientes são abordados após concluírem uma compra; ou até mesmo motivar mais os vendedores.

Ao seguir essa nossa dica, ficará bem mais fácil estruturar o plano que vai orientar as ações do treinamento.

Leia mais: 5 tipos de treinamentos para vendas e 3 dicas essenciais de como implementá-los

2. Monte um planejamento para treinar a equipe no pós-vendas

Após identificar os tópicos que mais merecem ser abordados no treinamento pós-venda, é necessário redigir um planejamento.

É importante que esse plano contenha:

  • as temáticas que serão ensinadas;
  • as atividades que serão passadas;
  • a metodologia de ensino (presencial ou online, por exemplo);
  • o cronograma para realização do treinamento;
  • o orçamento disponível;
  • a quantidade de colaboradores que deverão participar;
  • a maneira com que o desempenho será avaliado;
  • o responsável por coordenar o treinamento.

É necessário considerar também o perfil dos colaboradores que vão participar do treinamento na hora de elaborar o plano.

Veja também: Como fazer um pós-venda eficiente: mostre que vai continuar ajudando

3. Estabeleça as metas para o treinamento pós-venda

É imprescindível estabelecer as metas para o treinamento da sua equipe comercial. Elas se referem aos resultados que se pretende alcançar quando o treinamento for finalizado.

Você pode, por exemplo, ter como meta treinar todos os vendedores da empresa nos próximos 6 meses; ou então elevar a taxa de aproveitamento para mais de 90% ao final do programa.

Ter metas bem estabelecidas será muito útil para orientar os esforços e os métodos de quem estiver na coordenação do treinamento.

Este post vai ajudar você: Como mensurar resultados de treinamento de vendas e saber se foi efetivo?

4. Monitore e avalie os resultados durante o treinamento

Para que as metas sejam alcançadas, é necessário monitorar e avaliar o desempenho dos colaboradores durante o treinamento.

Realize testes teóricos e práticos para garantir que os participantes estão, de fato, absorvendo o conteúdo que está sendo ensinado.

Além disso, recolha o feedback dos colaboradores para saber o que eles estão achando do treinamento. Assim, eles poderão contribuir com sugestões que podem tornar o treinamento de pós-vendas mais eficiente.yo

5. Faça uso de mentoria

A tutoria é um excelente método para treinamentos de pós-vendas. Basicamente, a mentoria consiste na figura de um mentor mais experiente que vai orientar, na prática, o que o colaborador deve ou não fazer durante o pós-venda.

Primeiro, o vendedor observa o mentor trabalhando, lidando com clientes por telefone, fazendo visitas presenciais, manuseando o software de CRM etc.

Depois, o vendedor troca de lugar com o mentor, que dessa vez, fica ao lado do vendedor para esclarecer dúvidas e mostrar que pontos ele precisa melhorar.

Saiba mais: Como montar um treinamento de vendas: é preciso dar um show?

Por falar em profissionais mais experientes dando dicas, nosso canal no YouTube tem diversos deles para você mostrar aos seus vendedores durante treinamentos, veja este, por exemplo, do Thiago Concer:

Bom, essas foram as nossas 5 dicas de como treinar equipe sobre pós-vendas. Agora que você já sabe o que fazer, que tal colocar em prática?

Promova a capacitação dos seus colaboradores e atinja resultados cada vez melhores.

Com o auxílio de um software de CRM, você pode ajudar seus colaboradores a colocarem em prática tudo que foi explorado nos treinamentos, porque essa ferramenta mostra, na prática, como cada ação realizada se transforma em resultados para ele e para o negócio.

Envolva sua equipe no uso de um CRM, veja algumas dicas de como fazer isso neste vídeo:

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Aproveite e baixe alguns e-books que você poderá usar em sues treinamentos de vendas:

  1. Guia para Sucesso com CRM
  2. Como transformar o feedback dos clientes em vendas
  3. O passo a passo da fidelização