Você costuma oferecer treinamento para supervisor de vendas na sua empresa?

O supervisor de vendas é o profissional que, como o próprio nome sugere, supervisiona o trabalho de uma equipe comercial. Logo, ele é responsável por garantir que os vendedores alcancem resultados satisfatórios a atinjam sua melhor performance.

Porém, isso só é possível se o supervisor estiver devidamente capacitado para lidar com os desafios que envolvem esse importante cargo.

Além disso, as mudanças são frequentes no mundo das vendas, sendo preciso manter-se sempre atualizado sobre novas tendências, práticas e estratégias.

Tendo isso em vista, elaboramos aqui um conteúdo com 8 dicas essenciais de como fazer um treinamento para supervisores de vendas:

Convidamos você a continuar a leitura para descobrir também porque é importante treinar os profissionais que ocupam esse cargo na sua empresa.

Leia também: Escolha e saiba montar o treinamento de vendas para sua equipe em 10 passos

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Qual a importância do treinamento para supervisores de vendas?

O treinamento para supervisores de vendas é uma prática de extrema importância para as organizações. Isso porque esse profissional é quem vai conduzir o trabalho dos vendedores e garantir que eles apresentem um desempenho acima do esperado.

Com supervisores de vendas bem treinados, as equipes comerciais se tornam mais produtivas e conseguem atender melhor as expectativas dos clientes.

Além disso, o treinamento ajuda a nivelar os conhecimentos e é indispensável para manter esses profissionais atualizados sobre novidades do mercado, novas tecnologias, novos métodos e estratégias de vendas.

Veja mais: Como montar um treinamento de vendas: é preciso dar um show?

Quais tópicos abordar no treinamento de supervisor de vendas?

Na verdade, o supervisor de vendas deve ser treinado tanto nos tópicos habituais sobre os quais toda a equipe é capacitada, como técnicas de vendas, gestão do tempo, otimização de follow-up, contorno de objeções, negociação, técnicas de persuasão, PNL etc.. Mas, é claro, também em alguns tópicos especiais para sua função, como os abaixo:

  • Estilos de liderança;
  • Gestão de equipe,
  • Inteligência emocional,
  • Técnicas de motivação;
  • Como dar feedback;
  • Usando KPIs para acompanhamento de desempenho;
  • Gestão do funil de vendas;
  • Planejamento de vendas.

Entre outros, que podem variar de acordo com o perfil do negócio, o tamanho da equipe e as responsabilidades atribuídas à supervisão da área.

Cumprindo este programa de desenvolvimento, o supervisor de vendas estará preparado para treinar a equipe sobre as ações do dia a dia e, além disso, terá condições de adotar uma atitude líder junto ao time.

Leia mais: Treinamento para gerentes de vendas: conteúdos que não podem faltar e habilidades a serem desenvolvidas

Este infográfico pode ajudar o supervisor a gerenciar sua equipe:

segredos para gestão da força de vendas

8 dicas de como fazer treinamento para supervisor de vendas

Se você quer saber como promover um bom treinamento para supervisor de vendas, continue a leitura e confira nas próximas linhas 8 dicas fundamentais para usar na sua empresa.

1. Identifique as necessidades estratégicas do seu negócio

A primeira dica para elaboração de treinamento é identificar as necessidades da sua empresa do ponto de vista estratégico. Avalie também o desempenho histórico do time comercial e onde ele precisa melhorar.

A partir disso, será possível estabelecer prioridades e definir com mais precisão sobre o que treinar em um supervisor de vendas.

2. Verifique qual o orçamento disponível para o treinamento

Treinamento para supervisor de vendas exige investimento – de tempo e de dinheiro. Portanto, é necessário verificar de qual orçamento a empresa dispõe para treinar esses profissionais.

A elaboração de um plano orçamentário vai ajudar a determinar aspectos importantes, como o formato do treinamento, a sua duração e a contratação de terceiros para realizá-lo.

3. Estabeleça o cronograma para conclusão do treinamento

É necessário estabelecer em quanto tempo o treinamento dos supervisores de venda deverá ser concluído.

Com um cronograma em mãos, fica mais fácil distribuir as atividades e definir o conteúdo que será ensinado a esses profissionais.

É importante lembrar, também, que um treinamento não termina em si. É essencial que haja um plano de continuidade do aprendizado, para que os conhecimentos possam realmente ser colocados em prática.

4. Defina a quantidade de participantes do treinamento

Tenha bem definido qual o tamanho da equipe de supervisores que vai participar do treinamento.

Isso porque o número de participantes pode influenciar no custo do treinamento e no cronograma para sua conclusão.

Se sua empresa tem apenas um supervisor de vendas, muitas vezes com um cargo diferente, como um gerente de vendas, talvez seja o caso de aproveitar esse esforço para treinar toda equipe e separar aqueles tópicos especiais citados acima apenas para ele, em um programa individual.

5. Escolha o formato mais adequado para o treinamento

Nesta quinta dica, é importante definir também qual formato é o mais adequado para execução do treinamento.

Você pode escolher entre:

  • Presencial fora da empresa;
  • Presencial dentro da empresa;
  • À distância ao vivo;
  • À distância com aulas gravadas.

A escolha vai depender do cronograma e do orçamento disponível.

6. Estabeleça as metas para o treinamento

É importante estabelecer algumas metas para o treinamento de supervisores. Ou seja, defina os resultados que você deseja alcançar com esse treinamento.

É possível, por exemplo, ter como meta treinar todos os supervisores de vendas até o final do ano ou, então, estabelecer objetivos relacionados às habilidades e competências que serão treinadas. Neste caso, para um treinamento focado em gestão de tempo, os resultados medidos podem ser relacionados à produtividade da equipe.

7. Divulgue o treinamento internamente

Para ter uma boa adesão dos supervisores, é necessário fazer uma boa divulgação do treinamento, através da comunicação interna, mesmo que ele seja de caráter obrigatório.

Envie e-mails, apresente o programa em uma reunião, coloque avisos no mural, entre outros. Busque também deixar claro por que esse treinamento é importante.

8. Escolha os mecanismo de avaliação de desempenho

Encerrando nossas dicas de como fazer treinamento para supervisor de vendas, é importante definir os mecanismo para avaliar o desempenho dos participantes.

Para isso, faça uso de KPIs, aplique testes no final do treinamento e peça feedback dos supervisores que participaram.

Dicas de gestão para o supervisor de vendas nunca são demais, por isso, compartilhe mais este infográfico com ele:

10 dicas de gestão de vendas

Bom, ficou claro como realizar treinamento para supervisor de vendas?

Implemente as nossas dicas para capacitar esses profissionais e alavancar seus resultados.

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